O Palmeiras conquistou, neste sábado, o bicampeonato da Libertadores. No Maracanã, o Verdão venceu o Santos por 1 a 0, gol nos acréscimos do atacante Breno Lopes. Foi o 20º título brasileiro no torneio, criado em 1960. No embalo da festa do Palmeiras, o MQJ Memória relembra os campeões do país na Libertadores.
CR7 x Pelé; Messi x Pelé… MQJ Memória relembra polêmicas dos números do futebol

A festa do Palmeiras no Maracanã | Foto: Cesar Greco / Palmeiras / Divulgação
MQJ Memória: Copinha da saudade! Relembre craques revelados pelo torneio
Santos, o primeiro brasileiro campeão
Em 1962, o Santos se tornou o primeiro brasileiro campeão da Libertadores. O Peixe venceu a final do Peñarol, então bicampeão do torneio. Pelé, Pepe, Coutinho, Dorval, Zito & Cia. fizeram história.

Santos foi o primeiro brasileiro campeão da Libertadores | Foto: Santos / Divulgação
O bicampeonato do Santos
O Boca Juniors não foi páreo para a máquina santista. O Peixe venceu os dois jogos da final e, em 1963, coroou uma geração eternizada como símbolo do futebol-arte.

A máquina santista | Foto: Santos / Divulgação
Cruzeiro em 1976
O futebol brasileiro viveu um hiato de título na Libertadores, quebrado pelo Cruzeiro. O clube mineiro, com time de feras como Raúl, Nelinho, Piazza, Palhinha, Jairzinho, entre outros, bateu o River Plate na decisão.

O primeiro título do Cruzeiro na Libertadores | Foto: Cruzeiro / Divulgação
Flamengo de Zico
Uma geração decantada em verso e prosa pela torcida rubro-negra. O Flamengo de Zico, Nunes, Adílio, Júnior & Cia. conquistou a Libertadores de 1981, ao bater, na final, o Cobreloa.

Flamengo fez história em 1981 | Foto: Conmebol / Divulgação
Grêmio de Renato
Em 1983, o Grêmio ganhou a Libertadores pela primeira vez. Renato Gaúcho era o principal nome do time, com feras como Tita, Hugo de León e Mazarapi. O Tricolor bateu o Peñarol na decisão.

A festa do Grêmio em 1983 | Foto: Grêmio / Divulgação
São Paulo fatura a Libertadores
Zetti, Cafu, Ronaldão, Pintado, Raí, Müller… com um timaço, sob o comando de Telê Santana, o São Paulo bateu o Newell’s Old Boys, nos pênaltis, e conquistou a Libertadores de 1992.

O primeiro título do São Paulo na Libertadores | Foto: São Paulo / Divulgação
O bicampeonato do São Paulo
O Tricolor Paulista repetiu a dose em 1993. Desta vez, na final, venceu a Universidad Católica. No jogo de ida, tratou logo de fazer 5 a 1 e encaminhar o bicampeonato.

São Paulo de Telê Santana fez história | Foto: São Paulo / Divulgação
Grêmio vence com Felipão
Em 1995, Felipão montou um Grêmio duro de aturar. Danrlei, Arce, Rivarola, Dinho, Aílton, Paulo Nunes, Jardel… O Tricolor Gaúcho bateu o Atlético Nacional, na decisão, e conquistou o bicampeonato.

Grêmio brilhou em 1995 | Foto: Grêmio / Divulgação
Cruzeiro fatura o bi da Libertadores
O clube mineiro voltou a ser campeão da Libertadores em 1997. Sob o comando de Paulo Autuori e com nomes como Dida, Gottardo, Ricardinho, Palhinha, Elivélton e Marcelo Ramos, o Cruzeiro venceu o Sporting Cristal na final.

Gottardo ergue a Libertadores | Foto: Cruzeiro / Divulgação
Vasco conquista o continente
Carlos Germano, Felipe, Mauro Galvão, Juninho Pernambucano, Pedrinho, Donizete, Luizão… um time que entrou para a história do Vasco, que ganhou a Libertadores de 1998, sobre o Barcelona do Equador.

Mauro Galvão era uma das feras do Vasco | Foto: Vasco / Divulgação
O primeiro título do Palmeiras
Felipão levou o Palmeiras ao primeiro título da Libertadores, em 1999. O Verdão era um timaço, com Marcos, Arce, Júnior Baiano, César Sampaio, Zinho, Alex, Paulo Nunes… na final, vitória nos pênaltis sobre o Deportivo Cali.

Timaço do Palmeiras faturou a Libertadores de 1999 | Foto: Divulgação
São Paulo fatura o tri da Libertadores
Na primeira final brasileira, em 2005, o São Paulo superou o Athletico-PR e conquistou o tricampeonato da Libertadores. Rogério Ceni, Cicinho, Lugano, Danilo, Luizão e Amoroso foram alguns dos principais nomes da conquista.

Luizão comemora pelo São Paulo | Foto: Arquivo São Paulo
Inter fatura a 1ª Libertadores
A final de 2006 também reuniu brasileiros. Desta vez, o Internacional de Abel Braga venceu o São Paulo. Clemer, Bolívar, Edinho, Alex, Tinga, Rafael Sobis e Fernandão, entre outros, eternizaram o Colorado.

Inter faturou a Libertadores de 2006 | Foto: Internacional / Divulgação
O bi do Inter
Em 2010, sob o comando de Celso Roth, o Internacional faturou o bicampeonato. Na final, o Colorado venceu o Chivas, do México. Guiñazú, Tinga, D’Alessandro, Sobis e Taison foram os principais nomes.

A tradicional foto do campeão | Foto: Internacional / Divulgação
O tricampeonato do Santos
Sob a batuta de Neymar, o Santos conquistou a Libertadores de 2011, ao bater, na decisão, o Peñarol. Léo, Edu Dracena, Durval, Arouca, Elano e Ganso também foram peças importantes de Muricy Ramalho no título.

Pelé comemorou com Santos | Foto: Santos / Divulgação
Corinthians faz a festa
O Timão conquistou a sonhada Libertadores em 2012. Sob o comando de Tite e com nomes como Cássio, Chicão, Ralf, Alex, Danilo e Emerson Sheik, entre outros, o Corinthians bateu o Boca Juniors na decisão.

Sheik brilhou na final da Libertadores de 2012 | Foto: NELSON ALMEIDA/AFP/GettyImages
Galo fatura a Libertadores
Sob a batuta de Ronaldinho Gaúcho, o Galo ganhou a Libertadores de 2013, nos pênaltis, sobre o Olimpia, do Paraguai. Victor, Réver, Leonardo Silva, Josué, Bernard, Diego Tardelli e Jô foram outros nomes de destaque de Cuca na campanha do título.

Ronaldinho e a festa do Galo | Foto: Atlético-MG / Divulgação
O tri do Grêmio
Campeão como jogador, Renato Gaúcho também levou o Grêmio ao título como técnico. Em 2017, com nomes como Marcelo Grohe, Geromel, Kannemann, Arthur e Luan, entre outros, o Tricolor venceu o Lanús na final.

Luan brilhou em 2017 | Foto: Divulgação Grêmio
A glória em Lima
Na primeira final única da história da Libertadores, o Flamengo fez história e voltou a ganhar o título tão esperado pela torcida. O time de Jorge Jesus virou para cima do River Plate, com dois gols de Gabigol, e se eternizou.

Gabigol foi o cara da final contra o River Plate | Foto: Alexandre Vidal / Flamengo / Divulgação
Palmeiras fatura o bi
O gol de Breno Lopes, nos acréscimos, garantiu o bicampeonato ao Palmeiras. E novamente um técnico português conquista a Libertadores por um clube brasileiro: Abel Ferreira.

Palmeiras fatura a Libertadores no Maracanã | Foto: Cesar Greco / Palmeiras / Divulgação
Você Também pode gostar
- Bahia x Internacional pela Libertadores: onde assistir, escalações e horário
- Sporting Cristal x Palmeiras pela Libertadores: onde assistir ao vivo e escalações
- Deportivo Táchira x Flamengo: onde assistir ao vivo, escalações e desfalques
- Universidad de Chile x Botafogo: onde assistir com imagens ao jogo da Libertadores
- Melgar x Vasco: onde assistir ao vivo com imagens, horário e escalações
- Danilo diz que sofreu ‘lavagem cerebral’ de Guardiola e critica redes sociais
Comentar