MQJ Memória

MQJ Memória: Arsenal e Napoli não estão sozinhos… o Jejum de gigantes europeus

A temporada pode determinar o fim do jejum de títulos de Arsenal e de Napoli nos seus respectivos campeonatos nacionais. Mas se conseguirem o feito, vão ficar em situação melhor do que muitos gigantes europeus que amargam um longo jejum. Esse é o tema de hoje no MQJ Memória.

Arsenal de Henry fez uma grande Premier League em 2003/2004

Arsenal de Henry fez uma grande Premier League em 2003/2004 (Foto: Getty)

O Arsenal não ganha o título inglês desde a temporada 2003/2004. Naquele ano os Gunners tinham um timaço que chegaria a decidir a Champions League de 2006, perdendo a final para o Barcelona. Na Premier League de 2003/2004 o grande nome do Arsenal era o artilheiro francês Henry, que terminou a competição com 30 gols.

– A gente tinha um verdadeiro timaço. O Arsenal mereceu ganhar aquele troféu pela sua regularidade e pela maneira como encarava todos os jogos, desde os clássicos até os confrontos diante de times sem grande expressão – disse Henry.

Se conseguir a conquista do título o Arsenal vai colocar nas costas do Manchester United o maior jejum de títulos da Premier League envolvendo os gigantes do futebol inglês. Os Diabos Vermelhos não ganham a principal competição da Inglaterra desde 2012/2013.

Napoli não vence desde 1990

Napoli perto de quebrar jejum

Napoli perto de quebrar jejum (Foto: Getty)

O Napoli está em situação bem mais confortável na Itália, liderando com folga a competição. O título é uma questão de tempo. Assim essa equipe vai repetir a geração que fez história no fim dos anos 80. Os napolitanos naquela ocasião tinham uma equipe com nomes como os brasileiros Alemão e Careca e o craque argentino Diego Maradona.

Maradona para muitos colocou o Napoli no mapa. De fato os únicos dois títulos do clube no Campeonato Italiano foram daquela geração, 1986-87 e 1989-90.

– Era um time mágico e que jogava pelo conhecimento que um jogador tinha do outro dentro de campo. Quando eu me mexia os demais sabiam o que eu queria e isso acontecia com quase todos – relembrou Maradona pouco anos de morrer.

Ruud Gullit e Diego Maradona

Maradona liderava o Napoli nos anos 80 (Foto: Getty)

O gigante que tem o maior jejum de títulos no Campeonato Italiano depois do Napoli é a Roma, que não ganha a taça desde 2001.

Jejum também assombra Alemanha, França e Espanha

Outras grandes ligas do futebol europeu também sofrem com o jejum de alguns gigantes. Na Espanha, por exemplo, o Athletic Bilbao, um dos times mais vitoriosos da história da competição, não ganha desde 1984.

Lewandowski Dortmund

Lewandowski era o artilheiro do Dortmund em 2012 | Foto: DANI POZO/AFP via Getty Images

O Valencia, que chegou a ser vice-campeão europeu no fim do século passado, também amrga um longo jejum de títulos na Espanha. Não ganha La Liga desde 2004.

Com o Bayern de Munique ganhando todos os títulos na Alemanha a partir de 2013, é até injusto falar em jejum dos concorrentes. Mas não podemos deixar de citar o Borussia Dortmund, único que tenta fazer frente ao rival. O time de Dortmund não dá a volta olímpica desde 2012, período em que Jürgen Klopp ainda andava por lá. Lewandowski era o artilheiro.

– Era esperado que a coisa ficasse desigual por conta do poderio econômico, que gera uma grande disparidade entre os clubes – alertou Klopp pouco depois de deixar o clube.

Lyon ganhou pela última vez em 2008, com Juninho Pernambucano

Lyon ganhou pela última vez em 2008, com Juninho Pernambucano (Foto: Getty)

Na França o PSG divide o posto de maior vitorioso da história do torneio com o Saint-Étienne, mas este não dá a volta olímpica desde 1981. Outros grandes do país também amargam um longo jejum. O Olympique de Marselha não ganha desde 2010, enquanto que o Lyon não vence desde 2008.

Você Também pode gostar

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *