Mais uma “polêmica dos números” movimentou o futebol. Na quarta-feira, Cristiano Ronaldo balançou a rede do Napoli e chegou à marca de 760 gols na carreira. Pronto. Ele foi apontado como o maior artilheiro da história do futebol. Mas e Pelé? O MQJ Memória pega carona nesta recente discussão e aborda outras polêmicas envolvendo números.
MQJ Memória: Copinha da saudade! Relembre craques revelados pelo torneio
Em dezembro, o assunto foi Messi x Pelé. E a lista também relembra polêmicas contagem de mil gols de Romário e Túlio Maravilha.
MQJ Memória: O mais parecido com Pelé! Dener mostrou alegria no tempo que teve
CR7 x Pelé
A conta de 760 gols de Cristiano Ronaldo é em jogos oficiais. É este o argumento usado pela imprensa europeia e por jornalistas especializados em dados para computar os números de Pelé. Desta maneira, o Rei do Futebol aparece “apenas” com 757 gols e não 1.283.

Cristiano Ronaldo soma 760 gols na carreira | Foto: MIGUEL MEDINA/AFP via Getty Images
CR7 x Josef Bican
Nesta semana, a polêmica de CR7 nem foi tanto com os números de Pelé e sim de Josef Bican, que jogou da década de 30 até a década de 50. A controvérsia é sobre o número de gols de Bican, que não seriam 759 gols. A Federação Tcheca de Futebol entrou na história e questionou o recorde de Cristiano Ronaldo. De acordo com a entidade, Bican, austríaco e também com nacionalidade tcheca, tem 821 gols em jogos oficiais.

Josef Bican ganhou apoio da Federação Tcheca | Foto: Reprodução Twitter Federação Tcheca
Messi x Pelé
Em dezembro, a polêmica apareceu com força e envolveu Pelé e Messi. O craque argentino, na ocasião, alcançou a marca de 644 gols com a camisa do Barcelona e superou o Rei do Futebol, que marcou 643 gols, se descontar os amistosos, na estatística de gols por um mesmo clube. Pelé parabenizou o astro do Barça. O Santos, por sua vez, saiu em defesa de Pelé e contestou a conta, justificando que os 448 gols anotados em amistosos não podem ser descartados – foram gols sobre Barcelona, Real Madrid, Inter de Milão e por aí vai. Desta forma, Pelé soma 1.091 gols pelo Santos.

Messi ganhou parabéns de Pelé | Foto; CESAR MANSO/AFP via Getty Images
Os mil gols de Romário
Romário comemorou o milésimo gol da carreira no dia 20 de maio de 2007, ao marcar de pênalti, em São Januário, na vitória do Vasco sobre o Sport. A conta também é recheada de polêmicas. O Baixinho leva em consideração gols marcados quando era das categorias de base e também em jogos festivos. Na estatística de Mister Chip, jornalista especialista em números, Romário fez 745 gols na carreira.

Romário e o pênalti do gol mil | Foto: Paulo Fernandes / Vasco.com.br
Túlio Maravilha e os mil gols
Aos 44 anos, o atacante comemorou o milésimo gol da carreira. Foi com a camisa do Araxá, de Minas Gerais, em 2014. Túlio Maravilha viveu uma peregrinação para alcançar a marca e sem uma lista oficial.

Túlio está na história do Botafogo (Foto: CBF)
Você Também pode gostar
- Técnico da Argentina explica ausência de Messi: ‘Está com problemas’
- Messi é ovacionado pela torcida na Jamaica, faz gol e tira fotos com jogadores rivais
- Cristiano Ronaldo ‘empata’ número de gols antes e depois dos 30 anos
- Clube dos EUA oferece ingressos grátis para recompensar ausência de Messi
- Messi e Suárez são multados pela MLS após confusão em jogo do Inter Miami
- Benzema discorda de Cristiano Ronaldo e aponta brasileiro como o melhor da história