O Borussia Dortmund está de volta a uma final de Champions League. O clube alemão será o rival do Real Madrid, no dia 1º de junho, em Wembley, na decisão desta edição. O MQJ MEMÓRIA, então, entra em cena para relembrar o único título do Dortmund. Em 1997, o time também precisou desbancar um favorito.
O Real Madrid entra como o favorito na final do próximo sábado. Além da tradição, é o maior vencedor da história da Champions League, com 14 títulos, o time de Carlo Ancelotti conta com mais craques.
O Borussia Dortmund, assim, pode se inspirar em 1997, quando bateu a Juventus, que defendia o título e tinha o status de favorita naquela ocasião.
O título do Borussia Dortmund
Naquela época, o formato da Champions League era diferente, com apenas quatro grupos. O Dortmund, então, teve Atlético de Madrid, Widzem Lodz, da Polônia, e o Steaua Bucareste, da Romênia.
Sob o comando de Ottmar Hitzfeld, o Borussia contava com nomes como Jurgen Kohler, Matthias Sammer, Paulo Sousa, Andreas Möller e Karl-Heinz Riedle. O clube alemão teve um brasileiro no elenco: o zagueiro Júlio César.
Copa América histórica: quando Adriano Imperador tirou o sorriso do rosto da Argentina
A caminhada do Borussia naquela edição começou com vitória por 2 a 1, na Alemanha, sobre o Widzem Lodz, com gols de Heiko Herrlich. Na sequência, o time alemão fez 3 a 0, fora de casa, sobre o Steaua Bucareste, gols de Lars Ricken, Henrich e Chapuisat.
O Dortmund encaminhou a classificação e fez a trinca no duelo com o Atlético de Madrid, na Espanha, ao vencer por 1 a 0, gol de Stefan Reuter. Contudo, o time alemão amargou, na sequência, dois tropeços.
Recordar é viver! Os destaques do Brasileirão de 2014
O Atlético deu o troco na Alemanha e venceu por 2 a 1. Depois, o Dortmund empatou, fora de casa, com o Widzem Lodz por 2 a 2. Na última rodada da fase de grupos, o clube alemão se recuperou em casa e bateu o Steaua por 5 a 3.
O Borussia Dortmund, assim, avançou na segunda colocação. O Atlético de Madrid levou a melhor nos critérios de desempate. O primeiro rival do clube alemão no mata-mata foi o Auxerre, da França, nas quartas de final.
O mata-mata
O Dortmund encaminhou a classificação logo no jogo de ida. Na Alemanha, venceu por 3 a 1, com gols de Riedle, Schneider e Möller. Na França, o time alemão ganhou por 1 a 0, gol de Lars Ricken, e carimbou a vaga para a semifinal.
A histórica Champions League de Mourinho com o Porto
O Manchester United, então, surgiu no caminho alemão. Sob o comando de Sir Alex Ferguson, o clube inglês contava com Roy Keane, Ryan Giggs, Beckham e Cantona, entre outros. Na Alemanha, René Tretschok deu a vitória ao Dortmund: 1 a 0.
O Borussia Dortmund também venceu em Old Trafford. Lars Ricken, logo aos oito minutos, fez 1 a 0, placar final do jogo. O clube alemão, assim, despachou o United e avançou à decisão.
Campeã em 1996, a Juventus teve o status de favorita contra o Dortmund. Peruzzi, Deschamps, Zidane, Del Piero e Vieri eram algumas das feras do clube italiano. Contudo, em sua primeira final, o Borussia deu o bote.
No dia 28 de maio de 1997, na Alemanha, em Munique, o Borussia Dortmund venceu por 3 a 1. Karl-Heinz Riedle marcou duas vezes no primeiro tempo. Del Piero diminuiu na etapa final. Entretanto, sete minutos depois, Lars Ricken ampliou. O clube alemão, assim, conquistou a Champions League.
Você Também pode gostar
- Relembre craques que brilharam pelo Brasil em jogos históricos com a Venezuela
- Relembre a última vez que seu time teve um jogador convocado para a Seleção Brasileira
- Milan x Napoli: Relembre anos dourados do confronto italiano
- Vini Jr. se torna o sexto maior artilheiro brasileiro na Champions League
- Vini Jr. entra na lista: confira os brasileiros com hat-trick na Champions League
- Raphinha, do Barcelona, projeta duelo pela Champions League