Publicidade

Zico estreou com a camisa canarinho marcando o gol da vitória do Brasil sobre o Uruguai (Divulgação CBF)

Disputar a final de uma Copa do Mundo é o sonho de todo jogador de futebol. No próximo dia 14 de junho, dia de estreia do Mundial da Rússia, mais de 700 atletas começarão a corrida para chegar no jogo que vale o título mais importante do velho esporte bretão. A tarefa, no entanto, não é nada fácil. Hoje, existem menos de 400 pessoas ainda vivas que disputaram a final e muitos craques não alcançaram tal honra.

Confira lista com dez craques que nunca jogaram uma final de Copa do Mundo:

Publicidade

1 – Zico (Brasil)

Campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes pelo Flamengo, o Galinho de Quintino não alcançou a final nas três edições de Copa do Mundo que disputou (!978, 1982 e 1986). Curiosamente, disputou o título quando atuava fora das quatro linhas, em 1998, como coordenador técnico, mas acabou ficando com o vice-campeonato.

2 – Cristiano Ronaldo (Portugal)

Cristiano Ronaldo é o nome do gol na Liga dos Campeões (Foto: Reprodução Instagram) Cristiano Ronaldo é o nome do gol na Liga dos Campeões (Foto: Reprodução Instagram)

Publicidade

O atacante do Real Madrid já fez história na seleção de Portugal, liderando a equipe no título da Eurocopa 2016, o único de sua história. Em copas do mundo, porém, o dono de cinco Bolas de Ouro não teve a mesma sorte. Em três edições da competição, Cristiano Ronaldo passou das oitavas de final apenas uma vez, em 2006, quando Portugal chegou à semifinal. Na Rússia, o maior artilheiro da história da seleção portuguesa deve disputar sua última Copa, já que em 2022 estará com 37 anos.

3 – Hugo Sanchez (México)

O melhor jogador da história do futebol mexicano jogou três copas do mundo. Em 1978, na Argentina, perdeu os três jogos. Jogando em casa, em 1986, conseguiu seu melhor resultado, sendo eliminado nas quartas de final. Já veterano, aos 36 anos, disputou a Copa do Estados Unidos e chegou às oitavas de final.

Publicidade

4 – Zlatan Ibrahimovic (Suécia)

Os fãs do atacante tinham esperanças que ele disputasse a Copa da Rússia, mas em abril a Federação Sueca anunciou que ele não seria convocado. Ibrahimovic esteve em campo nas copas de 2002 e 2006. Foi eliminado nas oitavas de final nas duas oportunidades e não chegou a balançar a rede.

Publicidade

5 – Eusébio (Portugal)

Nascido em Moçambique, o craque do Benfica foi considerado o maior jogador da seleção de Portugal até o surgimento de Cristiano Ronaldo. Eusébio teve a oportunidade de disputar apenas uma edição de Copa do Mundo, em 1966, quando marcou nove gols e levou Portugal à semifinal.

6 – Lev Yashin (União Soviética)

Publicidade

Apelidado de Aranha Negro, o jogador da antiga União Soviética é considerado por muitos o melhor goleiro de todos os tempos. Jogador do Dínamo de Moscou e da seleção soviética, Yashin jogou quatro copas do mundo, chegou a três quartas de final e a uma semifinal, mas nunca disputou a grande final.

7 – Gary Lineker (Inglaterra)

Único inglês artilheiro da Copa do Mundo, em 1986, quando marcou seis gols. Acabou eliminado nas quartas de final pela Argentina de Maradona. Também esteve na Copa da Itália, em 1990, e levou a seleção da Inglaterra a uma semifinal pela primeira vez desde 1966. Aacabou eliminado pela Alemanha.

8 – Raúl (Espanha)

Publicidade

Segundo maior goleador da história do Real Madrid, com 323, atrás apenas de Cristiano Ronaldo, Raúl esteve em três copas do mundo. Em apenas uma oportunidade passou das oitavas de final, em 2002, quando a Espanha disputou uma vaga na semifinal da competição.

9 – Marco van Basten (Holanda)

Aposentado precocemente aos 28 anos de idade devido a uma grave lesão no joelho, o centroavante, um dos melhores do futebol holandês, também não teve sorte na Copa do Mundo. Em sua única participação, em 1990, acabou eliminado da competição sem marcar gols e sem uma vitória sequer.

Publicidade

10 – David Beckham (Inglaterra)

Zidane, Beckham e Ronaldo nos bons tempos dos galácticos do Real Madrid (Divulgação Real Madrid) Zidane, Beckham e Ronaldo nos bons tempos dos galácticos do Real Madrid (Divulgação Real Madrid)

Famoso dentro e fora dos gramados, Beckham disputou 115 jogos pela seleção inglesa e três copas do mundo. Foi eliminado nas oitavas de final na primeira vez e nas quartas de final nas duas outras oportunidades.

Leia também:

Publicidade

Top 10: os maiores artilheiros do Real Madrid na Champions League
Cristiano Ronaldo pode bater o próprio recorde na Champions League
Copa do Mundo: dez craques que nunca chegaram à final do torneio
Confira os memes e o humor de mais uma rodada do Campeonato Brasileiro
Real Madrid tem sete ‘galácticos’ no radar, aponta jornal espanhol