Adeus, ano velho. E um ano pesado, de pandemia. E que representa o fim da década. De 2011 a 2020, o mundo do futebol foi brindado com diversos jogos históricos, de roteiros incríveis. Listar os 20 maiores jogos da década não é fácil.
LEIA MAIS! Premier League surge como possibilidade para Diego Costa
O “quesito” emoção pautou a lista. A relação contempla viradas históricas e improváveis, títulos marcantes e também recitais de bola. Tem goleada de sobra. O 7 a 1? Sim. Não pode faltar.
Os 20 maiores jogos da década
Barcelona 3×1 Manchester United
A primeira final da Champions League na década foi especial. De um lado, o Barcelona, sob o comando de Guardiola, com Xavi, Iniesta e Messi. Do outro, o Manchester United de Alex Ferguson, com Giggs, Scholes e Rooney. O Barça levou a melhor, no dia 28 de maio de 2011, e encantou o mundo com a vitória por 3 a 1, gols de Pedro, Messi e Villa.
Santos 4×5 Flamengo
Em 2011, no dia 27 de julho, Santos e Flamengo protagonizaram um jogo histórico, que teve uma “passagem de bastão”. Ronaldinho, craque brasileiro da década anterior, para Neymar, craque da década atual. O Peixe abriu 3 a 0, com direito a um gol que valeu o Prêmio Puskás a Neymar. Sob a batuta de R-10, que anotou um hat-trick (um dos gols ele cobrou falta rasteira e enganou a barreira, uma das marcas dele), o Fla virou na Vila Belmiro no maior jogo da década no Brasil.
City conquista Premier League
No dia 13 de maio de 2012, o Manchester City conquistou a Premier League, acabando com um jejum que durava desde 1968, de forma emocionante. O City virou para cima do QPR nos acréscimos, com gols aos 47 e aos 49 minutos e foi campeão. Agüero foi o herói do título.
Título da Libertadores do Corinthians
O dia 4 de julho de 2012 foi especial para a Fiel. O sonhado título da Libertadores foi conquistado. O Corinthians venceu o Boca Juniors por 2 a 0, dois gols de Emerson Sheik (o jogo de ida foi 1 a 1), e foi campeão.
Clássico espanhol na final da Champions
A final da Champions League em 2014 colocou frente a frente Real Madrid e Atlético de Madrid. O roteiro foi emocionante. Sergio Ramos surgiu nos acréscimos para empatar o jogo e levou a decisão para a prorrogação. O Real deu o bote (Bale, Marcelo e Cristiano Ronaldo marcaram) e fechou o duelo com 4 a 1, faturando o título.
O 7 a 1
Lá vêm eles de novo… O Mineirão foi palco do maior vexame da história do futebol brasileiro, no dia 8 de julho de 2014. Pela semifinal da Copa do Mundo, a Alemanha aplicou 7 a 1 na Seleção Brasileira, sendo que aos 29 minutos do primeiro tempo o placar já apontava 5 a 0. O 7 a 1 marcou na alma do futebol brasileiro.
O título da Alemanha
O Maracanã recebeu a final da Copa do Mundo de 2014, no dia 13 de julho de 2014, entre Argentina e Alemanha. A seleção europeia levou a melhor e frustrou Messi em solo brasileiro. Com um gol de Götze, na prorrogação, a Alemanha ganhou por 1 a 0.
Portugal vence a Eurocopa
No dia 10 de julho de 2016, Portugal silenciou o Stade de France e conquistou a Eurocopa em cima da França. Cristiano Ronaldo se lesionou na final e ficou em campo por apenas 25 minutos. Ele virou “auxiliar” de Fernando Santos. Éder, na prorrogação, fez o gol do título.
O ouro olímpico
A Seleção Brasileira finalmente conquistou a sonhada medalha de ouro olímpico. O palco não poderia ter sido melhor: o Maracanã. Em 2016, Neymar guiou o Brasil ao título. Na final, vitória nos pênaltis sobre a Alemanha.
Goleada épica do Barcelona
O Barcelona estava nas cordas, após o PSG aplicar 4 a 0 no jogo de ida das oitavas de final da Champions League temporada 2016/2017. A partida de volta, no dia 8 de março de 2017, foi épica. O Barça abriu 3 a 0, mas Cavani descontou e complicou ainda mais a vida dos espanhóis. O Barça, então, passou a precisar de mais três gols. E conseguiu! Aos 43 minutos, Neymar marcou. Dois minutos depois, o craque brasileiro fez o quinto. Faltava um. Aos 50 minutos, Sergi Roberto se transformou em herói no histórico 6 a 1.
O adeus de Cristiano Ronaldo ao Real Madrid
O clube merengue fez história no dia 26 de maio de 2018. O Real Madrid venceu o Liverpool na final, por 3 a 1, e garantiu o terceiro título seguido da Champions League. Foi o último jogo de Cristiano Ronaldo, que conquistou o torneio quatro vezes pelo clube, com a camisa do Real. Ele foi para a Juventus na temporada seguinte.
Brasil x Bélgica
Em um dos melhores jogos da Copa do Mundo de 2018, a Bélgica eliminou o Brasil, no dia 6 de julho, ao vencer por 2 a 1. A seleção europeia dominou o primeiro tempo e conseguiu conter a reação brasileira na etapa final.
França ganha a Copa de 2018
Final de Copa do Mundo sempre é especial. Com seis gols então… A França venceu a Croácia por 4 a 2, no dia 15 de julho de 2018, e garantiu o bicampeonato mundial.
River Plate x Boca Juniors na final da Libertadores
Uma das maiores finais de todos os tempos da Libertadores. O segundo jogo, após incidentes, foi disputado na Espanha, no Santiago Bernabéu. O Boca saiu na frente com Benedetto, mas Pratto deixou tudo igual para o River Plate e levou o duelo para a prorrogação (o jogo de ida foi 2 a 2). No tempo extra, Quintero e Pity Martínez marcaram e sacramentaram o título do River.
Real Madrid 1×4 Ajax
O Real Madrid, após vencer o jogo de ida, na Holanda, por 2 a 1, estava em vantagem. Porém, o Ajax fez história no dia 5 de março de 2019, no Santiago Bernabéu. O clube holandês aplicou 4 a 1 e deixou o clube merengue, então tricampeão, pelo caminho, nas oitavas de final.
Livepool 4×0 Barcelona
Na caminhada rumo ao título da Champions League, o Liverpool precisou de uma “virada” histórica sobre o Barcelona. No jogo de ida, o clube espanhol fez 3 a 0. Na partida de volta, na Inglaterra, no dia 7 de maio de 2019, o clube inglês fez 4 a 0, dois gols de Origi e dois de Wijnaldum, e entrou para a história.
Lucas Moura brilha na Champions League
O Tottenham conseguiu uma classificação épica no dia 8 de maio de 2019. Na Holanda, após perder em casa por 1 a 0, o clube inglês conseguiu uma virada de peso. O Ajax abriu 2 a 0, mas não contava com um herói brasileiro. Lucas Moura fez um hat-trick, o terceiro gol foi nos acréscimos do segundo tempo, e comandou a classificação do Tottenham.
A glória rubro-negra em Lima
O dia 23 de novembro de 2019 foi de redenção rubro-negra. Após 38 anos, o Flamengo voltou a conquistar a Libertadores. E com um roteiro épico, de virada sobre o River Plate. Gabigol marcou aos 43 e aos 46 minutos do segundo tempo e se eternizou na história do clube carioca.
Bayern 8×2 Barcelona
Um trator de jogar futebol passou por cima do Barcelona, no dia 14 de agosto de 2020. O Bayern de Munique aplicou 8 a 2, pelas quartas de final, e deixou o Barça sem rumo e em uma crise de “respeito”.
Espanha 6×0 Alemanha
No dia 17 de novembro de 2020, a Alemanha experimentou uma humilhação. A Espanha aplicou 6 a 0, em jogo válido pela Liga das Nações. Morata, Ferrán Torres, três vezes, Rodri e Mikel Oyarzabal marcaram.
Você Também pode gostar
- Barcelona terá desfalque no ataque no retorno da La Liga
- Lateral do Santos entra na mira de gigantes da Europa
- Liverpool de olho em craque da Inter de Milão
- Mourinho quer levar Cristiano Ronaldo para a Turquia
- Brasil ficará fora do top 3 no ranking da Fifa em 2024
- Barcelona e PSG na briga: Napoli já pensa em vender craque
Comentar