Futebol Brasileiro, Futebol Internacional

VÍDEO: TOP 10 melhores momentos de Maradona para a eternidade

Maradona morreu nesta quarta-feira (25), mas deixou um legado interminável em gramados de todo o mundo. Jogadas de todos os tipos, gols pelo mundo e seu estilo despojado. Em vida, ele há havia entrado para a história do esporte mais praticado no planeta. Aqui, o MAIS QUE UM JOGO presta uma justa homenagem a um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos. Veja!

1. Campeão Mundial Sub-20, 1979

Maradona não jogou a Copa do Mundo de 1978, na Argentina. O técnico Carlos Menotti acha ele jovem demais, mas ainda assim ele fez sua estreia em 1977 na Seleção da Argentina. No entanto, aos 16 anos, em 1979 Maradona deu um show no Mundial do Japão. Ramon Diaz ganhou a Chuteira de Ouro, pois foi o artilheiro da competição.

Entretanto, Maradona conquistou a Bola de Ouro por ser o melhor jogador do torneio. Desnecessário dizer que ele não foi considerado jovem demais para as próximas convocações da seleção principal.

Leia também

Adeus ao craque! Maradona morre na Argentina

10 fatos curiosos e desconhecidos da vida de Maradona. Confira!

2. Argentinos Juniors 5 x 3 Boca Juniors, 1980

Maradona tinha apenas 15 anos quando fez sua estreia no Argentinos Juniors, em outubro de 1976. Permaneceu em seu primeiro clube por cinco anos, antes de fazer sua transferência dos sonhos para o Boca Juniors, em 1981. Mas não antes de humilhá-los primeiro.

Quatro meses antes, no Campeonato Argentino, Maradona havia marcado quatro gols contra o Boca Juniors na vitória por 5 a 3, impulsionado pelos comentários do goleiro Hugo Gatti que o chamou de “o gordinho”.

3. Argentina 2 a 1 Inglaterra, quartas de final da Copa do Mundo de 1986

A prova do gênio é o segundo gol, que ofuscou um pouco o primeiro, enfim. No México, Maradona foi rei naquele dia inspirado, no qual pegou a bola antes do meio de campo e partiu ao ataque com a bola grudada nos pés, driblando cinco vezes, inclusive o goleiro Peter Shilton, até mandar a bola para o fundo da rede.

No gramado, a Argentina vingou a Guerra das Malvinas.

4. Argentina 3 a 2 Alemanha, final da Copa do Mundo de 1986

Depois de ver Maradona constranger a Inglaterra e a Bélgica, a Alemanha estava ligada no jogo do craque. Com a frieza de sempre, Franz Beckenbauer. técnico da Alemanha, colocou marcação especial para Maradona. Mas isso só abriu espaço para os demais argentinos. Junior Brown e Jorge Valdano abriram 2 a 0. No entanto, Karl-Heinz Rummenigge e Rudi Voller empataram.

No entanto, o craque fez a diferença numa jogada rápida. Maradona pegou a bola no círculo central e, embora marcado, deu passe perfeito para Jorge Burruchaga acertar o gol da vitória, aos 42 minutos do segundo tempo. A Argentina foi à loucura.

5. Napoli campeão da Serie A e Copa Italia duplo, 1987

O Napoli terminou em 8º e 3º nas duas primeiras temporadas do argentino na Itália, e não passou das oitavas de final da Copa Itália. Mas depois tudo mudou. O Napoli não perdeu nenhum dos primeiros 12 jogos de 1986-87 e venceu a Juventus e a Roma, os campeões da temporada anterior e o segundo colocado, respectivamente.

Maradona era o único não italiano na equipe do Napoli. Terminou com um título italiano, seu primeiro na Série A, celebrado com festas pelas ruas com direito à funerais para seus clubes rivais. Em seguida, Maradona comandou a vitória do Napoli por 4 a 0 sobre o Atalanta. Era o título Copa Itália!

6. Napoli 3 a 0 Juventus, quartas de final da Taça UEFA 1988-89

O Napoli conquistou a Copa da UEFA em 1989, mas fez um ótimo trabalho até chegar à final. Certamente não parecia muito provável depois de terem perdido por 2 a 0 na primeira mão das quartas de final contra a Juventus, rival italiana. Na volta, diante de uma multidão no Stadio San Paolo, Maradona fez sua mágica.

Marcou de pênalti, abrindo o placar e o que se viu depois foi um show, com Andrea Carnevale fazendo o segundo e, na prorrogação, Alessandro Renica garantindo a classificação do Napoli e a eliminação da rival Juventus.

7. Semifinal da Copa UEFA 1988/89

Um vídeo para aquecer até a alma mais fria. A preparação de Maradona para o segundo jogo da semifinal da Copa UEFA contra o Bayern de Munique ganhou o mundo. Mas ainda hoje encanta milhões no YouTube. De qualquer forma, não importava: o empate de 2 a 2 no jogo de volta foi suficiente após uma vitória por 2 a 0 na ida.

O vídeo mostra Maradona brincando de aquecer ao som do sucesso Live is Life, do Opus, em 1984.

8. Segundo Scudetto de Napoli, 1990

Depois de tentar, mas por duas vezes não conseguiu recuperar o título, o Napoli voltou ao topo. O time terminou em segundo lugar, atrás do Milan, a temporada 1987-88. Maradona foi o melhor marcador da Série A com 15 gols. Depois foi a vez de perder o título para a Inter, na temporada 1988-89.

Era hora do basta! Na temporada seguinte, título para o Napoli, à frente justamente domina e da Inter.

9. Brasil 0 a 1 Argentina, Copa do Mundo de 1990

A Argentina perdeu por 1 a 0 para os heróis do torneio, Camarões, no jogo de abertura. Mas conseguiu se classificar para o terceiro lugar, após um empate em 1 a 1 contra a Romênia na cidade adotiva de Maradona, Nápoles. Os tropeços levaram a Argentina a um confronto decisivo contra o Brasil, que tinha vencido todos os jogos.

Mas apenas um lance foi suficiente para eliminar a Seleção Brasileira. Nele, Maradona dominou a bola no meio de campo, desmontou a defesa brasileira e encontrou Caniggia livre. Bye-bye Brazil!

10. Argentina 4 a 0 Grécia, da Copa do Mundo de 1994

À época, Maradona foi mandado para casa em desgraça nos EUA, depois de ser pego no antidoping por uso de efedrina. A Argentina venceu a Grécia e a Nigéria para da fase de grupos, A vitória por 2 a 1 sobre a seleção africana da Nigéria foi o último jogo de Maradona pelo seu país, aos 34 anos. Foi uma forma infeliz de encerrar a carreira na seleção.

Mas ele não saiu sem deixar uma marca. A Argentina derrubou a Grécia por 4 a 0 em seu jogo de abertura, com um hat-trick de Gabriel Batistuta. Mas o que ficou marcado foi a celebração de Maradona diante das câmeras.

Você Também pode gostar

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *