Publicidade

Diego Armando Maradona está completando 60 anos nesta sexta-feira, 30 de outubro. Em termos de futebol, é bem possível que ninguém saiba dizer com justiça sobre ele tudo o que foi, é e será. Levantamos 10 detalhes pessoais do eterno craque, alguns conhecidos, outros certamente desconhecidos. É a homenagem do Mais Que Um Jogo para este que é talvez o melhor jogador argentino da história, embora exista um outro chamado Messi.

Messi pode ser mais que Maradona? (Foto: AFA)

Já nasceu liso

Diego Armando Maradona nasceu em 30 de outubro de 1960, no hospital Evita Perón. Ele foi o primeiro filho de sua mãe Dalma, conhecida como Tota. Dizem que, depois de um parto nada fácil, quando a mulher finalmente conseguiu dar à luz, gritou “Goooooooooooool!” O médico mostrou seu recém-nascido dando-lhe os parabéns peculiares: “Parabéns. Você tem um filho são e liso”

A infância

Quando criança, Maradona escapou da morte em meio à miséria onde morava. Villa Fiorito era um bairro sem luz nem água encanada e, no escuro, o pequeno Diego se perdeu e caiu no que a Argentina chama de poço negro, uma espécie de fossa séptica para dejetos humanos. Seu tio Cirilo o resgatou fazendo com que o menino mantivesse a cabeça acima dos excrementos até que conseguissem tirá-lo de lá. O destino de Diego era sobreviver.

Publicidade

Embaixada com as meias

Quando o Maradona assinou pelo Barcelona, ​​muitos suspeitaram daquele jovem de 21 anos com quem o clube fez a contratação mais cara da história, à época. A primeira coisa que Diego fez ao entrar no vestiário foi abrir a mochila esporte, tirar as meias  enroladas em formato de bola e começar a tocá-las sem cair no chão. Espantados, todos ficaram em silêncio e assentiram: “Isso tem que ser muito bom. Dúvidas?

Crias

Quantos filhos Maradona tem? Como ele disse uma vez, “a natureza sabe”. Talvez apenas ela, pois nem mesmo ele sabe. Em seu casamento com Claudia Villafañe, Diego teve duas filhas, Dalma e Gianinna. Oficialmente e durante décadas, sempre se acreditou que parava por ali. Mas, mesmo antes de Dalma nascer, Diego Junior veio ao mundo, fruto de uma relação entre Maradona e uma jovem napolitana. Ele não reconheceu Diego Junior como seu filho até 2016, quando o filho já tinha 29 anos, embora afirmem que ele lhe enviava dinheiro desde a infância.

Publicidade

Maradona tem outros dois filhos. Jana é o resultado de um relacionamento de curta duração com Valeria Sabalain, uma garçonete de uma boate. Maradona nunca quis pagar pelo teste de DNA, mas teve que reconhecer a garota por ordem judicial. Durante anos, Claudia Villafañe se encarregou de depositar a cota alimentar que correspondia à menina, embora Maradona não quisesse saber nada sobre ela. Em 2015, quando Jana atingiu a maioridade, pai e filha se envolveram. O último filho oficial e reconhecido é Diego Fernando, nascido após 10 anos de relacionamento com Verônica Ojeda, a quem ele deixou quando soube que ela estava grávida.

O lado "mão boba" das "Mãos de Deus" O lado “mão boba” das “Mãos de Deus”… – Reprodução Instagram

Mandando no Sevilha

Quando jogou pelo Sevilha, Maradona definiu o cronograma de treinos. Bilardo, que era o treinador, não adiantou lista de jogadores para a atividade do dia seguinte, mas disse-lhes que seriam avisados. Pois no dia seguinte, Maradona se levantou – o que não costumava acontecer antes do meio-dia – e avisou ao treinador que estava de pé. Só então Bilardo deu início à operação para convocar a equipe para poder treinar à tarde.

Leia também

Neymar acumula um ano em dias fora do PSG por lesões

Publicidade

Zidane quer dar um fim à polêmica Benzema x Vinicius Jr.

A queda que não houve

É muito comum ver imagens de Maradona treinando com as chuteiras desamarradas, com os cadarços se arrastando. Quando ele chegou ao Sevilha, vários de seus companheiros acreditaram que seria apenas uma questão de dias para vê-lo tropeçar e cair. Dia após dia se passou e Maradona nunca tropeçou. Então eles começaram a cruzar as apostas entre eles para adivinhar quando Maradona pisaria no cadarço e cairia no chão. Não aconteceu tal coisa.

Para quebrar a monotonia… jogos

Se Maradona ficava entediado durante o treinamento, ele o tornava divertido. Assim, inventava jogos para animar a atividade. Por exemplo, ele colocava a bola no centro do campo e uma caixa no canto, em uma bandeirinha. Vencia quem conseguia acertar a bola dentro da caixa… e ele apostava. No entanto, só ele conseguia, enquanto os outros…

Publicidade

Bola na trave é gol

Mas o desafio que mais impressionou seus companheiros foi a versão típica de bater a bola na trave que se acostuma ver em qualquer treino recreativo. Maradona mandou colocar um pedaço de papel em cima do travessão e, tão seguro de si, lançou o desafio: “Eu acerto a bola, ela roça no papel que, por trás, entra na baliza. Gol com o bilhete “. Ele fez isso, acredite!

Bom de coração

Maradona, embora fosse tratado como um Deus, tinha detalhes muito terrestres. Como quando um dia, no aniversário do roupeiro do Sevilha, ele apareceu com um presente para ele: um relógio Rolex.

Namorada polêmica

Publicidade

Rocío Oliva, ex-jogadora de futebol, de 29 anos, é a mais recente parceira de Maradona reconhecida. Namorados, se separaram no início de 2020, após seis anos de relacionamento. Ela o denunciou por maus-tratos e ele a prendeu por roubo. Mas se reconciliaram.