Publicidade

As Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, que acontece em novembro, voltam com força nesta quinta-feira. A rodada de meio de semana, que se estende até sexta, pode definir alguns classificados.

Peru Equador Peru e Equador sonham com a Copa| Foto: ERNESTO BENAVIDES/AFP via Getty Images

Até o momento se garantiram no torneio 15 equipes. São dez europeus (Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Sérvia e Suíça), dois sul-americanos (Brasil e Argentina) e três asiáticos (Catar, Irã e Coréia do Sul).

Os próximos jogos podem classificar outras seleções, como o campeão mundial Uruguai. Mas tem gigante europeu que pode ser eliminado. Abaixo um balanço da situação:

AMÉRICA DO SUL

Uruguai e Equador querem a Copa. Mas ambos podem avançar (Foto: AUF)

Publicidade

Com a Seleção Brasileira e a Argentina já classificadas, restam duas vagas diretas no Mundial pela América do Sul. Além disso o quinto colocado da Conmebol vai disputar uma vaga extra na repescagem.

O Equador pode garantir a vaga nesta quinta-feira. Para isso precisa de um simples triunfo sobre o Paraguai em Assunção. Os equatorianos, na terceira posição com 25 pontos, também passam em caso de empate ou derrota. Mas para isso precisa que o Peru, quinto colocado com 21 pontos, perca do Uruguai em Montevidéu.

Por falar neste jogo, o Uruguai, na quarta posição com 22 pontos, também pode se classificar em caso de vitória. Mas aí dependeria de um tropeço do Chile, que soma 19 pontos e visita o Brasil no Maracanã.

Jogos

Quinta-feira

Publicidade

20h30
Brasil x Chile
Uruguai x Peru
Colômbia x Bolívia
Paraguai x Equador

Sexta-feira

20h30
Argentina x Venezuela

CONCACAF

Canadá treina de olho nas Eliminatórias – Foto: PATRICK T. FALLON/AFP via Getty Images)

Faltam três rodadas para terminar o hexagonal final da Concacaf. Os três primeiros colocados avançam para a Copa do Mundo, enquanto que o quarto colocado disputará uma repescagem. O Canadá lidera com 25 pontos, quatro a mais que Estados Unidos e México, que dividem a segunda posição.

Publicidade

O Canadá se garante na Copa do Mundo se empatar com o Panamá na casa do adversário. Estados Unidos, que visita a Costa Rica, e México, que recebe El Salvador, também se classificarão se ganharem seus jogos e o Panamá perder.

Jogos

Quinta-feira

20h Jamaica x El Salvador
22h Panamá x Honduras
23h Costa Rica x Canadá
23h México x Estados Unidos

Relacionadas

Messi, Neymar e Mbappé PSG
Manchester City Leipzig Champions League
Raphinha

ÁSIA

Japão e Arábia Saudita querem a vaga na Copa / Foto: Getty

Nesta quinta-feira acontece a penúltima rodada da fase de gruposa. Irã e Coréia do Sul estão classificados no Grupo A. Mas o Grupo B está em aberto. A Arábia Saudita lidera com 19 pontos, um a mais que o Japão. A Austrália tem 15 pontos no terceiro lugar.

Publicidade

A Arábia Saudita vai se garantir caso derrote a China fora de casa nesta quinta-feira. O Japão também vai se classificar se derrotar a Austrália em Sidney. Vale lembrar que um tropeço australiano garante os sauditas mesmo que eles percam para os chineses, já eliminados.

Os dois primeiros colocados de cada grupo passam para a Copa do Mundo. Os terceiros colocados vão para a repescagem. O Catar, por ser a sede, está garantido.

Jogos

Quinta-feira

6h10 Austrália x Japão
8h Coréia do Sul x Irã
9h Líbano x Síria
9h Vietná x Irã
12h China x Árábia Saudita
14h Iraque x Emirados Árabes Unidos

EUROPA

Itália pode ficar fora da Copa outra vez (Foto: Uefa)

Publicidade

Na Europa não teremos classificados nesta quinta-feira. Mas as seleções entram em campo pela repescagem em jogo único e quem perder se despede do Mundial. E olha que dois gigantes estarão em ação. Portugal recebe a Turquia e a Itália encara a Macedônia em casa.

A tristeza é que os ganhadores desses dois duelos se enfrentarão na etapa final da repescagem, na próxima terça-feira. Assim Itália ou Portugal não estará na Copa do Mundo. A Rússia foi punida por conta da guerra e assim a Polônia passou para a etapa final da repescagem.

Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Sérvia e Suíça estão classificadas.

Quinta-feira

Publicidade

16h45
Escócia x Ucrânia
País de Gales x Áustria
Suécia x República Tcheca
Itália x Macedônia
Portugal x Turquia

ÁFRICA

Senegal busca vaga na Copa / Foto: Getty)

O continente africano também não terá classificados esta semana. Eles serão conhecidos na próxima terça-feira, quando acontece a rodada de volta dos duelos mata-mata. A África tem cinco vagas que sairão dos confrontos abaixo, com rodada de ida nesta sexta-feira:

12h
Congo x Marrocos

Publicidade

14h
Camarões x Argélia
Mali x Tunísia

16h30
Egito x Senegal
Gana x Nigéria

OCEANIA

Nova Zelândia disputa Eliminatórias na Oceania – Foto: Getty

Único continente a não ter vaga direta na Copa do Mundo, a Oceania vai definir seu representante na repescagem somente em 30 de março. As equipes ainda estão disputando a fase de grupos e tem rodada nesta quinta-feira:

Publicidade

11h
Ilhas Salomão x Taiti
Vanuatu x Ilhas Cook

14h
Nova Zelândia x Nova Caledônia
Fiji x Papua Nova Guiné

Comentários