A Fifa vai sortear os oito grupos da primeira edição do Super Mundial nesta quinta-feira (5), a partir das 15h (de Brasília). O torneio inaugural será disputado entre junho e julho de 2025 nos Estados Unidos. Serão 32 clubes, sendo 16 deles campeões das competições continentais e outros 15 pelo ranking de cada confederação. A vaga restante fica com o país anfitrião.
O time escolhido foi o Inter Miami, dos astros Lionel Messi e Luis Suárez. Contudo, por que a equipe foi indicada se ela não foi campeã da Major League Soccer (MLS), a principal liga de futebol dos EUA?
No dia 19 de outubro, a Fifa anunciou que o clube da Flórida representaria o país norte-americano na competição, logo após a equipe levantar a Supporters’ Shield, troféu dado ao time de melhor campanha na temporada regular da MLS.
No entanto, somente a fase classificatória havia acabado, faltava entrar no mata-mata. Por ter ficado em primeiro geral, o Inter Miami era o favorito, mas sucumbiu logo nas quartas de final, sendo eliminado com duas derrotas na melhor de três para o Atlanta United.
Campeão da MLS não estará no Mundial
A decisão da Major League Soccer será neste sábado (7), com a presença do Los Angeles Galaxy e o New York Red Bulls. Todavia, nenhum deles estará no Super Mundial de Clubes. Dessa forma, a Fifa indicou o Inter Miami por uma escolha estratégica, permitindo, assim, que Messi dispute o torneio. A presença do camisa 10 elevou a popularidade da franquia nos EUA imediatamente após a sua contratação, em 2023.
A presença do Inter Miami na competição mundial rendeu inúmeras críticas. O site “The Athletic”, por exemplo, chamou de “ridículo” o critério utilizado pela Fifa para indicar o representante do país-sede.
A equipe de Messi não será a única dos EUA a participar do Super Mundial. O Seattle Sounders ganhou a vaga por levantar o troféu da Champions League da Concacaf, em 2022.
Você Também pode gostar
- Dono do Inter Miami revela interesse em Neymar: ‘Quem não quer?’
- Presidente do Inter Miami elogia Palmeiras: ‘Clube extraordinário’
- James Rodriguez entra na mira do Inter Miami
- Inter Miami renova com Suárez
- Inter Miami oficializa a contratação de Javier Mascherano
- Mascherano perto de se juntar a Messi e Suárez no Inter Miami
Comentar