Futebol Internacional

Solidariedade ou oportunidade? Barcelona dá exemplo de gestão

Crise é sinônimo de oportunidade? Para muitos empresários as duas palavras podem ter mesmo o significado. O Barcelona porém está usando um outro sinônimo para oportunidade que pode acabar sendo confundido com oportunismo. Mas que na verdade mostra uma inteligência de gestão em momentos de crise. A diretoria do Barça tem tratado a crise causada pela pandemia do Coronavírus como oportunidade de exercer solidariedade. Porém, também aproveitando a onda para beneficiar o clube.

Camisa do Barcelona com a Unicef estampada (Foto: Divulgação)

Na década passada, em meio a uma onda de tragédias em países pobres, a Unicef, braço da Organização das Nações Unidos (ONU) para apoiar as crianças, pediu o apoio de várias entidades e personalidades para arrecadar fundos. O Barça então decidiu pela primeira vez em sua história estampar a marca de um patrocinador em sua camisa, então uma das poucas “virgens” na história do futebol. E foi justamente a marca da Unicef, com um pedido de apoio, que inaugurou o espaço publicitário na camisa do Barcelona.

Passada a crise a diretoria do Barcelona entendeu que não podia abriri mão daquela mina de ouro e passou a alugar o espaço. O resultado foi um aumento considerável em suas finanças.

Camp Nou vai ceder naming rights para vítimas

Agora, em meio à pandemia do Coronavírus, a diretoria do Barcelona anunciou que vai estampar o nome de um patrocinador no Estádio Nou Camp. Na verdade o estádio vai inaugurar a era do naming rights. A Fundação Barcelona, que cuida de assuntos ligados a solidariedade, vai ser responsável por encontrar o patrocinador. Durante alguns meses o dinheiro arrecadado será todo voltado para o auxílio a vítimas do novo vírus.

Nou Camp vai emprestar nome a patrocinador (Foto: Divulgação)

O que pouco foi abordado é que o conselho do clube já vinha discutindo e aprovando a utilização do naming rights do Nou Camp. Uma forma de atrair receitas. Principalmente porque a expectativa é de um prejuízo até novembro superior a 50 milhões de euros (mais de R$ 250 milhões) por conta da ausência de público nos jogos do Barcelona. Assim, após passar o período de auxílio a vítimas do Coronavírus, o clube usará o dinheiro para aliviar as suas finanças. Solidariedade ou oportunidade? A verdade é que o Barcelona vem dando exemplo solidário e de gestão há muitos anos.

Leia também:

Balde de água fria nas pretensões do Barcelona por Neymar

Bilionária, Victoria Beckham pede ajuda econômica ao governo


Você Também pode gostar

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *