Primeiro lugar no grupo, vaga no mata-mata e até mesmo um “lugarzinho” na Liga Europa. Tem muita coisa em jogo na última rodada da fase de grupos da Champions League. Ou seja, promessa de muita emoção, além de boas partidas nesta terça e quarta. Para ficar por dentro de tudo que está em disputa, veja um raio-X deste momento decisivo da Champions.
MAIS! Messi x Cristiano Ronaldo na Champions: veja qual craque tem o melhor retrospecto
Uma turma já está de “boa”. Bayern de Munique, Manchester City, Liverpool e Chelsea já garantiram a classificação em primeiro lugar. Porto e Sevilla estão definidos na segunda colocação de seus grupos. Borussia Dortmund, Barcelona e Juventus também têm vagas asseguradas, mas brigam pelo 1º posto.
MAIS! Números mostram Rodrygo como melhor opção no ataque de Zidane
Raio-X da última rodada da Champions League
Grupo A
O Bayern de Munique sobrou no grupo e já garantiu o primeiro lugar. O atual campeão está invicto e soma 13 pontos. Encerra a fase de grupos recebendo o Lokomotiv Moscou, nesta quarta-feira, às 17h. O clube russo está na lanterna e não tem chance de classificação para o mata-mata, mas pode ir para a Liga Europa. Para isso, precisa vencer o Bayern e secar o Salzburg.
Por falar no Salzburg, o clube austríaco pode desbancar o poderoso Atlético de Madrid. O time é o terceiro colocado, com quatro pontos, dois a menos do que os espanhóis. O Salzburg recebe o Atlético. Se vencer, avança e elimina o time de Simeone. O clube espanhol tem a vantagem do empate.
Grupo B, o mais embolado da Champions League
É o grupo mais embolado e único em que os quatro clubes têm chances de classificação. O Borussia Mönchengladbach lidera com oitos pontos, um a mais do que o Shakthar Donetsk e Real Madrid e dois a mais do que a Inter de Milão. O clube alemão visita o Real nesta quarta-feira, às 17h. Se pelo menos empatar, avança de fase. O Borussia pode se classificar até mesmo se perder, mas, para isto, o duelo entre Shakthar e Inter de Milão precisa terminar empatado.
O Real Madrid também depende apenas de si. Se vencer o Borussia, garante a classificação. A vaga também pode ser conquistada com empate, mas aí será preciso que a Inter vença o Shakthar.
Lanterna com cinco pontos, a Inter de Milão continua na briga. O clube italiano precisa vencer o Shakhtar, no Giuseppe Meazza, e torcer para o Real Madrid perder. Caso o jogo na Espanha termine empatado, a Inter será eliminada.
Grupo C
A definição em questão no grupo é sobre a vaga na Liga Europa. O Manchester City já está garantido na primeira colocação, enquanto o Porto vai avançar em segundo lugar. Olympiacos e Olympique de Marselha brigam pelo “prêmio de consolação”.
O clube grego é o atual terceiro colocado e leva vantagem sobre o Marselha no critério de desempate. O Olympiacos recebe o Porto e depende de si para ir para a Liga Europa.
Já o Marselha visita o Manchester City. Além de pontuar, a equipe francesa precisa secar o rival grego. Os dois jogos acontecem nesta quarta-feira, às 17h.
Grupo D
O Liverpool já está garantido no primeiro lugar, enquanto o Midtjylland não tem chance de classificação e nem tampouco de ir para a Liga Europa. O clube inglês recebe o time dinamarquês, nesta quarta-feira, às 14h55.
O jogo decisivo do grupo é entre Ajax e Atalanta, no mesmo dia e horário. O clube italiano está em segundo lugar, com oito pontos. Ou seja, tem a vantagem do empate. O clube holandês vai precisar fazer o dever de casa para avançar na Champions League. Quem ficar pelo caminho terá de se consolar com a Liga Europa.
Grupo E da Champions League está definido
É uma chave já definida. O Chelsea já garantiu a classificação em primeiro, enquanto o Sevilla vai avançar em segundo. Até mesmo a vaga na Liga Europa está sacramentada: é do Krasnodar. O Rennes vai amargar a lanterna.
O Chelsea tem 13 pontos e recebe o Krasnodar, que tem quatro pontos. O Rennes pode até empatar com clube russo, mas perde no critério de desempate (confronto direto). O Sevilla, com 10 pontos, também leva desvantagem no critério de desempate em relação ao time inglês. Ou seja, vai cumprir tabela contra o Rennes, na França. Os dois jogos do Grupo E acontecem nesta terça-feira, às 17h.
Grupo F
O Borussia Dortmund lidera a chave com 10 pontos. O clube alemão já está classificado e busca a primeira colocação. Para isso, precisa vencer o lanterna Zenit, na Rússia, nesta terça-feira, às 14h55. Ou, se empatar e o outro jogo também terminar em igualdade no placar.
O outro jogo do grupo é decisivo. A Lazio recebe o Brugge. O clube italiano está na segunda colocação, com nove pontos, dois a mais do que o rival. Ou seja, a Lazio tem a vantagem do empate. Porém, pode se classificar em primeiro, desde que vença e o Dortmund tropece. Ao Brugge, só a vitória interessa.
Grupo G reúne lendas da Champions League
Que tal um jogão entre Barcelona e Juventus? Além do ingrediente Messi x Cristiano Ronaldo, o duelo desta terça-feira, às 17h, decide quem vai avançar em primeiro lugar. O Barça, com 100% de aproveitamento, joga pelo empate. A missão da Juve é difícil. Para roubar o 1º posto, precisa vencer por três gols de diferença.
O outro jogo do grupo, entre Dínamo de Kiev e Ferencváros, decide quem vai para a Liga Europa. O Dínamo pode empatar por 0 a 0, 1 a 1 ou 2 a 2.
Grupo H
A única definição do grupo é a de que o Istanbul Basaksehir está eliminado e também não tem chance de ir para a Liga Europa. A briga aqui é entre Paris Saint-Germain, Manchester United e Leipzig.
O PSG recebe o Istanbul, nesta terça-feira, às 17h. Se vencer, garante a primeira colocação. O time de Neymar também avança com empate. Caso perca, só ficará com uma vaga se o jogo entre United e Leipzig não terminar empatado.
O outro duelo é entre Leipzig e United. Quem vencer, fica com uma vaga. O Manchester tem a vantagem do empate sem depender de outro resultado. Já o Leipzig, se empatar, precisa torcer para derrota do PSG para o Istanbul.
Você Também pode gostar
- Vini Jr. se torna o sexto maior artilheiro brasileiro na Champions League
- Vini Jr. entra na lista: confira os brasileiros com hat-trick na Champions League
- Raphinha, do Barcelona, projeta duelo pela Champions League
- Onde assistir os jogos da Champions League desta quarta-feira (2)
- Uefa tira arbitro de jogo da Champions por acusação de ameaça a jogador
- Mbappé retorna no Real Madrid para Champions League