Futebol Internacional

Racismo contra Vini Jr: torcedores do Valencia são condenados à prisão

Três torcedores do Valencia foram condenados a oito meses de prisão por participação em insultos racistas contra Vini Jr, do Real Madrid, em maio de 2023. Aliás, os condenados também estão proibidos de frequentar estádios na Espanha por dois anos. A decisão inédita foi comemorada pelo presidente da La Liga, Xavier Tebas.

– Esta sentença é uma ótima notícia para a luta contra o racismo na Espanha, pois repara os danos sofridos por Vinicius Junior e envia uma mensagem clara para aquelas pessoas que vão a um estádio de futebol para insultar que a LaLiga irá detectá-los, denunciá-los e haverá consequências criminais – disse Tebas.

Gabriel Paulista e Vinicius Júnior

Gabriel Paulista deu pontapé em Vini Jr/q Foto: AVIER SORIANO/AFP via Getty Images

Ataques racistas a Vini Jr

Vini jr foi alvo de um grave ataque racista no dia 21 de maio de 2023, durante jogo entre Valencia e Real Madrid no Mestalla. Alvo de gritos de “mono” (macaco) ao longo do jogo, a situação atingiu seu ápice aos 24 minutos do segundo tempo.
Isso porque o jogador do Real Madrid foi hostilizado com xingamentos racistas por parte da torcida próxima ao gol do Valencia, após reclamar com a arbitragem por uma interferência de uma segunda bola em campo.

Contudo, Vini alertou o árbitro da partida sobre um torcedor específico atrás do gol, enquanto outros jogadores tentaram acalmar a situação. O episódio de racismo fez o jogo ser interrompido. Contudo, após cerca de oito minutos, a partida foi retomada.

Vini Jr

Vini Jr foi perseguido em jogo no Mestalla Foto: Denis Doyle/Getty Images

Valencia queria que brasileiro pedisse desculpas

Uma nova confusão aconteceu no segundo tempo. Isso porque o goleiro Mamardashvili confrontou Vinicius Junior, resultando em cartões amarelos para ambos. Durante o tumulto, Hugo Duro aplicou um mata-leão em Vini, que reagiu acertando o rosto do adversário ao se soltar.

Vini foi expulso após revisão do lance pelo VAR. Aliás, ao sair de campo, ele fez gestos em referência ao risco de rebaixamento do Valencia, sendo confrontado por membros da equipe da casa e escoltado por colegas do Real Madrid.

O Valencia pediu que o brasileiro pedisse desculpas aos seus torcedores. O time afirmou que o jogador brasileiro é o culpado pelos acontecimentos na partida que aconteceu em maio, onde o jovem sofreu insultos racistas de quase todo o estádio, com capacidade para 49 mil pessoas.

Você Também pode gostar

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *