As ligas de futebol da Europa, incluindo a Premier League da Inglaterra, anunciaram nesta terça-feira que irão se unir aos sindicatos de jogadores em uma ação judicial contra a Fifa. Em junho, os sindicatos de atletas já haviam acionado a entidade na Comissão Europeia, alegando que o calendário foi elaborado de maneira “unilateral” pela Fifa.
Reclamação da Premier League
Os reclamantes afirmam que a Fifa age em conflito de interesses, pois é órgão regulador e organizador de competições. Aliás, o ponto central da ação é o Mundial de Clubes de 2025, que será realizado nos Estados Unidos. As ligas e os sindicatos argumentam que o torneio prejudica o descanso dos jogadores.
O torneio vai funcionar com oito grupos e com quatro times cada em turno único. Os melhores avançam para as oitavas de final e o mata-mata terá jogo único. Alguns jogadores vão ter até três anos seguidos tendo as férias limitadas, porque no calendário já existe a Eurocopa/Copa América 2024, Super Mundial de Clubes 2025 e a Copa do Mundo 2026.
Fifa rebate acusações
Em resposta, a Fifa acusou as ligas de agirem de maneira “hipócrita e sem consideração pelo resto do mundo”. Isso porque a entidade destacou que as ligas organizam turnês de pré-temporada, que incluem “extensas viagens globais”.
Além disso, a Fifa afirmou que o calendário internacional de jogos até 2030, divulgado em 2023, foi aprovado por seu Conselho, que inclui vários representantes da Europa. Além disso, a entidade diz que houve um extenso processo de consulta envolvendo as ligas e os sindicatos.
Essa aliança entre as ligas de futebol da Europa e os sindicatos de jogadores reforça a crescente tensão entre os organizadores dos principais campeonatos nacionais e a Fifa, em uma disputa que promete intensificar o debate sobre a gestão e a organização do calendário do futebol mundial.
Você Também pode gostar
- Brasil ficará fora do top 3 no ranking da Fifa em 2024
- Mourinho pode voltar a comandar time da Premier League
- Brasileiro recebe terceiro maior salário da Premier League
- Manchester United tem pior início na Premier League em quase 40 anos
- Argentina segue líder do ranking da Fifa; Brasil em quinto
- Presidente da La Liga pede para Fifa tirar Mundial de 2025 do calendário