Futebol Internacional

Pandemia faz Concacaf mudar forma de classificação para Copa do Mundo de 2022

México e Estados Unidos estão entre os favoritos e entram na fase final - Divulgação Concacaf
México e Estados Unidos estão entre os favoritos e entram na fase final - Divulgação Concacaf

A Confederação de Futebol da América do Norte, América Central e Caribe (Concacaf) mudou o formato de qualificação da sua zona para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, expandindo seu torneio final para oito equipes. De acordo com a entidade, a paralisação de quatro meses do futebol no continente virou a agenda de cabeça para baixo, forçando a reformulação. Logo, todo o processo de qualificação para a próxima Copa do Mundo teve que ser alterado.

Concacaf Copa 2022

De acordo com o novo formato, México, Estados Unidos, Costa Rica, Jamaica e Honduras entram para jogar apenas na fase final. A eles se juntarão outros três países, após uma fase preliminar envolvendo um total de 30 nações divididas em seis grupos de cinco.

Conforme a medida, serão três fases disputadas, com a primeira contendo 30 seleções, ranqueadas entre a 6ª e a 35ª colocação, de acordo com o último ranking da Fifa, disponibilizado em 16 de julho de 2020. Essas seleções vão compor seis grupos de cinco, do grupo A ao grupo F. Os cabeças de chave já estão definidos, sendo Canadá, Curaçao, El Salvador, Haiti, Panamá e Trinidad e Tobago.

Leia também

Quais times estão classificados para a Liga dos Campeões 2020-21?

Carvalhal disse “não” ao Flamengo, conforme imprensa portuguesa

As seleções se enfrentarão em datas Fifa, em outubro e novembro deste ano, conforme a previsão, com jogos em casa e fora de casa. O vencedor de cada grupo passará para a segunda fase da classificação. A seguir os seis times vencedores vão se enfrentar conforme a seguinte ordem: Vencedor do Grupo A vs Vencedor do Grupo; Vencedor do Grupo B vs Vencedor do Grupo; e Vencedor do Grupo C vs Vencedor do Grupo D.
México e Estados Unidos estão entre os favoritos e entram na fase final - Divulgação Concacaf

México e Estados Unidos estão entre os favoritos e entram na fase final – Divulgação Concacaf

Fase final

Os jogos de ida e volta desta fase estão previstos para acontecer em março de 2021. Os três países vencedores avançam para a rodada final, que será formada por oito equipes. Os três vencedores das fases anteriores e os cinco melhores ranqueados da Fifa. A classificação será definida em confrontos de ida e volta.
Finalmente, e a última fase das eliminatórias da CONCACAF está prevista para iniciar em junho de 2021 e ser finalizada apenas em março de 2022.

Você Também pode gostar