Com brasileiros espalhados mundo afora, diversas seleções recorrem ao talento de quem tem futebol no sangue. É cada vez mais comum ter brasileiros naturalizados em outros países. Em dias de Data Fifa, o Mais Que Um Jogo traz uma lista com dez atletas que podem e defendem seleções pelo mundo.
LEIA MAIS! Messi no PSG é ‘fake news’, diz pai do craque do Barcelona
A lista de brasileiros naturalizados conta com quem virou referência para outro país. Há atletas que disputaram Copa do Mundo e estão na primeira prateleira do futebol europeu.
Dez brasileiros que defendem outras seleções
Jorginho
O brasileiro costuma ser titular da Itália, onde começou a carreira pelo Verona. Defendeu o Napoli e ganhou ainda mais destaque, até ser contratado pelo Chelsea.
Emerson Palmieri
O Chelsea é a casa de outro ítalo-brasileiro. O lateral-esquerdo começou a carreira no Santos e foi para o Palermo. Logo foi contratado pela Roma e está na Inglaterra desde a temporada 2017/2018.
Rodrigo Moreno
Naturalizado espanhol, o atacante jogou a última Copa do Mundo. É constantemente convocado por Luis Enrique. Já Diego Costa, também naturalizado, não vem sendo chamado. Rodrigo passou pelo Real Madrid B, Bolton, da Inglaterra, e ganhou projeção pelo Benfica. Daí, foi contratado e jogou pelo Valencia por seis temporadas. Na última janela de transferências, foi para o Leeds United.
Thiago Alcântara
Filho de brasileiros (o pai é Mazinho, ex-volante campeão mundial), Thiago nasceu na Itália, mas se naturalizou espanhol ainda na infância. Também disputou a última Copa do Mundo pela Espanha.
Marlos
Ex-Coritiba e ex-São Paulo, o atacante está no futebol ucraniano desde a temporada 2011/2012. Marlos jogou primeiramente pelo Metalist e depois foi para o Shakhtar. Ele defende a seleção da Ucrânia desde 2017.
Júnior Moraes
No Brasil, defendeu Santos, Ponte Preta e Santo André. Ao todo, tem dez temporadas no futebol ucraniano. É destaque do Shakhtar. Estreou pela seleção da Ucrânia em 2019.
Mário Fernandes
O lateral-direito se projetou pelo Grêmio. Mário Fernandes defende o CSKA desde a temporada 2012/2013. Ele disputou a última Copa do Mundo. O primeiro jogo dele pela seleção russa foi em 2017.
Guilherme Marinato
A Rússia também conta com um goleiro brasileiro. A primeira convocação foi em 2016. No Brasil, ele jogou pelo Athletico-PR e foi para o Lokomotiv em 2007, clube que atua desde então.
Elkeson (Ai Kasen)
O meia-atacante surgiu com a camisa do Vitória. Ele também se destacou pelo Botafogo. Elkeson foi para o futebol chinês em 2013 e se fixou lá. Passou a defender a seleção chinesa, com o nome de Ai Kesen, em 2019.
Pepe
O experiente zagueiro, de 37 anos, é um dos principais exemplos de sucesso de brasileiros naturalizados. Pepe soma 107 jogos com a camisa de Portugal.
Você Também pode gostar
- Arsenal bate o pé e recusa investida por Jorginho
- Aposentou! Veja títulos, clubes e feitos da carreira de Pepe
- Cristiano Ronaldo faz homenagem a Pepe após aposentadoria: “Ganhamos tudo”
- Pepe encerra a carreira aos 41 anos
- Barcelona convida Thiago Alcântara para ser auxiliar
- Thiago Alcântara decide se aposentar aos 33 anos