A Fifa analisa a possibilidade de levar para o Marrocos o Mundial de Clubes de 2022, com a participação de Flamengo e Real Madrid. A notícia do ge informa ainda que a decisão será tomada nos próximos dias.
De acordo com a proposta, o torneio seria entre os dias 1º e 11 de fevereiro. Além do Marrocos, a Fifa cogita também realizar o Mundial no Oriente Médio.
O Conselho da entidade irá se reunir no Catar, nesta sexta-feira, dia 16, e o assunto estará em pauta.
Na realidade, o Mundial de Clubes já foi disputado no Marrocos, no Marrakech Stadium, duas vezes. Em 2013, com Bayern de Munique e Atlético-MG; e em 2014, com final entre Real Madrid e San Lorenzo.
A princípio, a proposta obrigaria a Conmebol a mudar a data da Recopa Sul-Americana, entre Flamengo e Independiente del Valle. Os dois clubes tem suas duas partidas marcadas para 8 e 15 de fevereiro.
A edição do Mundial será disputada com sete clubes, sendo os seis campeões continentais vigentes e mais um representante do país-sede. Já os representantes de América do Sul e Europa entram direto na semifinal.
Além de Flamengo e Real Madrid, já estão garantidos no torneio Seattle Sounders (dos EUA, campeão da Concachampions), Auckland City (da Nova Zelândia, campeão da Oceania) e Wydad Casablanca (campeão da Champions africana).
Como este também é o atual campeão do país-sede, e o regulamento impede dois times do mesmo país na competição, uma vaga se abriria para o Al-Ahly, do Egito, vice-campeão africano.
No entanto, o representante da Ásia não está definido, já que a final do torneio continental de clubes está marcada para os dias 29 de abril e 6 de maio. De antemão, o japonês Urawa Red Diamonds está classificado para a decisão, mas seu oponente ainda não está decidido.
Relacionadas
Há meses, a Fifa vem buscando uma sede para receber o Mundial de Clubes.
Por um lado, os EUA teriam sido vetados pelo Real Madrid, por causa da distância. Já o Brasil não contou com o aval da CBF pelo alto investimento exigido pela Fifa
Locais do Mundial de Clubes da Fifa:
2000: Brasil
2005 a 2008: Japão
2009 e 2010: Emirados Árabes Unidos
2011 e 2012: Japão
2013 e 2014: Marrocos
2015 e 2016: Japão
2017 e 2018: Emirados Árabes Unidos
2019 e 2020: Catar
2021: Emirados Árabes Unidos
Você Também pode gostar
- Real Madrid e Bayern travam batalhas na próxima janela de transferências
- Rodri elogia Vini Jr e não descarta transferência para o Real Madrid
- Brasil ficará fora do top 3 no ranking da Fifa em 2024
- Bayern de Munique avança para superar o Real Madrid no mercado da bola
- Éder Militão passa por cirurgia no joelho
- Rodrygo volta a treinar com bola no Real Madrid
Comentar