José Mourinho pode assumir um clube árabe? Carlo Ancelotti vai dirigir a Seleção Brasileira? Tentando responder essas perguntas o MQJ decidiu pegar a situação dos contratos dos técnicos europeus. A maioria dos bons tem vínculo longo.
Apesar disso existem opções boas soltas no mercado e que podem fazer a diferença em qualquer clube do futebol mundial. Já outros dificilmente largarão seus clubes.
Abaixo a lista:
Situação dos contratos dos técnicos europeus
Carlo Ancelotti
Abrindo a lista dos técnicos europeus vamos de um muito falado aqui. O técnico italiano Carlo Ancelotti, de 64 anos, tem contrato com o Real Madrid até junho de 2024. A CBF dá a sua contratação como certa para assumir a Seleção Brasileira depois disso. Mas os merengues querem mantê-lo a qualquer custo, principalmente por se encaixar perfeitamente na política atual do clube, que é: desenvolver jovens jogadores que são promissores no futebol mundial dentro do elenco.
Luis Enrique
Outro treinador muito valorizado no mercado europeu, é do espanhol Luis Enrique, de 53 anos. Recém contratado pelo Paris Saint- Germain, o ex -técnico da seleção espanhola inicia uma nova caminhada em sua carreira após ter tido a experiência em trabalhar por uma seleção. Com contrato até junho de 2025, Luis Enrique tenta repetir o sucesso que obteve no Barcelona, para tentar buscar o grande sonho da equipe francesa, que é vencer a Champions League.
Não dá para garantir a sua permanência até o fim do contrato, principalmente porque o PSG se transformou em um barril de pólvora nos últimos meses. Além disso muito pode depender do futuro de Mbappé e do poder que o craque terá se decidir prorrogar seu contrato. Assim ele pode ser um dos técnicos europeus sem contrtato em breve.
José Mourinho
Atualmente dirigindo a Roma, o português José Mourinho, de 60 anos, chegou ao time da capital italiana em julho de 2021 e possui um contrato até Junho do ano que vem. Ainda com uma indefinição se renovará ou não seu vínculo, Mourinho já tem algumas propostas na mesa, sendo uma delas de um time não identificado da Arábia Saudita.
Campeão da Conference League no ano passado com o time italiano, Mourinho parece finalmente ter voltado a se estabilizar em um grande time na Europa, porém ainda não sabe se continuará o bom trabalho que tem feito até aqui.
Thomas Tuchel
Atualmente treinando o Bayern, o técnico alemão Thomas Tuchel de 50 anos possui vínculo com a equipe bávara até junho de 2025. Campeão da Champions com o Chelsea em 2021, Tuchel ainda tenta se provar no futebol europeu, pois mesmo com o título europeu com a equipe inglesa e com títulos nacionais com o Paris Saint-Germain e com o próprio Bayern, Thomas Tuchel ainda não conseguiu convencer no Velho Continente.
Pep Guardiola
O nome mais valorizado entre os técnicos da lista, o treinador espanhol Pep Guardiola, de 52 anos, é constantemente considerado por muitos o maior treinador de futebol da história. Atual campeão da Champions e já há quase oito anos no comando do Manchester City, Pep Guardiola tem contrato com o clube inglês até junho de 2025.
Jürgen Klopp
Finalizando os principais técnicos europeus empregados, temos o alemão Jürgen Klopp, do Liverpool, que está no clube desde 2015, e que possui um longo vínculo com o clube inglês. Com contrato até 2026, o técnico alemão, que é ídolo dos Reds, não pensa em deixar o clube inglês tão cedo, pois além do longo contrato que possui, também existe toda uma história que já foi construída, onde acaba também sendo um fator fundamental para que Klopp ainda continue seguindo seu caminho dirigindo a equipe de Anfield.
Cotado para assumir a seleção de seu país após o fracasso nas duas últimas Copas, Klopp ratificou em algumas entrevistas que está sob contrato com o Liverpool e que pretende seguir no clube ainda por algum tempo, onde se agarra principalmente na lealdade e no compromisso que tem com o time inglês.
Técnicos europeus sem contrato
Zinedine Zidane
Desempregado desde que saiu do Real Madrid em 2021, o técnico Zinedine Zidane, de 51 anos, ainda não decidiu se vai assumir algum clube do futebol europeu. Consultado pelo presidente Ednaldo Rodrigues em janeiro deste ano, a lenda do futebol francês recusou um convite para ser o treinador do Brasil no próximo ciclo de Copa do Mundo.
Um dos motivos do técnico francês ter recusado a Seleção Brasileira é pelo fato de Zidane não querer assumir uma seleção cujo ele não fale o idioma, sendo o português uma delas. Além disso, o grande sonho do treinador tricampeão da Champions pelo Real Madrid é de assumir a seleção de seu país após o final do vínculo com Didier Deschamps, que se encerra em julho de 2026. Assim segue sendo um dos melhores técnicos europeus sem contrato.
Antonio Conte
Sem clube desde que saiu do Tottenham em março deste ano, o italiano Antonio Conte de 54 anos segue livre no mercado. Após uma passagem sem muito sucesso pelo time inglês, onde não conseguiu conquistar títulos, o italiano teve algumas propostas para voltar a trabalhar, na qual inclusive chegou a ter uma oferta de um clube de seu país de origem, o Napoli, ainda esse mês, mas foi prontamente rejeitada pelo técnico. Para os clubes europeus que estão sem treinadores, Conte certamente seria uma excelente opção para desenvolver um projeto a longo prazo dentro.
Fechamos assim a lista de técnicos europeus e suas situações contratuais. Queria algum no seu time?
Você Também pode gostar
- Real Madrid e Bayern travam batalhas na próxima janela de transferências
- PSG tem mais uma derrota na ‘guerra’ com Mbappé
- Manchester City prepara caminhão de dinheiro para renovar com Haaland
- Rodri elogia Vini Jr e não descarta transferência para o Real Madrid
- Barcelona terá desfalque no ataque no retorno da La Liga
- Lateral do Santos entra na mira de gigantes da Europa
Comentar