Uma máquina de fazer gols que vai desfilar no Estádio da Luz, em Lisboa, em busca da classificação para as quartas de final da Champions League. Esse é o Ajax da Holanda, que visita o Benfica nesta quarta-feira, às 17h(de Brasília), pela rodada de ida das oitavas de final.

Haller soma cinco gols nesta Champions League | Foto: Uefa
A campanha do Ajax impressiona. Sob o comando de Erik ten Hag, a equipe atropelou os adversários na primeira etapa, classificando-se em primeiro lugar no grupo C, com 18 pontos. Além disso, o time conta com um ataque goleador, responsável por marcar 20 gols na competição.
Em grande fase, o atacante Sébastien Haller é um dos principais jogadores do Ajax nesta temporada. O franco-marfinense soma 10 gols no campeonato europeu, superando o astro Robert Lewandoswski, do Bayern.
Se por um lado o brasileiro Antony é outra referência do clube, o ex-são paulino David Neres é uma baixa, visto que foi negociado com o Shakhtar Donetsk no início deste ano.
Além da Champions, o Ajax lidera o Campeonato Holandês, tendo cinco pontos de vantagem sobre o PSV. A equipe venceu todas as partidas que disputou em 2022, sendo a última delas contra o Willem, em uma vitória por 1 a 0.
Benfica chega em clima de crise

Darwin Núñez está valorizado no mercado da bola | Foto: David Ramos/Getty Images
Já o Benfica vive uma situação conturbada. Os portugueses surpreenderam na fase de grupos e, apesar de não terem superado o Bayern, conseguiram desbancar o Barcelona e ficaram com a segunda posição do grupo E, com oito pontos.
No entanto, os maus resultados no Campeonato Português culminaram na demissão de Jorge Jesus, ex-técnico do Flamengo. Os lusitanos viram o rival Porto abrir 12 pontos de vantagem no torneio nacional e figuram na terceira posição. O último compromisso do time foi diante do Boavista, um empate em 2 a 2.
Relacionadas
Os Encarnados, então, estão sendo comandados pelo interino Nélson Veríssimo, que permanecerá até o fim desta temporada. O clube conta com a boa fase do jovem uruguaio Darwin Nuñez, artilheiro do Português, com 18 tentos. Por outro lado, o Benfica não terá à disposição o zagueiro Lucas Veríssimo, ex-Santos, que ainda se recupera de uma lesão no joelho.
Ambas as equipes buscam, também, superar a decepcionante campanha europeia no último ano. O Ajax, eliminado na fase de grupos da Liga dos Campeões, caiu diante da Roma, nas quartas de final da Liga Europa. O Benfica, por sua vez, foi derrotado ainda nos playoffs da principal competição continental, para o PAOK, da Grécia, comandado pelo atual treinador do Palmeiras, Abel Ferreira.
As duas equipes farão o duelo de volta deste encontro no dia 15 de março, em Amsterdã, na Holanda. Vale lembrar que nesta fase da Champions League, ao contrário das edições anteriores, não se leva mais o gol marcado como visitante para efeitos de critério de desempate.
Você Também pode gostar
- Henry coloca Raphinha como favorito à Bola de Ouro: ‘Temos que falar desse cara’
- Guardiola comenta duelo com Real Madrid pela Champions
- Ancelotti admite sobre Champions: ‘Será difícil’
- Final antecipada? Real Madrid e Manchester City vão se enfrentar nos playoffs da Champions
- Liverpool já garantiu mais de R$340 milhões na Champions; Veja lista
- Luis Enrique avalia confronto do PSG para decisão na Champions