Cristiano Ronaldo e Messi disputaram nos últimos anos a condição de maior jogador da atualidade. Quando CR7 estava no Real Madrid, rivalizando com o Barcelona do argentino, a disputa era ainda mais acirrada. Mesmo assim em votações da Fifa, Bola de Ouro, enquetes e em qualquer discussão de boteco os dois são sempre lembrados. Mas existe um abismo entre eles. Isso quando a discussão gira em torno do desempenho em suas seleções. Cristiano Ronaldo é muito maior por Portugal do que Messi é pela Argentina quando o tema é seleção.
Cristiano Ronaldo chegou ao 101º gol com a camisa de Portugal. Agora é o segundo maior artilheiro por uma seleção, perdendo apenas para o iraniano Ali Daei. Este fez 109 gols com a camisa do Irã. Mas neste quesito, Messi sequer aparece entre os dez maiores. E olha que ele é o maior artilheiro da seleção da Argentina. Mas com 70 gols anotados.
Leia também
Barcelona de Koeman terá Messi mais ofensivo que nunca
Porto quer Vinagre para lugar de Alex Telles
Em termos de conquistas era para ser um passeio. Afinal de contas a Argentina contava até pouco tempo com muito mais jogadores de qualidade que Portugal. Mas a safra portuguesa melhorou muito e Cristiano Ronaldo soube tirar proveito desta situação. CR7 ganhou uma Eurocopa. Já Messi o máximo que conseguiu foi ajudar na conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim. Os argentinos esperavam mais.
Torneios continentais: abismo entre Cristiano Ronaldo e Messi
Mas um dos fatores que mais deixa evidente o que cada um representa para a sua seleção são os torneios continentais. Lionel Messi jamais conquistou a Copa América. Integrou os elencos que ficaram com o vice nas temporadas de 2007, 2015 e 2016. Apenas na primeira deles teve um desempenho elogiável. Em 2016 perdeu um pênalti na disputa que deu o título ao Chile. Foi tão criticado que chegou a abandonar a seleção, voltando nas Eliminatórias após rever sua posição. No meio dos vices a Argentina sediou o evento em 2011. A equipe foi eliminada nas quartas de final pelo Uruguai com Messi sendo hostilizado por sua própria platéia.
Enquanto Messi fracassava nas Copas Américas, Cristiano Ronaldo brilhava nas Eurocopas. Mas duas marcaram o jogador. Em 2004 ele foi importante para que Portugal chegasse à grande final. Inclusive tendo feito um gol no triunfo sobre a Holanda nas semifinais. Já em 2008 conseguiria a glória ao erguer a taça com os companheiros. Ele, entretanto, foi substituído ao longo da final contra a França por conta de uma lesão.
Cristiano Ronaldo x Messi em seleções: os próximos passos!
Nas Copas do Mundo Messi levou a Argentina mais longe. Os hermanos perderam a final para a Alemanha em 2014 em um Maracanã lotado. Mas até aí havia espaços para críticas a Lionel. Isso porque o argentino teve atuação apagada na final, dando a impressão de que tratava a partida como um jogo qualquer. Enquanto isso Cristiano Ronaldo ajudou Portugal a ser semifinalista em 2006 tendo atuações de destaque.
Muitos achavam que a cereja no bolo de Cristiano Ronaldo seria a conquista da Liga das Nações da Uefa do ano passado. Mas ninguém poderia imaginar que esta cereja seria colocada na vitória sobre a Suécia na terça-feira.
Apesar disso a disputa pessoal entre ambos deve continuar nos próximos anos. Messi com 33 anos e Cristiano Ronaldo com 35 anos pretendem disputar, respectivamente, a Copa América e a Eurocopa de 2021. Além disso estarão à frente de suas seleções nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 e sonham com o título mundial no Catar. Quem vai levar a melhor ao fim dessas trajetórias?
Você Também pode gostar
- Mourinho quer levar Cristiano Ronaldo para a Turquia
- Cristiano Ronaldo atinge mais uma marca histórica na carreira
- Cristiano Ronaldo planeja aposentadoria: ‘um ou dois anos’
- De novo, Mbappé fica de fora da convocação da França
- Al-Hilal quer negociar Neymar e sonha com Cristiano Ronaldo
- Cristiano Ronaldo no topo: os craques mais bem pagos em 2024