Máquina de fazer gols e agora melhor do mundo! O artilheiro Lewandowski, do Bayern de Munique, conquistou o The Best, da Fifa, prêmio que aponta o melhor jogador do planeta. Ele desbancou Messi, do Barcelona, e Cristiano Ronaldo, da Juventus, na final. Lewa foi anunciado vencedor pela Fifa nesta quinta-feira, em cerimônia virtual. O período considerado para o The Best foi de 8 de julho de 2019 a 7 de outubro de 2020.
Lewa era considerado favorito depois de uma temporada de impressionar. Ele marcou 64 gols em 58 jogos no período e foi um dos principais nomes de um irresistível Bayern de Munique, campeão da Bundesliga, Champions League, Copa da Alemanha, Supercopa da Alemanha e Supercopa da Europa. Por sinal, Lewa foi artilheiro do Campeonato Alemão, da Copa da Alemanha e da Champions.
A cerimônia virtual da Fifa também fez homenagem a Diego Armando Maradona e Paolo Rossi, que faleceram recentemente, além de indicar outros prêmios.
Lewandowski é o 2º intruso na ‘era Messi e CR7’
Lewandowski é apenas o segundo craque a desbancar Messi ou Cristiano Ronaldo na premiação, desde que a dupla passou a dominar o mundo do futebol, a partir de 2008.
A supremacia terminou em 2018, quando Modric, do Real Madrid, foi eleito o melhor do mundo. No ano passado, Messi ganhou o prêmio. E, agora, Lewandowski se transforma no segundo atleta a desbancar o domínio da dupla.
Os prêmios do The Best
Melhor goleira
A francesa Sarah Bouhaddi, do Lyon, ganhou o prêmio. Ela concorria com a chilena Christiane Endler, do Paris Saint-Germain, e a norte-americana Alyssa Naeher, do Chicago Red Stars.
“O dia a dia que me fez evoluir. Obrigado aos meus treinadores, que me deram confiança, e também à minha família”, declarou.
? @BouhaddiSarah is #TheBest FIFA Women’s Goalkeeper!
You don’t create a dynasty without a ? keeper, right @OLfeminin? ?@OL | @equipedefrance | #FIFAFootballAwards pic.twitter.com/NhTBWK6tu3
— FIFA Women’s World Cup (@FIFAWWC) December 17, 2020
Neuer supera Alisson
O prêmio de melhor goleiro foi para Neuer, do Bayern de Munique. O alemão superou o brasileiro Alisson, do Liverpool, e Oblak, do Atlético Madrid.
“Foi um dos melhores anos da minha carreira. Foi incrível o que fizemos. Nossa equipe teve uma grande mentalidade. Estávamos muito motivados”, declarou Neuer.
? @Manuel_Neuer is #TheBest FIFA Men’s Goalkeeper 2020. Another trophy for ‘The Wall’! ?
? @FCBayern | @DFB_Team ?? pic.twitter.com/zMxnikK3Bh
— FIFA.com (@FIFAcom) December 17, 2020
Son supera Arrascaeta no Puskás
O prêmio de gol mais bonito foi para Son, do Tottenham. Ele desbancou Arrascaeta, do Flamengo, e Suárez, ex-Barcelona e atualmente no Atlético de Madrid. O gol premiado foi num duelo com Burnley, em que o sul-coreano arrancou do campo de defesa, da intermediária, levou a bola até a grande área rival e tocou na saída do goleiro.
“Recebi a bola e não encontrei outra opção. Fui uma grande surpresa fazer este gol. Eu vi depois do jogo e dei conta de que havia feito um gol especial. Foi uma sensação espetacular”, declarou Son.
? Get in there, Sonny! Son Heungmin’s breathtaking goal against Burnley wins him the FIFA #Puskas Award ?
⚪️ @SpursOfficial | @theKFA ??
? #TheBest #FIFAFootballAwards pic.twitter.com/kLXsAh8Twr— FIFA.com (@FIFAcom) December 17, 2020
Melhor técnico na categoria feminina
A holandesa Sarina Wiegman, comandante da Holanda, ganhou o prêmio. Ela superou o francês Jean-Luc Vasseur, do Lyon, e a inglesa Emma Hayes, do Chelsea.
“É preciso estar preparada e conectada com o time. Muitos técnicos me inspiram”, declarou Wiegman.
? She’s written a key chapter in @oranjevrouwen’s success story. Sarina Wiegman is #TheBest FIFA Women’s Coach!@wiegman_s | @KNVB | #FIFAFootballAwards pic.twitter.com/YmJRoLQdcI
— FIFA Women’s World Cup (@FIFAWWC) December 17, 2020
Klopp ganha no masculino
Entre os técnicos do masculino, Jürgen Klopp, do Liverpool, ganhou o prêmio. Ele superou Hansi Flick, do Bayern de Munique, e Marcelo Bielsa, do Leeds United.
“Estou surpreso. Tenho muito respeito pelos indicados. Obrigado aos meus jogadores. Tenho de agradecer aos meus auxiliares. O que temos feito nos últimos anos é incrível”, destacou Klopp.
?? It’s back-to-back crowns for Jurgen Klopp! Congratulations to the @LFC boss on becoming the first to win #TheBest FIFA Men’s Coach twice ?#FIFAFootballAwards pic.twitter.com/VfsfVdwDqf
— FIFA.com (@FIFAcom) December 17, 2020
Brasileiro ganha prêmio
O pernambucano Marivaldo Francisco da Silva, que anda cerca de 60 km para acompanhar os jogos do Sport, ganhou o Fifa Fan Award, prêmio dado ao melhor torcedor.
? Marivaldo walks into history! The man who unbelievably walks 60 kilometres to watch @sportrecife home matches wins the FIFA Fan Award 2020 ?#TheBest #FIFAFootballAwards pic.twitter.com/NZwCGdPjH4
— FIFA.com (@FIFAcom) December 17, 2020
A Seleção das melhores do mundo
? Here’s your 2020 FIFA @FIFPro Women’s #World11 ?♀️
? Congratulations @TIANEendler, @LucyBronze, @WRenard, @Mdawg1bright, @delphsix, @barbarabonansea, @VeroBoquete, @mPinoe, @PernilleMHarder, @VivianneMiedema, @TobinHeath #TheBest | #FIFAFootballAwards pic.twitter.com/7r0V4CPxC5
— FIFA Women’s World Cup (@FIFAWWC) December 17, 2020
A Seleção dos melhores do mundo
? Here is the FIFA @FIFPro Men’s #World11 2020:
? @Alissonbecker, @TrentAA, @SergioRamos, @VirgilvDijk, @AlphonsoDavies, @DeBruyneKev, @Thiago6, Joshua Kimmich, Lionel Messi, @lewy_official and @Cristiano
? What a team! pic.twitter.com/9yJMGr4A6M
— FIFA.com (@FIFAcom) December 17, 2020
A melhor do mundo
A inglesa Lucy Bronze, do Manchester City, é a melhor jogadora do mundo. Ela superou a dinamarquesa Pernille Harder, do Chelsea, e a francesa Wendie Renard, do Lyon.
“Estou muito surpresa. As outras indicadas são excelentes jogadoras. O ano de 2020 nos ensinou a apreciar todos os momentos. Vou lembrar deste momento para o resto da minha vida”, declarou a melhor jogadora do mundo.
Você Também pode gostar
- Lewandowski cita frustração com Bola de Ouro em 2020
- Mourinho quer levar Cristiano Ronaldo para a Turquia
- Messi fecha ano com mais de 40 participações em gols pela 18° vez seguida
- Guerrero detona árbitro de Argentina x Peru: ‘Se tocava no Messi com um dedo, era falta’
- Tata Martino deixa o time de Messi e Suárez na MLS
- Cristiano Ronaldo atinge mais uma marca histórica na carreira
Comentar