Publicidade

Pep Guardiola, técnico do poderoso Manchester City (Foto: Divulgação) Pep Guardiola, técnico do poderoso Manchester City (Foto: Divulgação)

A Soccerex, líder global de negócios voltados ao futebol, lançou o “Football Finance 100”, publicação que classifica os 100 clubes do mundo com maior poder econômico. Anualmente, a Soccerex realiza evento que é o principal palco de negócios da bola no mundo, contando inclusive com apoio da Fifa. O Manchester City, do brasileiro Gabriel Jesus e do técnico espanhol Pep Guardiola, aparece no topo.

Na publicação, os clubes são classificados de acordo com cinco variáveis ​​econômicas: ativos não fixos, ativos fixos, dinheiro aplicado (banco), potencial de investimento do proprietário e dívida líquida.

Publicidade

Leia mais:

Zidane completa dois anos como técnico e já goleia rivais
Forlán deixa aposentadoria: relembre os Bolas de Ouro das Copas
Brasileirão 2018 já conta com cinco técnicos debutantes
Futebol carioca está na lanterninha do mercado da bola
Leandro Carvalho reforça a lista de paraenses do Botafogo
Barcelona faz lista com sete desafios para Messi em 2018

Os clubes ingleses dominam os níveis superiores dos rankings, com cinco clubes na Premier League entre os dez melhores do mundo. São eles, Manchester City, Arsenal, Tottenham Hotspur, Manchester United e Chelsea.

Publicidade

Ainda considerando o caso dos ingleses, chama atenção o segundo lugar do Arsenal. O estudo reforça a visão de muitos críticos – inclusive torcedores -, de que o Arsenal tem a capacidade de ser mais agressivo em suas contratações.

Os demais países europeus do top 10 aparecem apenas uma vez, sendo que há um intruso asiático na lista. Trata-se do Guangzhou Evergrande, que brasileiros como os atacantes Muriqui e Ricardo Goulart, além do meia Paulinho e o volante Renê Júnior conhecem muito bem.

Paulinho muda a cabeça dos espanhóis e ganha espaço no Barcelona Antes de defender o Barcelona, Paulinho atuou no Guangzhou Evergrande (Divulgação)

A França é representada pelo Paris Saint-Germain, de Neymar, em terceiro lugar. Aparecem ainda no top 10 o Real Madrid (6º), a Juventus (8º) e o Bayern de Munique (10º).

Publicidade

Confira o top 10 na ordem

1 – Manchester City – Reino Unido
2 – Arsenal – Reino Unido
3 – Psg – FRA
4 – Guangzhou Evergrande – CHI
5 – Tottenham Hotspur – Reino Unido
6 – Real Madrid – SPA
7 – Manchester United – Reino Unido
8 – Juventus – ITA
9 – Chelsea – Reino Unido
10 – Bayern de Munique – GER

Brasileiros na lista

O clube brasileiro considerado mais poderoso economicamente é o Atlético Paranense, embora apareça em 62º lugar apenas. Todos os paulistas estão no top 100, ao contrário dos cariocas. Estes são representados por Fluminense (92º) e Flamengo (94º).