Publicidade

 

Grandes seleções ficaram fora de Copas. Como a Inglaterra de 1994 (Arquivo Fifa) Grandes seleções ficaram fora de Copas. Como a Inglaterra de 1994 (Arquivo Fifa)

A Itália não conseguiu fazer a lição de casa e não se classificou para a Rússia. Mas grandes seleções fora da Copa do Mundo é algo que não pode ser considerado inédito. A história é rica nesse tipo de situação. Até porque, apenas a Seleção Brasileira disputou todas as edições do torneio até aqui. O MQJ relembra quando algumas gigantes não avançaram e estica a lembrança para outros grandes esquadrões que fracassaram na repescagem:

ITÁLIA

Publicidade

De fora do torneio deste ano, a Itália nunca fracassou em Eliminatórias. Em 1958, a última vez que não disputou, ficou de fora alegando problemas políticos. Antes, a Azzurra também tinha deixado de participar em 1930, mas porque desistiu de disputar o torneio revoltada, assim como outras grandes potências européias, com a escolha da América do Sul como sede. O Uruguai recebeu o evento.

HOLANDA

Gulit e Van Basten não classificaram a Holanda em 196 (Arquivo Fifa) Gulit e Van Basten não classificaram a Holanda em 1986 (Arquivo Fifa)

Outra grande seleção a ficar de fora do Mundial da Rússia, a Holanda sofreu em outras Copas. Por exemplo, em 2002 a Laranja Mecânica fracassou nas Eliminatórias, ficando atrás de Portugal e Iralnda. O time tinha peças como Edgar Davids, Clarence Seedorf, Ruud van Nistelrooy e Jaap Stam.

Publicidade

Porém nada se compara a ausência em 1986, quando o time tinha Marco van Basten, Frank Rijkaard, Ruud Gullit e Rob de Wit.

ALEMANHA

A Alemanha, assim como a Itália, não está acostumada a não disputar Mundiais. Isso aconteceu apenas nos anos de 1930, quando desistiu, e 1950, quando alegou não poder disputar por conta dos efeitos da Segunda Guerra Mundial.

Publicidade

FRANÇA

Imprensa ironizou a França de 1994 (Arquivo Fifa) Imprensa ironizou a França de 1994 (Arquivo Fifa)

A seleção da França fracassou em algumas edições. A última foi em 1994, quando foi eliminada no último minuto da última rodada das Eliminatórias perdendo para a Bulgária. Os jornais franceses, que não haviam perdodado o mesmo fiasco em 1990, estamparam de forma irônica em suas manchetes: “França classificada para a Copa de 1998”. O torneio de 98 foi em solo francês. A geração que fracassou em 1994 tinha Jean-Pierre Papin, David Ginola, Eric Cantona, Didier Deschamps e Marcel Desailly. Alguns seriam campeões quatro anos depois.

Fracassos são mais comuns do que se pensa

ARGENTINA

Publicidade

A Argentina, também por questões políticas, recusou-se a disputar as edições de 1950 e 1954. O país queria receber a edição de 50 e não aceitou a escolha do Brasil como sede. A única vez que foi eliminada em campo foi em 1970, quando fracassou nas Eliminatórias.

URUGUAI

O Uruguai fracassou na repescagem de 2006 (Revista Kicken) O Uruguai fracassou na repescagem de 2006 (Revista Kicken)

Campeão em 1930 e em 1950, o Uruguai caiu muito de produção e ficou de fora dos torneios de 58, 78, 82, 94, 98 e 2006. A Celeste não disputou ainda 1934 e 1938 apenas para dar o troco aos europeus que boicotaram seu torneio em 1930.

Publicidade

 

ESPANHA

A Espanha vem marcando presença em todas as Copas desde a edição de 1974, quando ficou de fora pela última vez. Porém, a grande ausência da Fúria foi em 1958, quando tinha o Real Madrid como um timaço, mas invadido por atletas estrangeiros. Esse “estrangeirismo” dos clubes do país foi apontado como um fator para o futebol local ter demorado a evoluir em termos de selecionado.

Publicidade

INGLATERRA

A Inglaterra era tratada como favorita nas Eliminatórias de 1974 (Arquivo Fifa) A Inglaterra era tratada como favorita nas Eliminatórias de 1974 (Arquivo Fifa)

A Inglaterra se recusou a disputar os torneios de 1930, 1934 e 1938 alegando ser muito superior aos rivais e não concordar com a realização de um Mundial. Era um boicote à Fifa. Em campo, deixou de participar dos torneios de 1974, 1978 e 1994.

Leia também:

Publicidade

Jornal português crava o retorno de Mattheus, filho de Bebeto, ao Flamengo
Em noite de Thiago Neves, Cruzeiro volta ao topo do returno do Brasileirão
Mais que um jogo: Grêmio realiza sonho de torcedor com câncer em estágio terminal
#DateRuim: quando as coisas dão errado no esporte
Fred supera Zico na lista de artilheiros do Campeonato Brasileiro; Veja o Top 10