Faltando duas rodadas para terminar a fase de grupos da Champions League é possível fazer um balanço do que aconteceu até aqui e projetar as oitavas de final. Isso porque a rodada de meio de semana trouxe algumas certezas e aumentou o drama de alguns grandes clubes do Velho Continente.
Real Madrid e Manchester City empataram fora de casa com Shakhtar Donetsk e Copenhagen, respectivamente. Mas se garantiram na próxima fase da competição. Alívio também sentido pelo Bayern de Munique, que manteve os cem por cento de aproveitamento com o triunfo de 4 a 2 sobre o Plzeñ, também como visitante. Mas não só os gigantes se garantiram. Que o diga o modesto Brugge, da Bélgica, que se qualificou com o empate sem gols com o Atlético de Madrid na Espanha.
– Garantir a vaga na próxima fase é o primeiro alvo de qualquer clube da Champions League, mesmo os grandes. Tanto que alguns deles ficam pelo caminho – alertou Pep Guardiola, comandante do Manchester City.
Mas nenhum dos classificados teve o brilho do Napoli. A vitória de 4 a 2 sobre o Ajax manteve os cem por cento de aproveitamento de um time que encanta pela capacidade ofensiva. São 17 gols, uma média superior a quatro por partida.
Gigantes em perigo
Alguns dos gigantes estão em situação muito complicada. A derrota de 2 a 0 para o Maccabbi, em Israel, deixou a Juventus praticamente fora das oitavas de final. Em um grupo com PSG e Benfica dividindo a liderança com oito pontos, a Velha Senhora tem apenas três pontos. Assim só aumenta a pressão sobre Massimiliano Allegri.
Relacionadas
No Grupo C o Barcelona vive seu drama após o empate por 3 a 3 com a Internazionale, que tem sete pontos em uma chave onde o Bayern se classificou. Com apenas quatro pontos, o Barça não vencerá mais os milaneses no confronto direto. Assim, além de ganhar os dois próximos jogos, precisa torcer para a Inter não vencer mais. Só que na próxima rodada os italianos, em casa, encaram o Plzeñ, já eliminado.
– Temos que trabalhar enquanto existir possibilidades – disse Pedri.
Grupos equilibrados
Algumas chaves vivem situações empolgantes por conta do equilíbrio. No Grupo D o Tottenham lidera com sete pontos, um a mais que Olympique de Marselha e Sporting. O lanterna FRankfurt, com quatro pontos, também tem chance.
O Chelsea está mais tranquilo no Grupo E, líder com sete pontos. Mas não pode vacilar. Isso porque o Salzburg, na segunda posição, com seis pontos, promete lutar até o fim. Pior para Milan e Dinamo Zagreb, que aparecem com quatro pontos.
A Champions League dá uma pausa agora, mas volta a ser disputada em 25 de outubro, quando acontece a penúltima rodada. Até lá as equipes que ainda brigam pela vaga terão grande trabalho para arrumarem a casa.
Você Também pode gostar
- Real Madrid e Bayern travam batalhas na próxima janela de transferências
- PSG tem mais uma derrota na ‘guerra’ com Mbappé
- Manchester City prepara caminhão de dinheiro para renovar com Haaland
- Rodri elogia Vini Jr e não descarta transferência para o Real Madrid
- Barcelona terá desfalque no ataque no retorno da La Liga
- Lateral do Santos entra na mira de gigantes da Europa
Comentar