A Conmebol anunciou nesta segunda-feira as mudanças no formato da Copa Sul-Americana de 2023. Segundo a entidade, haverá uma fase preliminar, com confrontos nacionais, e um playoff entre a fase de grupos e as oitavas de final.

Troféu da Copa Sul-Americana/(Photo by Buda Mendes/Getty Images)
Dessa forma, a nova maneira de disputa da competição será similar ao que acontece na Liga Europa, que também reúne em jogos mata-mata equipes eliminadas da Champions League.
Na fase preliminar do torneio, serão 32 times e não irão participar clubes brasileiros e argentinos. Sendo assim, essas equipes estarão classificadas diretamente para a fase de grupos.
Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela terão quatro equipes cada. Porém apenas duas de cada país avançam para os grupos. Serão jogos únicos, com sorteio de mando de campo.
Já na fase de grupos, a primeira colocação ganha vaga direta nas oitavas de final. Mas os segundos lugares não serão eliminados, como ocorreu na última edição. Eles disputarão um confronto eliminatório contra as equipes que caírem como terceiras colocadas na Libertadores.
Relacionadas
Nesta quarta-feira, 21, às 12h, será realizado o sorteio dos jogos da fase preliminar. São Paulo, América-MG, Botafogo, Santos, Goiás e Bragantino serão os clubes brasileiros na fase de grupos da competição.
Você Também pode gostar
- Universidad de Chile x Botafogo: onde assistir com imagens ao jogo da Libertadores
- A caminho do Santos, Neymar se despede do Al-Hilal
- Klopp viaja ao Brasil para conhecer RB Bragantino
- Romário avalia possível retorno de Neymar ao Brasil
- Veja as principais movimentações do mercado de transferências do futebol brasileiro (03/01)
- Botafogo tem “debandada” do elenco campeão – veja quem chega e quem sai