Futebol Internacional

Com polêmica e drama, Peru vence o Paraguai nos pênaltis e avança para a semifinal da Copa América

Vice-campeão em 2019, o Peru está na semifinal da Copa América. Em jogo polêmico e dramático, a seleção peruana venceu o Paraguai nos pênaltis por 4 a 3, após empate por 3 a 3 no tempo normal, nesta sexta-feira, no Estádio Olímpico, em Goiânia. Agora, o Peru vai enfrentar o Brasil na semi, já na segunda-feira, às 20h, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Ou seja, a reedição da decisão da última Copa América.

A zaga “brasileira” do Paraguai foi protagonista. Gustavo Gómez, do Palmeiras, fez um gol, mas foi expulso ainda no primeiro tempo. Júnior Alonso, do Atlético-MG, empatou para os paraguaios.

O Paraguai ficou na bronca com a arbitragem, com a reclamação de um pênalti quando o placar estava 1 a 1, mas foi valente. Conseguiu levar a decisão para os pênaltis, mas caiu.

Com polêmica, Paraguai leva virada na Copa América

O primeiro tempo foi bem movimentado. O Paraguai começou melhor e abriu o placar logo aos dez minutos. Após cobrança de escanteio, Martínez ganhou pelo alto, mas viu Gallese salvar. Gustavo Gómez aproveitou o rebote e marcou.

Gustavo Gómez Peru x Paraguai Copa América

Gustavó Gómez marcou, mas foi expulso no fim do primeiro tempo | Foto: Conmebol / Divulgação

Gallese evitou o segundo do Paraguai em chute de González. Antony Silva também precisou trabalhar, em finalização de Peña. Aos 20, ele nada pôde fazer. Carillo fez jogada pela direita e cruzou. Lapadula se antecipou a Gustavo Gómez e deixou tudo igual.

Aos 22, a polêmica do jogo. Após cruzamento para área, Santamaría dividiu com Espínola e acertou o rival, mas arbitragem considerou o lance normal. O VAR não recomendou a revisão. Os paraguaios queriam o pênalti.

MAIS! Acerto com Sergio Ramos já causa desconforto no elenco do PSG

O Paraguai quase voltou a ficar na frente do placar. Ramos tentou cortar, mas quase fez contra. A bola bateu no travessão. O Peru respondeu com a virada. Aos 39, Lapadula foi lançado e tocou na saída de Gallese: 2 a 1.

A bronca paraguaia com a arbitragem aumentou. A reclamação foi de um toque de braço na origem da jogada, mas foi lance de “bola na mão”. Gustavo Gómez, por se queixar, levou amarelo. No fim do primeiro tempo, o zagueiro do Palmeiras sofreu falta, mas deixou o braço em Lapadula, recebeu mais um amarelo e foi expulso.

Paraguai arranca empate no fim

O Paraguai conseguiu empatar no começo do segundo tempo. Aos oito minutos, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Júnior Alonso. O zagueiro do Atlético-MG não perdoou e chutou para fazer 2 a 2.

O Peru tentou pressionar. Antony Silva apareceu bem duas vezes para salvar o Paraguai. Aos 35, ele deu azar. Yotún chutou de fora da área, a bola desviou na zaga e entrou: 3 a 2.

Principal nome do Peru, Carillo recebeu o segundo amarelo aos 40 minutos e foi expulso. O Paraguai não desistiu e chegou ao empate aos 44 minutos. Ávalos completou cruzamento e fez 3 a 3. A decisão foi para os pênaltis.

Peru avança na Copa América nos pênaltis

Ángel Romero abriu a disputa de pênaltis para o Paraguai e marcou. Lapadula fez para o Peru. Alonso recolocou os paraguaios em vantagem. Yotún, de cavadinha, empatou. Martínez isolou, mas Ormeño parou em Antony Silva. Continuou empatado.

Samudio também isolou para o Paraguai. Tapia converteu e colocou o Peru em vantagem: 3 a 2. Piris da Motta fez e manteve a esperança para os paraguaios. Antony Silva defendeu a cobrança de Cueva. O Paraguai continuou na disputa.

Nas alternadas, Gallese pegou a batida de Espínola. O Peru teve mais uma chance de fechar. Ex-Flamengo, Trauco fez e garantiu a classificação: 4 a 3.

Você Também pode gostar