A Seleção Brasileira busca deslanchar nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 e visita o Paraguai, nesta terça-feira, às 21h30 (horário de Brasília), no Defensores del Chaco, pela 8ª rodada da competição. O MQJ MEMÓRIA, então, entra em campo para relembrar um episódio marcante no histórico entre os dois países. Em 2011, o Brasil deu vexame nos pênaltis.
Na Copa América daquele ano, disputada na Argentina, o Brasil encontrou o Paraguai nas quartas de final. Contudo, o dia 17 de julho de 2011 se transformou em um vexame brasileiro nos pênaltis. Isso porque a Seleção perdeu todas as cobranças que bateu.
Sob o comando de Mano Menezes, o Brasil avançou em primeiro lugar do Grupo B. Contudo, pressionado. A Seleção largou com 0 a 0 com a Venezuela. Depois, empatou em 2 a 2 com o Paraguai, sendo que Fred deixou tudo igual aos 45 minutos da etapa final.
Reforço do Flamengo, Carlos Alcaraz foi vilão rubro-negro na Libertadores de 2020
Assim, o Brasil chegou sob pressão à última rodada da fase de grupos. O time de Mano deu a resposta, com uma vitória por 4 a 2 sobre a Venezuela: Alexandro Pato e Neymar marcaram duas vezes cada um.
O drama do Brasil contra o Paraguai
A Seleção, assim, ficou com o primeiro lugar do grupo, com cinco pontos, mesma pontuação da Venezuela, que teve saldo pior. Já o Paraguai, com três pontos, avançou como segundo melhor terceiro colocado e reencontrou o Brasil nas quartas de final.
Surpresa brasileira e ídolos: a histórica janela de transferências do Barcelona de 2014
No mata-mata, o Brasil foi melhor em campo. Entretanto, não conseguiu marcar no tempo normal e na prorrogação. Assim, a decisão se encaminhou para os pênaltis. E a Seleção deu vexame.
Elano abriu a série e isolou. O Paraguai perdeu na sequência: Edgar Barreto cobrou à direita. Contudo, Thiago Silva parou no goleiro Justo Villar. Estigarribia, então, venceu Julio Cesar e colocou os paraguaios em vantagem.
André Santos também isolou para o Brasil. Riveros aumentou a vantagem paraguaia. Fred precisava converter para manter a Seleção viva. Contudo, ele mandou à direita. O Paraguai, assim, venceu a disputa por 2 a 0.
Mano Menezes escalou o seguinte time naquela ocasião: Julio Cesar; Maicon, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas Leiva, Ramires e Ganso; Neymar, Robinho e Alexandre Pato. Fred entrou na etapa final, enquanto Lucas Moura e Elano foram acionados na prorrogação.
Após eliminar a Seleção, o Paraguai passou pela Venezuela na semifinal também nos pênaltis. Entretanto, perdeu para o Uruguai por 3 a 0 na decisão e ficou com o vice-campeonato.
Você Também pode gostar
- CBF troca local de treinamentos da Seleção Brasileira por recentes desavenças
- Tá em crise, chama o Chile! Relembre as vezes em que o Brasil deu a volta por cima contra o Chile
- Eleições chegando! Relembre boleiros que viraram prefeitos, vereadores e deputados
- CBF teve que explicar convocação de Luiz Henrique – veja o motivo
- O histórico título do Manchester City em 2012: mudança de patamar na Premier League
- Há quanto tempo o Brasil não chega a uma final de Copa do Mundo?