O futebol está voltando para casa, como canta a torcida da Inglaterra. Pelo menos, agora, os ingleses estão a um passo de uma glória e tanto. Nesta quarta-feira, a Inglaterra venceu a Dinamarca na prorrogação por 2 a 1, após empate por 1 a 1 no tempo normal, em Wembley, e garantiu vaga na final da Eurocopa. A semifinal ficou marcada por um pênalti polêmico em cima de Sterling no tempo extra. É a primeira vez que o país inventor do futebol chega a uma decisão de Euro. O time inglês vai enfrentar a Itália, neste domingo, às 16h (de Brasília), em Wembley.
Para se ter uma ideia de como o “futebol se afastou de casa”, a Inglaterra não chegava a uma final desde 1966, quando conquistou a Copa do Mundo. Por sinal, não ter um título de Euro sempre foi motivo de provocações. A glória europeia nunca esteve tão perto. A primeira final pode tirar a seleção inglesa da fila e encher de orgulho quem canta que o futebol está voltando para casa. E o palco não poderia ser melhor: Wembley, mítico estádio do país.
Inglaterra sonha e Dinamarca se despede com história de superação
A torcida inglesa sonha com razão. A seleção mostra consistência. Ao eliminar a Alemanha, nas oitavas de final, ganhou moral e deu um recado de que poderia ir bem longe. A goleada sobre a Ucrânia, nas quartas, confirmou o bom momento. Agora, bater a Dinamarca já significa um feito histórico, o da primeira final, e deixa bem perto de levar o futebol de volta para casa. Entretanto, o capítulo final promete. É que a Itália ostenta uma sequência de 33 jogos de invencibilidade.
Relacionadas
Já a Dinamarca se despede de cabeça erguida e com uma história de superação. Na estreia, o meia Eriksen sofreu uma parada cardíaca em campo. Ele está bem. Foi um susto e tanto. A seleção dinamarquesa se superou e fez uma Euro de respeito. E vai reclamar do pênalti dado para a Inglaterra.
Inglaterra e Dinamarca é recheado de tensão na Eurocopa
O duelo começou com pouca emoção. A Dinamarca tratou de tirar a velocidade da partida. Aos poucos, foi tomando o controle do duelo e deu o bote. Aos 29 minutos, Damsgaard bateu falta com categoria e fez 1 a 0. Foi o primeiro gol sofrido pela Inglaterra nesta Eurocopa.
A seleção inglesa precisou de poucos minutos para absorver o golpe e finalmente ameaçar Schmeichel. Sterling recebeu cruzamento, mas parou no goleiro dinamarquês, que fez grande defesa, aos 37 minutos. Dois minutos depois, ele nada pôde fazer. Harry Kane lançou Saka na direita. O atacante cruzou rasteiro e viu Kjaer, ao tentar cortar e impedir o gol de Sterling, marcar contra: 1 a 1.
No segundo tempo, a Inglaterra usou o jogo aéreo e quase virou. Aos nove minutos, Maguire ganhou pelo alto e cabeceou no canto, mas Schmeichel voou e salvou a Dinamarca.
MAIS! Barcelona foca em novo tridente e abre porta de saída para Griezmann
De emoção, foi só. O que se viu foi pura tensão. A Inglaterra bem que tentou, mas não conseguiu superar a bem montada defesa adversária. A Dinamarca, por sua vez, não encaixou o contra-ataque. A semifinal foi para a prorrogação.
O drama da prorrogação e o pênalti polêmico
A Inglaterra assustou logo no começo do tempo extra. Harry Kane foi lançado e chutou cruzado, mas viu Schmeichel defender. O goleiro, na sequência, espalmou chute de Grealish.
MAIS! Reforço: PSG anuncia segunda contratação deste mercado da bola
No fim do primeiro tempo da prorrogação, um pênalti polêmico. Sterling fez jogada pela direita, sofreu um leve toque e caiu na área. O juiz marcou falta. O VAR não recomendou revisão. Aos 13, Harry Kane bateu, Schmeichel defendeu, mas Kane marcou no rebote: 2 a 1.
A Dinamarca precisou atacar mais no segundo tempo da prorrogação. Braithwaite, de fora da área, viu Pickford mandar para escanteio. Sterling quase ampliou no fim. Mais inteira fisicamente, a Inglaterra conseguiu controlar a Dinamarca e garantiu vaga na final da Eurocopa.
Você Também pode gostar
- Harry Kane descarta aposentadoria após Copa do Mundo de 2026
- Kane elogia período de Lee Carsley no comando da Inglaterra
- Kane critica atitudes de companheiros da seleção
- Inglaterra tem oito desfalques nesta Data Fifa
- Inglaterra anuncia novo técnico
- Seleção da Inglaterra tem favorito para assumir o comando