O rebaixamento do Alianza no Campeonato Peruano segue repercutindo. O clube, um dos principais da América do Sul, jamais tinha caído para a Segundona. Mas ele não está só na lista. O clube se junta a outros gigantes sul-americanos rebaixados.

O Alianza foi rebaixado pela primeira vez (Foto: FEF)
Desde que o Grêmio abriu a série em 1991, vários grandes clubes brasileiros foram rebaixados. Aliás, dos gigantes nacionais apenas Flamengo, São Paulo e Santos jamais caíram para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.
Leia também
PSG ou Barcelona? A resposta que Neymar não deu sobre Lionel Messi
Imagem de Maradona no céu intriga argentinos
Na Argentina gigantes como o River Plate também sentiram o gosto amargo. O MAIS QUE UM JOGO relembra Gigantes sul-americanos rebaixados:
Alianza Lima

Torcida do Alianza apoia clube (Foto: Alianza)
O Alianza Lima foi rebaixado no fim de semana. Após uma experiência ruim com um fundo de investimentos, o clube entrou em queda livre. Trocou de técnico três vezes na temporada e isso custou muito caro. Uma virada de mesa foi cogitada, mas já descartada pela Federação Peruana de Futebol (FPF).
Cruzeiro

Elenco experiente não salvou o Cruzeiro (Foto: Twitter / Mineirão / Divulgação)
A Raposa foi rebaixada no ano passado após uma campanha vergonhosa. O Cruzeiro foi reflexo em campo da sua diretoria, que levou o clube ao estado de falência.
Atlético-MG

Atlético-MG foi rebaixado (Foto: CBF)
Rival do Cruzeiro, o Atlético-MG sentiu o gosto do rebaixamento em 2005. Mas o Galo retornou no ano seguinte.
Vasco

Vasco caiu em jogo polêmico (Foto: Meia Hora)
O Vasco foi rebaixado três vezes nos últimos 12 anos, deixando sua torcida triste. A primeira queda foi em 2008. Depois a degola veio em 2013 e 2015. Mas em todas elas o Vasco voltou logo em seguida.
Fluminense

Fluminense caiu em 1997 (Foto: Arquivo CBF)
O Fluminense foi o único grande clube a disputar a Terceira Divisão. Isso foi em 1999, quando o time ganhou a Série C. A década de 90 foi triste demais para os tricolores. O time caiu em 1996, mas permaneceu na elite graças a uma virada de mesa. No ano seguite voltou a ser rebaixado. Em 1998 fez péssima Série B e caiu para a Terceirona.
Botafogo

Botafogo sofreu muito em 2014 (Foto: Reprodução Internet)
Lutando contra a degola atualmente, o Botafogo foi rebaixado nos anos de 2002 e 2014. Nas duas ocasiões voltou logo em seguida.
Corinthians

As manchetes do rebaixamento corintiano em 2007 (Reprodução)
O Corinthians foi rebaixado em 2007 em uma temporada para ser esquecida pela torcida. Mas conseguiu o acesso no ano seguinte.
Palmeiras

Palmeiras foi alvo de piada (Foto: Reprodução Internet)
O Palmeiras foi rebaixado pela primeira vez em 2002, mas subiu em seguida. Em 2012 voltou a cair pouco depois de ter conquistado a Copa do Brasil. Entretanto voltou logo depois.
Internacional

O Inter de 2016 (Foto: Ricardo Duarte / Inter, DVG)
O Colorado conheceu o rebaixamento em 2016, após uma campanha ridícula. O mau desempenho foi fruto de uma má administração do clube. O Internacional voltou no ano seguinte.
Grêmio

Manchetes mostraram queda do Grêmio (Foto: Correio do Povo)
O Grêmio visitou a Série B duas vezes. Foi o primeiro grande clube rebaixado em 1991, voltando somente graças a uma mudança de regulamento. Depois caiu novamente em 2004, retornando no ano seguinte após a Batalha dos Aflitos.
Independiente

O Independiente caiu em 2013 (Foto: TV Pública)
Maior campeão da Copa Libertadores, o Independiente caiu em 2013. Mas o Rei de Copas deu a volta por cima e voltou logo depois. Inclusive em 2017 ergueu o caneco da Copa sul-Americana em uma final contra o Flamengo.
River Plate

O River Plate rebaixado recentemente (Foto: AFA)
Com um sistema de rebaixamento confuso, que levava em consideração média de pontos, o River Plate caiu em 2011. E olha que o clube ainda teve a chance de escapar em um cruzamento com o Belgrano, mas poerdeu fora de casa por 2 a 0 e conseguiu apenas um empate por 1 a 1 no Monumental de Nuñez.
San Lorenzo

San Lorenzo nem sempre comemorou (Foto: Arquivo Conmebol)
O San Lorenzo caiu em 1981. O time estava muito mal na tabela de classificação e ainda enfrentou uma crise financeira.
Racing

Torcida do Racing salvou o clube(Foto: Reprodução Youtube)
O algoz do Flamengo, o Racing caiu em 1983 e ainda permaneceu um ano na Segundona argentina. Mas voltou em 1985. O clube em 1999 esteve perto da degola após abrir falência, mas a união da torcida impediu o pior.
Libertad

Libertad já caiu, mas mostrou muita força. Assim virou um gigante paraguaio (Foto: Libertad)
Com 20 títulos do Campeonato Paraguaio, o Libertad caiu em 1999. O clube entretanto deu a volta por cima e retornou no ano seguinte, inclusive ganhando muitos títulos ao longo deste século.
Universidad de Chile

Torcida da Universidad de Chile já sofreu (Foto: Divulgação)
A Universidad de Chile sofria com administrações ruins quando uma grave crise financeira rebaixou o clube em 1989. Mas o time retornou logo em seguida.
Você Também pode gostar
- Universidad de Chile x Botafogo: onde assistir com imagens ao jogo da Libertadores
- Melgar x Vasco: onde assistir ao vivo com imagens, horário e escalações
- Veja as principais movimentações do mercado de transferências do futebol brasileiro (03/01)
- Vasco procura jogadores com “força” no mercado – veja quem chega e quem sai
- Botafogo tem “debandada” do elenco campeão – veja quem chega e quem sai
- Botafogo estuda o mercado para ter um novo treinador