O futebol brasileiro exporta talento para o mundo e também para seleções. Esta Eurocopa, por exemplo, terá sete brasileiros em campo. Tem se tornado cada vez mais comum o principal torneio europeu de seleções ter um toque brasileiro.
Nesta Eurocopa – a bola começa rolar nesta sexta-feira -, Mário Fernandes (Rússia), Thiago Alcântara (Espanha), Emerson Palmieri, Rafael Tolói e Jorginho (Itália), Marlos (Ucrânia) e Pepe (Portugal) vão “representar” o Brasil.
O zagueiro Pepe é um especialista no torneio. Será a quarta Euro dele. Inclusive, ele tem um título, o de 2016. O defensor também disputou em 2008 e 2012.
Relacionadas
Outro brasileiro campeão da Euro é o ex-volante Marcos Senna, que fez sucesso pelo Villarreal. Ele foi titular na campanha vencedora da Espanha de 2008.
A edição de 2008 teria um brasileiro campeão. É que a Alemanha, que perdeu para a Espanha, contava com Kevin Kuranyi. Ele já havia disputado a Euro de 2004.
Outro brasileiro que disputou uma Euro com a Alemanha foi Paulo Rink, em 2000. Já o ex-zagueiro Donato reforçou a Espanha na Eurocopa de 1996.
Deco foi vice-campeão com Portugal em 2004 e também disputou a Euro de 2008, que contou também com o ex-lateral-esquerdo Roger Guerreiro, naturalizado polonês, e Mehmet Aurélio, pela Turquia.
Em 2012, além de Pepe, jogaram a Euro Thiago Motta, pela Itália, e Eduardo da Silva, pela Croácia. O número aumentou em 2016: Éder (Itália), Guilherme Marinato (Rússia), Thiago Alcântara (Espanha) e Thiago Cionek (Polônia), além de Pepe e Thiago Motta.
Você Também pode gostar
- Goleiro da Espanha opera punho após jogar a Euro no sacrifício
- Maldição de Harry Kane? Derrota na Euro amplia jejum absurdo da Inglaterra
- Espanha quebra 12 recordes na Eurocopa; Lamine Yamal e Jesús Navas são destaques
- Jogadores da Espanha recebem milhões por título da Euro
- Cucurella falou sobre as vaias que recebeu da torcida alemã na EURO 2024
- Yamal revela que Mbappé pediu sua camisa na Euro