Publicidade

Candidatos a artilheiros não faltam: Cristiano Ronaldo, Lewandowski, Harry Kane… a Eurocopa reúne nomes de peso e uma concorrência acirrada pelo posto de artilheiro. A bola começa a rolar a partir de sexta-feira. Você lembra que foi o goleador da última edição?

A resposta é Griezmann. Ele marcou seis gols na edição de 2016, em que a França foi derrotada por Portugal na final.

Griezmann Eurocopa Griezmann foi artilheiro da última Eurocopa | Foto: Imago Images

A primeira Eurocopa foi disputada em 1960 e teve dois franceses como artilheiros: Just Fontaine e Jean Vincent. Cada um marcou cinco gols. Em 1964, o dinamarquês Ole Madsen, com sete gols, foi o goleador.

Publicidade

A antiga Iugoslávia teve como artilheiros, em 1968, Vahidin Musemic e Dragan Dzajic, com três gols, cada. Lenda alemã, Gerd Müller foi goleador da edição de 1972, com cinco gols.

Relacionadas

Koundé
Cristiano Ronaldo Juventus

Em 1976, o alemão Dieter Müller foi o goleador (marcou quatro vezes), enquanto em 1980 a honraria foi de Klaus Allofs, também da Alemanha, com três gols. Michel Platini brilhou em 1984 e foi o artilheiro com nove gols.

Os artilheiros da Eurocopa

O holandês Marco van Basten, em 1988, foi o artilheiro da Eurocopa com cinco gols. A edição de 1992 teve três artilheiros: Henrik Larsen (Dinamarca), Bergkamp (Holanda) e Thomas Brolin (Suécia). Cada um marcou três vezes.

Marco van Basten Eurocopa Marco van Basten brilhou para a Holanda | Foto: Imago Images

Publicidade

Já Alan Shearer, com cinco bolas na rede, foi o goleador da Eurocopa de 1996, enquanto Patrick Kluivert (Holanda) e Milosevic (Sérvia) dividiram o posto em 2000, com cinco gols cada. Milan Baros, da República Tcheca, foi quem mais marcou no torneio de 2004: cinco gols.

Galeria de Fotos

Em 2008, David Villa foi o artilheiro, com quatro gols. A edição de 2012 teve um tríplice empate na artilharia: o espanhol Fernando Torres, o croata Mandzukic e o russo Alan Dzagoev. Cada um marcou três vezes.

Comentários