Publicidade

A final da Liga Europa entre Manchester United e Villarreal, nesta quarta-feira, pode aumentar a lista de brasileiros campeões do torneio. O lateral-esquerdo Alex Telles e o volante Fred, do United, são os representantes do país na decisão.

Na trajetória de Copa da Uefa até Liga Europa, muitos brasileiros conquistaram o torneio, o segundo mais importante do Velho Continente. Em 1988, por exemplo, Tita ganhou com Bayer Leverkusen.

Tita Copa Uefa Tita com o troféu da Copa da Uefa | Foto: Imago Images

No ano seguinte, o Napoli ganhou com Alemão e Careca. Em 1993, o zagueiro Júlio César foi campeão com a Juventus. Cinco anos mais tarde, Zé Elias e Ronaldo ajudaram a Inter de Milão a conquistar a Copa da Uefa.

Relacionadas

Benzema Real Madrid
Felipe Seleção Brasileira

Publicidade

Em 2000, Taffarel, Capone e Márcio Mexerica eram os brasileiros do campeão Galatasaray. O Feyenoord ganhou em 2002 com Leonardo e Leonardo Santiago. No ano seguinte, Deco, naturalizado português, Derlei e Clayton conquistaram o título com Porto.

O Valencia, campeão de 2004, teve Fábio Aurélio e Ricardo Oliveira. No ano seguinte, Daniel Carvalho e Vagner Love levaram o CSKA à glória. Um quarteto brasileiro foi bicampeão com o Sevilla, em 2006 e 2007: Daniel Alves, Adriano, Renato e Luis Fabiano.

Luis Fabiano Liga Europa Sevilla é especialista do torneio | Foto: Imago Images

Brasileiros se dão bem na Liga Europa

O Shakthar conquistou a Copa da Uefa, em 2009, com seis brasileiros: Ilsinho, Fernandinho, Jadson, Willian, Brandão e Luiz Adriano. Já na “era Liga Europa”, Paulo Assunção foi campeão com Atlético de Madrid em 2010.

Publicidade

No ano seguinte, o Porto teve seis brasileiros no elenco campeão: Helton, Maicon, Souza, Fernando, Hulk e Walter. Em 2012, além de Paulo Assunção, o Atlético de Madrid contou com Miranda, Filipe Luís e Diego na campanha do título.

Filipe Luís Filipe Luís brilhou no Atlético de Madrid | Foto: Imago Images

O trio brasileiro David Luiz, Ramires e Oscar foi campeão com Chelsea em 2013. Três anos depois, Mariano ganhou com Sevilla. O Atlético de Madrid voltou a ser campeão em 2018, com Filipe Luís e Diego Costa, naturalizado espanhol.

Galeria de Fotos

Em 2019, o Chelsea conquistou mais um título da Liga Europa, com David Luiz, Emerson Palmieri (naturalizado italiano, Jorginho (naturalizado italiano) e Willian.

Publicidade

No ano passado, o Sevilla superou a Inter de Milão na decisão. Diego Carlos e Fernando foram os representantes do Brasil.

Comentários