A final da Liga Europa entre Manchester United e Villarreal, nesta quarta-feira, pode aumentar a lista de brasileiros campeões do torneio. O lateral-esquerdo Alex Telles e o volante Fred, do United, são os representantes do país na decisão.
Na trajetória de Copa da Uefa até Liga Europa, muitos brasileiros conquistaram o torneio, o segundo mais importante do Velho Continente. Em 1988, por exemplo, Tita ganhou com Bayer Leverkusen.
No ano seguinte, o Napoli ganhou com Alemão e Careca. Em 1993, o zagueiro Júlio César foi campeão com a Juventus. Cinco anos mais tarde, Zé Elias e Ronaldo ajudaram a Inter de Milão a conquistar a Copa da Uefa.
Relacionadas
Em 2000, Taffarel, Capone e Márcio Mexerica eram os brasileiros do campeão Galatasaray. O Feyenoord ganhou em 2002 com Leonardo e Leonardo Santiago. No ano seguinte, Deco, naturalizado português, Derlei e Clayton conquistaram o título com Porto.
O Valencia, campeão de 2004, teve Fábio Aurélio e Ricardo Oliveira. No ano seguinte, Daniel Carvalho e Vagner Love levaram o CSKA à glória. Um quarteto brasileiro foi bicampeão com o Sevilla, em 2006 e 2007: Daniel Alves, Adriano, Renato e Luis Fabiano.
Brasileiros se dão bem na Liga Europa
O Shakthar conquistou a Copa da Uefa, em 2009, com seis brasileiros: Ilsinho, Fernandinho, Jadson, Willian, Brandão e Luiz Adriano. Já na “era Liga Europa”, Paulo Assunção foi campeão com Atlético de Madrid em 2010.
No ano seguinte, o Porto teve seis brasileiros no elenco campeão: Helton, Maicon, Souza, Fernando, Hulk e Walter. Em 2012, além de Paulo Assunção, o Atlético de Madrid contou com Miranda, Filipe Luís e Diego na campanha do título.
O trio brasileiro David Luiz, Ramires e Oscar foi campeão com Chelsea em 2013. Três anos depois, Mariano ganhou com Sevilla. O Atlético de Madrid voltou a ser campeão em 2018, com Filipe Luís e Diego Costa, naturalizado espanhol.
Em 2019, o Chelsea conquistou mais um título da Liga Europa, com David Luiz, Emerson Palmieri (naturalizado italiano, Jorginho (naturalizado italiano) e Willian.
No ano passado, o Sevilla superou a Inter de Milão na decisão. Diego Carlos e Fernando foram os representantes do Brasil.
Você Também pode gostar
- Jogadores brasileiros dominam as três finais de competições europeias
- Oitavas de final da Liga Europa: classificados, data e horário do sorteio
- Liverpool, West Ham, Roma… os elencos mais caros da Liga Europa
- Manchester United x Sevilla é a principal atração das quartas de final da Liga Europa: veja os duelos desta fase
- Sporting x Arsenal é destaque das oitavas de final da Liga Europa; confira todos os confrontos
- Jorginho confirma que a sua prioridade é o Chelsea