Futebol Brasileiro

Vitórias, sustos e zebras: as estreias dos brasileiros no formato atual do Mundial

Arrascaeta Flamengo Mundial
Arrascaeta completa para o fundo do gol | Foto: Francois Nel/Getty Images

O Palmeiras inicia a caminhada no Mundial de Clubes, neste domingo, na semifinal contra o Tigres, do México. É mais um brasileiro a experimentar o formato implementado pela Fifa em 2005. De lá para cá, alguns clubes do país sofreram no primeiro desafio. E dois deles amargam decepção logo de cara.

Palmeiras Mundial

Palmeiras encara o Tigres pelo Mundial | Foto: Cesar Greco / Palmeiras / Divulgação

O histórico brasileiro na semifinal do Mundial de Clubes aponta duas zebras. Internacional e Atlético-MG caíram surpreendentemente. Apenas Santos e Flamengo venceram por dois gols de diferença, sendo que o clube carioca ganhou de virada. Ou seja, os times do país não costumam ter moleza.

MAIS! De olho no Tigres! Os principais jogadores do adversário do Palmeiras no Mundial

A estreia dos brasileiros no atual formato do Mundial

São Paulo estreia formato

Na semifinal de 2005, o São Paulo superou o Al Ittihad, da Arábia Saudita, por 3 a 2. Amoroso abriu o placar, mas Mohammed Noor empatou. Na etapa final, Amoroso, de novo, e Rogério Ceni, de pênalti, marcaram para o Tricolor Gaúcho. Hamad Al-Montashari descontou. Na final, o São Paulo bateu o Liverpool.

Rogério Ceni São Paulo Mundial

Rogério Ceni marcou para o São Paulo em 2005 | Foto: Koichi Kamoshida/Getty Images

Internacional em 2006

O Colorado teve trabalho no ano seguinte. A semifinal foi contra o Al-Ahly, do Egito. Alexandre Pato colocou o Inter na frente, mas o angolano Flávio deixou tudo igual. Luiz Adriano, atualmente no Palmeiras, deu a vitória ao clube gaúcho. Na final, o Inter venceu o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho.

Luiz Adriano Internacional

Luiz Adriano brilhou para o Internacional | Foto: TORU YAMANAKA/AFP via Getty Images

A decepção do Inter em 2010

O Colorado foi surpreendido na semifinal e amargou uma grande decepção. O Mazembe, da República Democrática do Congo, aprontou para cima de Guiñazu, D’Alessandro, Sobis & Cia. O Internacional perdeu por 2 a 0 e teve de ir disputar o terceiro lugar (venceu o Seongnam, da Coreia do Sul, por 4 a 2).

Kidiaba

Kidiaba fez sucesso contra o Inter | Foto: MARWAN NAAMANI/AFP via Getty Images

Santos em 2011

Sob a batuta de Neymar, o Peixe venceu o Kashiwa Reysol, do Japão, por 3 a 1. Neymar e Borges deixaram o Santos em vantagem. Hiroki Sakai diminuiu no segundo tempo, mas o gol de Danilo tratou de tranquilizar a situação. Na final, o time caiu para o Barcelona por 4 a 0.

Neymar Santos

Neymar abriu o caminho para vitória do Santos | Foto: KAZUHIRO NOGI/AFP via Getty Images

Corinthians em 2012

O Timão venceu o Al-Ahly, do Egito, por 1 a 0. O herói da vitória foi o peruano Paolo Guerrero, autor do gol. Na final, o Corinthians derrotou o Chelsea e conquistou o mundo.

Guerrero Corinthians

Guerrero brilhou no Mundial | Foto: TOSHIFUMI KITAMURA/AFP via Getty Images

Atlético-MG é surpreendido em 2013

O Galo também amargou uma decepção na semifinal do Mundial de Clubes. O clube mineiro caiu para o Raja Casablanca, do Marrocos, por 3 a 1. Mouhcine Iajour colocou o time marroquino na frente. Ronaldinho Gaúcho empatou para o Atlético, mas o Casablanca deu o bote no fim, com Mohsine Moutouali e Vianney Mabidé. Na disputa pelo terceiro lugar, o Galo venceu o Guangzhou Evergrande, da China, por 3 a 2.

Atlético-MG Mundial

Atlético-MG de Ronaldinho caiu na semifinal | Foto: GERARD JULIEN/AFP via Getty Images

Grêmio vence na prorrogação

Em 2017, o Tricolor precisou da prorrogação para garantir vaga na final. O Grêmio venceu o Pachuca, do México, por 1 a 0, gol de Everton Cebolinha. Na decisão, o clube gaúcho perdeu para o Real Madrid por 1 a 0.

Everton Cebolinha Grêmio Mundial

Cebolinha levou o Grêmio para a decisão | Foto: GIUSEPPE CACACE/AFP via Getty Images

Flamengo vira sobre o Al Hilal

O Rubro-Negro levou um susto na semifinal de 2019 e foi para o intervalo perdendo por 1 a 0 para o Al Hilal, gol de Salem Al Dawsari. O Flamengo virou para cima do clube árabe na segunda etapa. Arrascaeta empatou logo no começo do segundo tempo. Bruno Henrique fez o segundo e Ali Al Bulayhi, contra, definiu o placar. O clube carioca perdeu a final para o Liverpool, na prorrogação, por 1 a 0.

Arrascaeta Flamengo Mundial

Arrascaeta completa para o fundo do gol | Foto: Francois Nel/Getty Images


Você Também pode gostar

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *