Publicidade

O trabalho do técnico é cada vez mais valorizado no futebol. Ele pode ser peça decisiva para um título. Na década que se encerra, no Brasil, o principal nome à beira do gramado foi Tite. O treinador foi o maior vencedor de 2011 até 2020. A lista teve como base técnicos que ganharam pelo menos um título nacional (Série A do Brasileiro ou Copa do Brasil).

MAIS! O 7 a 1, ouro olímpico, títulos… dez momentos marcantes da Seleção Brasileira na década

Tite fica na liderança pelos títulos conquistados com a Seleção Brasileira. Renato Gaúcho aparece na segunda colocação, enquanto Marcelo Oliveira fecha o pódio. E tem gringo na lista: Jorge Jesus, empatado com Cuca.

Os técnicos mais vitoriosos da década do futebol brasileiro

Tite

Publicidade

O técnico fez história com o Corinthians. Foram seis títulos pelo clube paulista nesta década: dois Brasileiros, uma Libertadores, um Mundial, uma Recopa Sul-Americana e um Paulista. Tite chega ao sétimo e oitavo título na Seleção Brasileira, com a conquista no Superclássico das Américas, em 2018, e Copa América no ano passado.

Tite lidera lista no futebol brasileiro | Foto: Mowa Press

Renato Gaúcho

Voltou ao Grêmio em 2016 e iniciou uma sequência de títulos. Renato Gaúcho soma sete conquistas: uma Copa do Brasil, uma Libertadores, uma Recopa Sul-Americana, três Gaúchos e uma Recopa Gaúcha.

Renato Gaúcho escrevendo mais um capítulo de sua história no Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio) Renato Gaúcho está na história do Grêmio | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

Marcelo Oliveira

Atualmente sem clube, desde que saiu da Ponte Preta, Marcelo Oliveira soma seis títulos na década. Pelo Cruzeiro, ele conquistou dois Brasileiros e um Mineiro. Pelo Palmeiras, foi campeão da Copa do Brasil. E faturou dois Paranaenses com o Coritiba.

Marcelo Oliveira Cruzeiro Marcelo Oliveira foi bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro | Foto: Divulgação

Cuca

Publicidade

O técnico soma cinco títulos na década. Pelo Cruzeiro, foi campeão mineiro em 2011. Pelo Atlético-MG, ganhou a Libertadores de 2013 e dois mineiros. Já pelo Palmeiras, foi campeão brasileiro em 2016.

Cuca no comando do Atlético-MG na campanha da Libertadores de 2013 (Reprodução TV) Cuca ganhou Libertadores pelo Galo | Foto: Reprodução TV

Jorge Jesus

O técnico português ficou apenas um ano no futebol brasileiro. À frente do Flamengo, fez história, com cinco títulos conquistados. Jesus ganhou Libertadores, Brasileiro, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Campeonato Carioca.

Jesus fez história pelo Flamengo | Foto: Conmebol

Guardiola vence por muito na Europa

Não é à toa que Guardiola é considerado um dos melhores técnicos do mundo. Além do futebol vistoso, ele é um verdadeiro papa-títulos. Neste década, ele levantou 21 troféus e lidera com folga a lista com os cinco treinadores mais vitoriosos da década.

Publicidade

LEIA MAIS! A estratégia do Real Madrid para tirar Mbappé do PSG. Confira!

A lista levou em consideração quem venceu pelo menos um torneio nacional do Top 5 europeu (Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão e Francês), Champions League ou Liga Europa.

Os técnicos mais vitoriosos da década do futebol europeu

Guardiola

Foram 21 títulos conquistados de 2011 a 2020, somando Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City. A galeria de troféus de Guardiola é diversificada. Pelo Barça, Campeonato Espanhol, Champions League, Supercopa da Europa, Copa do Rei e duas Supercopas da Espanha. Pelo Bayern, três Bundesligas, duas Copas da Alemanha, uma Supercopa da Europa e um Mundial de Clubes. Finalmente, pelo City, duas Premier Leagues, uma Copa da Inglaterra, três Copas da Liga Inglesa e duas Supercopas da Inglaterra.

Guardiola, Manchester City O olhar sereno de quem é um papa-títulos | Foto: Manchester City / Divulgação

Massimiliano Allegri

Publicidade

O técnico italiano soma 13 títulos nesta década. A trajetória vitoriosa começou pelo Milan, pelo qual conquistou um Campeonato Italiano e uma Supercopa da Itália. Depois, Allegri engatou uma sequência de 11 títulos pela Juventus, sendo cinco Italianos, quatro Copas da Itália e duas Supercopas da Itália.

Massimiliano Allegri foi multicampeão pela Juventus | Foto: Divulgação

Zidane

A curta trajetória de técnico de Zidane é recheada de títulos. Ele conquistou 11 pelo Real Madrid na década, sendo três Champions League, dois Campeonatos Espanhóis, dois Mundiais, duas Supercopas da Europa e duas Supercopas da Espanha.

Laurent Blanc

Também soma 11 títulos na década. Com o PSG, Blanc foi tricampeão francês, bicampeão da Copa da França, tricampeão da Taça da Liga Francesa e tricampeão da Supercopa da França.

Blanc na época de PSG: comandou o clube por três temporadas | Foto: PSG / Divulgação

Unai Emery

Publicidade

O técnico espanhol conquistou dez títulos de 2011 para cá. Emery se tornou especialista em Liga Europa e foi tricampeão com o Sevilla. Pelo PSG, ele ganhou mais sete títulos: um Campeonato Francês, duas Copas da França, duas Taças da Liga Francesa e duas Supercopas da França.

Emery se destacou na década | Foto: PSG / Divulgação