Publicidade

Qual clube tem o melhor elenco do Campeonato Brasileiro? A discussão é boa e longa. E qual time tem mais selecionáveis? Em tempos de convocações, o Mais Que Um Jogo foi além das Eliminatórias: analisou o plantel dos 20 integrantes da Série A para descobrir a equipe com mais atletas que já foram chamados para seleções principais ao longo da carreira. O campeão? O Flamengo.

Flamengo, de Guerrero, é o time com mais selecionáveis | Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Pressionado e criticado na temporada, após queda precoce na Libertadores, vice na Copa do Brasil e na sétima colocação no Brasileiro, o Fla tem 15 jogadores que já foram convocados (contando com o meia Ederson, afastado para tratar de tumor no testículo).

O Flamengo, por sinal, representa bem a recente “invasão de gringos” no futebol brasileiro. Dos seis estrangeiros no elenco, cinco defendem ou defenderam seleções – apenas o meia argentino Dario Conca não tem convocação no currículo.

Publicidade

Leia mais:
Nike e NBA se voltam para o mercado brasileiro
O São Paulo x Sport mais estranho que você já viu
Na ressaca dos 8 a 0, argentinos lembram do Botafogo
O que realmente importa na polêmica do gol de mão de Jô
Paolo Guerrero e o desafio de fazer história no Flamengo
Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo brigam por prêmio da Fifa
Espanhóis não dão descanso a Neymar

Dos 111 jogadores que atuam no Campeonato Brasileiro que já foram convocados, 40 são estrangeiros (36%) – contando com Eduardo da Silva, brasileiro naturalizado croata. Ele e o atacante Kazim, turco do Corinthians, são os dois casos que cruzam as fronteiras da América do Sul.

Kazim já foi convocado pela Turquia | Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians

Depois do Flamengo, Atlético-MG, Grêmio e Palmeiras dividem a segunda colocação, com dez selecionáveis, cada, no elenco. Líder do Brasileirão, o Corinthians tem oito atletas, mesmo número do Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil. A dupla é superada pelo São Paulo. Na luta contra o rebaixamento, o Tricolo Paulista tem nove atletas no elenco com convocação no currículo.

Publicidade

Uma curiosidade da lista é que tem clubes que são representados apenas por gringos: Bahia, Chapecoense e Ponte Preta. O único time do Campeonato Brasileiro que não tem selecionável no elenco é o Atlético-GO.

Os selecionáveis do Campeonato Brasileiro

[table id=1 /]