Botafogo, Flamengo, Fluminense, Futebol Brasileiro, Futebol Internacional

No Halloween, relembre quando a bruxa ficou solta no futebol

“A bruxa está solta”. A expressão popular cabe muito bem no Dia das Bruxas e também aparece com certa frequência no futebol, para indicar problemas, azar e contratempos. O Mais Que Um Jogo entra na onda do Halloween e traz uma lista de “assombrações e fantasmas” do mundo da bola.

E tem todo tipo de “bruxa”: do fantasma de rebaixamento, daquele resultado improvável e até um ano em que o mundo da bola foi surpreendido em poucos dias.

A ‘bruxa solta’ no futebol

Dinheiro penhorado

O futebol brasileiro sofre com um “fantasma famoso”, que sempre aparece e complica a vida dos clubes: as más administrações. É quando o passado ressurge e cobra um preço caro. Acontece quando o clube, em função de dívidas, vê receita ser bloqueada. É o “fantasma da penhora”.

Dinheiro penhorado bruxa solta

Receita bloqueada é ‘fantasma comum’ no futebol brasileiro | Foto: Reprodução Internet

DM cheio

Outro fantasma no mundo da bola é quando um clube sofre com muitas lesões ao mesmo tempo e o departamento médico fica lotado. Em tempos de pandemia, alguns times sofreram com surtos de Covid-19, em especial o Flamengo, após viagem ao Equador para jogar pela Libertadores.

Flamengo surto de Covid bruxa solta

Flamengo sofre com sequências de lesões | Foto: Twitter Flamengo

‘Fantasma da barca’

Também acontece com frequência no futebol. É quando um clube faz uma lista extensa de dispensas, a famosa barca.

LEIA MAIS! Insatisfeito, Zidane prepara faxina no Real Madrid

Centenário do Flamengo

Um ano que seria de festa se transformou em decepção. Em 1995, o Flamengo perdeu o título estadual para o Fluminense, no famoso gol de barriga de Renato Gaúcho. Depois, inspirado pelo centenário, o Rubro-Negro montou um trio de ataque para a sequência do ano com Sávio, Romário e Edmundo. Porém, a musiquinha de “melhor ataque do mundo” logo ganhou uma versão de “pior ataque do mundo”. As coisas não funcionaram. O trio não rendeu o esperado e o ano foi de decepção, com o Fla longe da briga pelo título brasileiro. Edmundo ainda se envolveu em problemas fora de campo (acidente de trânsito).

Romário

Ataque dos sonhos, com Romário, não deu certo | Foto: Flamengo / Divulgação

Rebaixamentos em série do Fluminense

O Tricolor viveu um inferno astral e uma assombração sem igual. O Fluminense amargou uma série de rebaixamentos nos anos de 1996, 1997 e 1998. O time caiu para a Série B em 1996 e teve a virada de mesa, um fantasma que persegue a torcida até hoje. No ano seguinte, novo rebaixamento. E as coisas pioraram em 1998, quando o time caiu para a Série C.

Fluminense Série C bruxa solta

Fluminense parou na Série C | Foto: Reprodução Internet

Bruxa solta em 2004

O que dizer de um ano em que três surpresas assombraram o mundo do futebol em poucos dias? Tem muito torcedor que foge do fantasma de 2004. Naquele ano, o Santo André derrotou o Flamengo na final da Copa do Brasil, em pleno Maracanã lotado. E teve mais! O Once Caldas, da Colômbia, levou a melhor sobre o poderoso Boca Juniors na decisão da Libertadores. Se já não bastasse, tem epopeia grega também. Na Eurocopa, a Grécia derrotou Portugal, que foi anfitrião do torneio.

Santo André Copa do Brasil bruxa solta

Santo André impôs uma das piores derrotas da história do Flamengo | Foto: Site oficial do Santo André / Divulgação

Adeus de Seedorf

Uma das principais contratações da história do futebol brasileiro, o holandês Seedorf se aposentou em 2014 para dar início à carreira de treinador. Ele abriu mão de seis meses de contrato com o Botafogo e da participação na Libertadores para ir para o Milan. O clube carioca se perdeu naquele ano, que acabou com rebaixamento para a Série B.

Seedorf, Botafogo

Seedorf se emocionou na despedida ao Botafogo | Foto: Satiro Sodre / SSPress / Divulgação

7 a 1: apagão ou assombração?

O pior capítulo da história da Seleção Brasileira aconteceu em 2014, justamente numa Copa do Mundo sediada no país. Na semifinal contra a Alemanha, no Mineirão, o Brasil perdeu por 7 a 1. Tal assombração ficará para sempre na memória do mundo da bola.

Alemanha 7 a 1: um jogo para ser esquecido (Arquivo Fifa)

Alemanha 7 a 1: um ‘fantasma’ eterno | Arquivo Fifa

Alemanha sofre quatro anos depois

A bruxa solta na Copa do Mundo de 2018 foi a Alemanha, que caiu ainda na primeira fase. Os campeões de 2014 não avançaram no grupo com Suécia, México e Coreia do Sul. A Alemanha se despediu com apenas uma vitória, sobre os suecos, e duas derrotas.

Alemanha fez vexame em 2018

Fantasma na Libertadores

O Flamengo conseguiu exorcizar um fantasma que o perseguia havia tempo. O clube amargou algumas eliminações traumáticas na Libertadores, em especial na fase de grupo, como em 2002, 2014 e 2017. Porém, em 2019, a redenção, com o título conquistado sobre o River Plate. Xô, fantasma!

Flamengo, Libertadores 2017, bruxa solta

Flamengo sofreu até espantar o fantasma na Libertadores | Foto: Reprodução Internet


Você Também pode gostar

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *