A história do clássico Flamengo x Vasco é recheada de heróis, daqueles jogadores que decidiram um confronto especial, cercado de rivalidade e de muita adrenalina. Na década atual, de 2011 para cá, mais alguns personagens conseguiram espaço de destaque na vasta trajetória deste duelo. No clima para o último jogo da década entre os rivais, o Mais Que Um Jogo listou dez atletas que se destacaram em clássicos mais relevantes deste período.
A lista retrata jogos decisivos entre Flamengo x Vasco ao longo da década e também um confronto recheado de gols e que deu o que falar no ano passado. Tem ídolo que brilhou contra o rival. Tem herói improvável e até quem marcou nos acréscimos. E não falta polêmica, é claro.
Jogadores que brilharam na década de Flamengo x Vasco
Thiago Neves decreta título
Após empate sem gols no tempo normal, Flamengo e Vasco decidiram o título da Taça Rio de 2011 nos pênaltis. Coube a Thiago Neves converter a penalidade que decretou o título rubro-negro. Anteriormente, Renato Abreu e Fernando marcaram. O Vasco desperdiçou três cobranças: Bernardo, Felippe Bastos e Elton bateram para fora.

Thiago Neves decretou título em 2011 | Foto: Alexandre Vidal / Flamengo / Divulgação
LEIA MAIS! Vão jogar: Dome se rende à base do Flamengo
Diego Souza fecha a Quarta-Feira de Cinzas
A Quarta-Feira de Cinzas de 2012 terminou em festa para o Vasco e tristeza para o Flamengo, na semifinal da Taça Guanabara. O Fla saiu na frente logo aos três minutos, com Vagner Love, mas Alecsandro empatou ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Diego Souza surgiu para sacramentar a vitória, a classificação e a folia vascaína.

Diego Souza decidiu para o Vasco em 2012 | Foto: Vasco / Divulgação
Maestro Felipe
A semifinal da Taça Rio de 2012 também foi entre Flamengo e Vasco. O roteiro foi parecido. Agora com um toque especial de um maestro. O Fla logo saiu na frente, aos dois minutos, com Love, mas a virada vascaína aconteceu ainda na etapa inicial. Éder Luís empatou e Felipe colocou o Gigante da Colina em vantagem. O meia aumentou o placar no 2º segundo e foi o grande destaque da vitória por 3 a 2.

Felipe brilhou com dois gols para o Vasco | Foto: Vasco / Divulgação
LEIA MAIS! Fim do Ramonismo: técnico é demitido pelo Vasco
Flamengo x Vasco com herói improvável em final polêmica
A primeira final de Campeonato Carioca entre os rivais nesta década aconteceu em 2014 , foi cercada de polêmica e teve um herói improvável. O Vasco vencia o jogo de volta por 1 a 0, gol do meia Douglas, mas, aos 45 minutos do segundo tempo, o volante Márcio Araújo, em condição irregular (estava impedido), aproveitou rebote, após cobrança de escanteio, e fez o gol do título: 1 a 1 (o Fla tinha vantagem de jogar por dois empates). A arbitragem não assinalou a irregularidade no lance, para desespero dos vascaínos. O Flamengo foi campeão estadual.

Márcio Araújo fez o gol do título de 2014 | Foto: Gilvan de Souza / Flamengo / Divulgação
Gilberto leva o Vasco à final
Em 2015, o Vasco deixou o Flamengo pelo caminho e foi campeão estadual. Na semifinal, após empate sem gols no jogo de ida, o centroavante Gilberto, de pênalti, fez o gol da vitória por 1 a 0, eliminou o rival e levou o Gigante da Colina à final do Carioca. O Vasco bateu o Botafogo na decisão e ficou com título.

Gilberto vai para a galera vascaína | Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br / Divulgação
Carrasco na Copa do Brasil
O ano com mais clássicos nesta década reservou duelo também pela Copa do Brasil. E o herói da classificação vascaína foi Rafael Silva. Após vencer o jogo de ida por 1 a 0, o Gigante da Colina tinha a vantagem do empate na partida de volta. O Flamengo saiu na frente logo aos cinco minutos, mas o atacante deixou tudo igual aos 37 minutos da etapa final e garantiu o Vasco nas quartas de final do torneio.

Rafael Silva foi herói do Vasco na Copa do Brasil | Foto: Paulo Fernandes / Vasco.com.br / Divulgação
Diego decreta vitória e classificação
Em 2017, novo jogo decisivo entre Flamengo e Vasco pelo Campeonato Carioca. Na semifinal da Taça Guanabara, o Rubro-Negro levou a melhor por 1 a 0, gol de pênalti de Diego. Além da classificação, o meia foi determinante para acabar com uma seca que durava nove clássicos, período de invencibilidade do rival até então.

Diego acabou com invencibilidade do rival no clássico | Foto: Gilvan de Souza / Flamengo / Divulgação
Arrascaeta é decisivo nos acréscimos
Em nova final de turno, em 2019, o Vasco ficou bem perto de superar o Flamengo. O Gigante da Colina vencia, com gol de Tiago Reis, até os acréscimos, mas, aos 48 do segundo tempo, Arrascaeta empatou e levou a decisão para os pênaltis. Na disputa, vitória rubro-negra por 3 a 1 (César pegou uma cobrança).

Arrascaeta foi carrasco do rival em 2019 | Foto: Alexandre Vidal / Flamengo / Divulgação
Vitinho decreta título
Os rivais se encontraram na final do Carioca de 2019 e o Flamengo foi superior e abriu 2 a 0 logo no jogo de ida. Com um novo 2 a 0 na partida de volta, o Rubro-Negro se sagrou campeão. Vitinho fez o gol que sacramentou a conquista.

Vitinho fez o gol que sacramentou o título | Foto: Alexandre Vidal / Flamengo / Divulgação
Gol do… Ribamar
Flamengo e Vasco protagonizaram um clássico alucinante pelo Brasileiro de 2019, com uma virada para cada lado e gol nos acréscimos do segundo tempo. O Fla saiu na frente antes de completar o primeiro minuto. O Gigante da Colina virou ainda na etapa inicial. O Rubro-Negro empatou nos acréscimos do 1º tempo, mas o Vasco voltou a ficar à frente do placar na etapa final. O Fla, então, virou para 4 a 3. Mas, aos 48 do segundo tempo, teve gol do… Ribamar. O centroavante deixou tudo igual: 4 a 4.

Ribamar brilhou no fim | Foto: Rafael Ribeiro/ Vasco / Divulgação
Você Também pode gostar
- Deportivo Táchira x Flamengo: onde assistir ao vivo, escalações e desfalques
- Melgar x Vasco: onde assistir ao vivo com imagens, horário e escalações
- Danilo diz que sofreu ‘lavagem cerebral’ de Guardiola e critica redes sociais
- Ex-Flamengo é anunciado no Fiorentina
- Danilo rescinde com a Juventus e se aproxima do Flamengo
- Real Madrid é o clube mais rico do mundo; Flamengo entra no Top-30