Publicidade

Flamengo e Corinthians são rivais em tudo... até nos pontos (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo) Flamengo e Corinthians são rivais em tudo… até nos pontos (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Se o Campeonato Brasileiro terminasse hoje, não teríamos clube carioca algum na fase de grupos da Libertadores. O Botafogo, que ocupa a sexta colocação, entraria na chamada pré-Libertadores, no máximo. A hegemonia é dos paulistas, com três clubes entre os quatro primeiros colocados.

É curioso o fato de o Corinthians (58 pontos) ter 15 pontos a mais do que o Flamengo (43 pontos) no Brasileirão. E com menor esforço, teoricamente. O Rubro-Negro carioca está em 7º lugar, com o mesmo número de pontos que o Botafogo.

E se considerarmos todo o ano de 2017?

Publicidade

Levantamento feito pelo site Infobola mostra que o Corinthians jogou até agora, em 2017, nove partidas a menos do que o Flamengo. Ao todo, o Timão atuou 58 vezes, vencendo 16 partidas em casa e 16 como visitante. Em casa, foram 9 empates e 3 derrotas. Fora de casa 11 empates e 3 derrotas.

Significa que o Corinthians somou até agora, em 2017, 116 pontos em 58 jogos.

Já o Flamengo, considerando o mesmo levantamento, jogou 67 vezes no total – 9 partidas a mais que o Corinthians em 2017. Venceu 24 em casa e 10 fora. Foram 9 empates em casa e 13 empates. Além disso, sofreu 2 derrotas como mandante e 9 como visitante.

Publicidade

Significa que o Flamengo somou até agora, em 2017, 124 pontos em 67 jogos.

Então, quer dizer que o Flamengo, apesar da campanha inferior no Campeonato Brasileiro, tem melhor performance do que o rival paulista em 2017? Não.

Flamengo tem mais pontos, mas o Corinthians não fica atrás (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo) Flamengo tem mais pontos, mas o Corinthians não fica atrás (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Como assim?

Para chegar a essa conclusão, basta considerar a média de cada clube. No caso, o Flamengo soma mais pontos do que o Corinthians em 2017, porque esteve mais vezes em campo. Apenas por isso. Basta considerar a média de rendimento de cada um, dividindo o número de pontos pelo número de jogos.

Publicidade

LEIA MAIS
Confira os memes da derrota do Corinthians para o Bahia
Flamengo passa Corinthians no ranking das redes sociais
Os memes da derrota do Corinthians para o Bahia
Nike e NBA se voltam para o mercado brasileiro
O que realmente importa na polêmica do gol de mão de Jô
Paolo Guerrero e o desafio de fazer história no Flamengo
Gol contra de Pará: veja outros golaços… contra

O Corinthians tem média 2,00, superando o Flamengo, que tem como média 1,85 de rendimento. Veja como muitas vezes a lógica predomina no futebol: a média do Timão é a maior, se considerarmos todos os demais clubes da Série A. Não à toa lidera o Campeonato Brasileiro.

Flamengo x Cruzeiro na final da Copa do Brasil: futebol se resolve no detalhe (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo) Flamengo x Cruzeiro na final da Copa do Brasil: futebol se resolve no detalhe (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Quer outra?

O Cruzeiro tem média quase igual a do Flamengo. Enquanto o time carioca soma 1,85 o time mineiro tem 1,86. Os dois, recentemente, protagonizaram a final da Copa do Brasil. Quem levou a melhor?

Publicidade

Agora ficou fácil entender por que dizem por aí que uma partida de futebol se resolve nos detalhes.