Dida foi anunciado como novo treinador de goleiros profissional do Milan, após longa carreira em clubes e na Seleção Brasileira. A notícia é nova, mas há uma lista de ex-goleiros que viraram treinadores para a posição. Inclusive o precursor, Valdir de Moraes, ex-Palmeiras, que morreu no início do ano. Veja os nomes a seguir.
Dida
O brasileiro é uma das lendas do Milan, onde disputou 302 jogos e conquistou duas vezes a Liga dos Campeões da Europa. Mas sua passagem pelo clube italiano não acabou. Ele está de volta agora como treinador de goleiros, conforme noticiou o jornalista Gianluca Di Marzio. O MAIS QUE UM JOGO, no entanto, apresenta outros nomes que completam essa lista. Todos ex-goleiros que viraram treinadores.
Valdir de Moraes
Foi um dos maiores goleiros da história do Palmeiras, clube que defendeu entre 1958 e 1968. Embora tenha morrido no início deste ano, deixou para sempre seu legado no clube paulista e no futebol brasileiro. Depois que se aposentou, revolucionou a preparação de goleiros no Brasil, ajudando a formar uma geração que colocou os defensores brasileiros entre os melhores do mundo.
Taffarel
Tetracampeão mundial em 1994, Taffarel tornou-se treinador de goleiros da Seleção Brasileira sob o comando de Dunga, em 2014. Parou de jogar em 2003, mas seu primeiro trabalho como treinador de goleiros ocorreu em 2011, no Galatasaray.
Acácio
Ex-Vasco da Gama, aposentou-se em 1995 e logo virou preparador de goleiros. Seu primeiro trabalho na nova função foi no Fluminense.
Carlos Germano
Outro ex-jogador do Vasco, é o segundo jogador que atuou mais vezes pelo clube de São Januário. Contabilizou 632 partidas. Germano já havia trabalhado como preparador de goleiros na Colina, entre 2008 e 2014, fazendo, assim, parte da comissão técnica campeã da Copa do Brasil em 2011.
Wagner Miranda
Ex-goleiro, foi campeão paulista pelo Bragantino, em 1990. Jogou futebol até 1999, no América-RJ, quando pendurou as luvas. Seguiu carreira como preparador de goleiros, começando no Botafogo em 1999. Atualmente é preparador de goleiros no Flamengo.
Nielsen
Goleiro da década de 1970. Destacou-se no Flamengo, mas tem passagem também pela Seleção Brasileira. Foi treinador na Copa de 1990, na Itália, quando trabalhou na preparação de Taffarel, Acácio e Zé Carlos.
Leia também:
Flamengo apresenta Domènec oficialmente. Confira como foi
Arsenal quer montar dupla de zaga brasileira. Saiba quem vai formar…
Wendell
Destacou-se no Santa Cruz, de onde saiu para defender Botafogo e Fluminense. Chegou jogar pela Seleção Brasileira entre 1973 e 1974. Logo depois de se aposentar, tornou-se treinador de goleiros, novamente na Seleção, durante a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.
Carlos
Começou na Ponte Preta, mas passou por Corinthians, Atlético Mineiro e Palmeiras. Figura fácil na Seleção Brasileira de 1978 a 1986, quando foi titular absoluto na Copa do Mundo. Foi o goleiro antecessor a Taffarel com a amarelinha. Depois que se aposentou, passou a trabalhar como preparador de goleiros. Atualmente é treinador de goleiros do São Paulo, onde chegou em 2012 na base, até a promoção para o time principal.
Mauri Lima
É o atual treinador de goleiros do Grêmio. Como jogador, defendeu clubes como Náutico, Mogi Mirim e Inter de Limeira. Tornou-se treinador de goleiros em 1998. Trabalhou no Corinthians e foi para a Arábia, antes de voltar para assumir a função no Grêmio.
Você Também pode gostar
- Barcelona de olho: astro do Milan quer mudar de ares
- Milan x Napoli: Relembre anos dourados do confronto italiano
- Morata, do Milan, revela sobre Depay: ‘Agora torço para o Corinthians’
- Milan já avalia trocar de técnico
- Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, acerta com novo técnico
- Briga no Milan tem ameaça de soco e resposta a ex-jogador com ligações fascistas