O Fluminense viveu altos e baixos nesta década. De 2011 a 2020, o Tricolor conquistou títulos, reuniu craques, mas também teve polêmicas, além de um “susto” em 2013, no Campeonato Brasileiro.
LEIA MAIS! Fluminense mostra confiança para encarar pedreiras no Brasileiro
A década tricolor também marcou o fim de uma parceria que rendeu muitos títulos. O Fluminense viu um craque se despedir do elenco, mas que voltou pedalando para encerrar uma história vitoriosa e recheada de gols.
Dez momentos marcantes do Fluminense na década
A saída de Muricy Ramalho
Campeão brasileiro em 2010, o Fluminense iniciou a década com a saída do técnico Muricy Ramalho. Em março de 2011, ele pediu demissão pelo fato de o clube não ter atendido a promessa de melhoria na estrutura física. Além disso, estava incomodado com vazamento de notícias no clube e a troca de dirigentes na gestão de Peter Siemsen.
Muricy teve uma trajetória marcante, tirando o Fluminense da fila no Campeonato Brasileiro e também chamou atenção ao recusar convite da Seleção Brasileira.
Título carioca de 2012
Sob o comando de Abel Braga, o Fluminense teve um ano vitorioso em 2012. Com um time recheado de feras, como Deco, Fred, Thiago Neves e Rafael Sobis, o Tricolor ganhou o Carioca e encerrou um jejum de sete anos sem ganhar o torneio. Na final, o Flu atropelou o Botafogo no jogo de ida e goleou por 4 a 1. Na partida de volta, novo triunfo, desta vez por 1 a 0.
Fluminense ganha o Brasileiro de 2012
O ano de 2012 terminou com título. O Fluminense foi campeão brasileiro sob a batuta do artilheiro Fred, um dos destaques da campanha. A conquista foi sacramentada na 35ª rodada, com vitória sobre o Palmeiras por 3 a 2 – Maurício Ramos fez contra e Fred marcou duas vezes.
Susto em 2013 no Brasileiro
Então campeão, o Fluminense patinou no Brasileiro de 2013. A campanha sofrível resultaria em rebaixamento. Porém, o Flu escapou graças a erros de Portuguesa e Flamengo.
A Lusa escalou irregularmente o meia Héverton e foi punida com a perda de quatro pontos. Desta forma, terminou o Brasileiro com 44 pontos. O Flu, que fez 46, acabou se salvando e continuou na elite.
Fim da parceria
Em dezembro de 2014, a Unimed anunciou o fim da parceria com o Flu, depois de 15 anos. A empresa estava no clube desde 1999 e era importante fonte de receitas, responsável por contratar craques para o Tricolor.
Ronaldinho Gaúcho no Fluminense
Em julho de 2015, o Fluminense venceu a concorrência do Vasco e anunciou a contratação de Ronaldinho Gaúcho. O craque chegou às Laranjeiras cercado de expectativa. Porém, a trajetória dele no clube durou pouco. Em setembro, R-10 deixou o clube após não render o esperado.
Fluminense vence a Primeira Liga
Em 2016, o Flu foi o campeão da Primeira Liga. O Tricolor, sob o comando de Levir Culpi, bateu o Athletico-PR na final por 1 a 0, gol de Marcos Júnior.
O adeus de Fred
Um dos principais ídolos da história do Flu, Fred deixou o clube em junho de 2016. Na coletiva de despedida, o artilheiro disse que não queria “ser um peso”. A questão financeira foi um dos motivos para a saída.
CT Carlos Castilho
Em 2016, no dia em que completou 114 anos, o Flu inaugurou o Centro de Treinamento Carlos José Castilho, um importante passo para a estrutura tricolor. Em novembro deste ano, o clube inaugurou o campo do CT Carlos Castilho.
O retorno de Fred ao Fluminense
O ídolo voltou para casa. No dia 31 de maio, o Flu anunciou o retorno de Fred. O artilheiro pedalou de Belo Horizonte até o Rio de Janeiro para ser apresentado, em uma ação também solidária, que doou cestas básicas. Fred está novamente em casa, no clube pelo qual mais brilhou.
Você Também pode gostar
- Relembre a última vez que seu time teve um jogador convocado para a Seleção Brasileira
- Brasileirão de volta: quem tem o caminho mais difícil na reta final
- Ronaldinho Gaúcho se torna acionista de time dos EUA
- As contas do Fluminense para não cair no Brasileirão 2024
- Ronaldinho Gaúcho será embaixador da Copa do Mundo de 2026
- Vai cair? Os memes da derrota do Fluminense para o lanterna Atlético-GO