Foi em um clássico com o Vasco, em 2019, que Bruno Henrique eternizou a expressão “outro patamar”. Virou referência para o Flamengo, o modo de mostrar como o Rubro-Negro se descolou dos rivais cariocas. Às vésperas do último clássico de 2021, o que diz o retrospecto do Fla de 2019, ano em que começou a arrancada de títulos, para cá? O domínio é total? Bem, o Fluminense, rival deste sábado, é o que tem oferecido mais dificuldade.
O Tricolor impediu uma supremacia maior do Flamengo em clássicos cariocas de 2019 para cá. E o Rubro-Negro amarga o pior ano destes três. Sendo assim, o Fla-Flu deste sábado é fundamental para diminuir o prejuízo contra o Fluminense em 2021 e ficar “empatado” no retrospecto geral do ano.
O Fla-Flu deste sábado será o 18º de 2019 para cá. O número elevado se explica pelos confrontos seguidos pelo Carioca. E, seja pelo Estadual, seja pelo Brasileiro, o Fluminense tem conseguido castigar o Flamengo. No turno do Brasileiro, por exemplo, venceu por 1 a 0.
Relacionadas
No recorte dos Fla-Flus deste ano, a vantagem está no lado tricolor. O Fluminense venceu o Flamengo três vezes, empatou uma vez e perdeu outra. Foi a pedra no sapato rubro-negro. Já somando com os duelos com Botafogo e Vasco, o Fla tem três vitórias contra quatro derrotas, além de um empate. Ou seja, se não vencer neste sábado, vai fechar o ano com saldo negativo.
O Flamengo contra rivais cariocas
Em 2019, o Flamengo disputou 15 clássicos, três contra o Botafogo e seis contra Fluminense e Vasco. Foram nove vitórias rubro-negras, cinco empates e apenas uma derrota, para o Flu no Campeonato Carioca.
Já em 2020 foram 11 clássicos, sendo seis contra o Fluminense, três contra o Botafogo e dois contra o Vasco. Novamente, o retrospecto rubro-negro foi favorável, com oito vitórias, dois empates e apenas uma derrota, para o Fluminense no Campeonato Carioca.
MAIS! Flamengo nega investida por zagueiro e atacante no mercado da bola
Dois clássicos de 2021 foram relativos à temporada de 2020 – o Brasileiro só terminou em fevereiro -, mas entraram na estatística deste ano. Sendo assim, o Flamengo já disputou oito clássicos e, desta vez, o panorama não foi tão satisfatório: três vitórias rubro-negras, um empate e quatro derrotas, sendo três para o Fluminense (duas pelo Brasileiro – de 2020 e pelo atual – e uma pelo Carioca). O outro revés foi para o Vasco, pelo Estadual, que interrompeu uma série de invencibilidade do Fla que durava desde 2016.
LEIA MAIS! Ingresso da final da Libertadores custará 150% mais que em 2019
De 2019 para cá, o Flamengo disputou 34 clássicos. Foram 20 vitórias, oito empates e seis derrotas, o que resulta em um aproveitamento de 66,6% dos pontos disputados.
Fla sobra contra o Botafogo
Neste recorte, o Flamengo enfrentou o Botafogo sete vezes: venceu seis clássicos e empatou um, o que dá um aproveitamento de 90,4% dos pontos disputados. O retrospecto também é bem favorável contra o Vasco: seis vitórias, três empates e uma derrota – aproveitamento de 70% dos pontos disputados nestes dez clássicos.
O Fluminense tem dado mais trabalho ao Flamengo. Foi o rival que o Rubro-Negro mais enfrentou neste período, em função das duas finais seguidas de Carioca – o Fla ganhou as duas. De 2019 para cá, foram 17 Fla-Flus, com oito vitórias do Flamengo, quatro empates e cinco derrotas. Um aproveitamento de 54,9% dos pontos disputados.
Você Também pode gostar
- ‘Meu rival venceu’: os memes do título do Flamengo sobre o Atlético-MG
- Relembre a última vez que seu time teve um jogador convocado para a Seleção Brasileira
- Do impedimento ao alívio: Gabigol em foco nos memes da vitória do Flamengo sobre o Juventude
- Flamengo fora da briga pelo Brasileirão? As contas do Rubro-Negro para tentar ser campeão
- Tite em foco e Gerson herói: os memes da vitória do Flamengo sobre o Athletico-PR
- Tite está na corda bamba no Flamengo – veja os números do técnico comandando o time