Quando demitiu Alberto Valentim o Botafogo olhou para o mercado e não viu grandes opções. Membro do conselho gestor e ex-presidente, Carlos Augusto Montenegro disse que o ideal era alguém experiente e que conseguisse trabalhar bem a base. Sugeriu Paulo Autuori. O nome foi bem aceito por todos, incluindo o presidente Nelson Mufarrej. Mas ninguém apostava no acerto, já que Autuori tinha dito que não trabalharia mais como treinador no futebol brasileiro. Inclusive tinha tido cargos de gestão no Santos e no Fluminense. Mas a diretoria sabia como convencê-lo. A ideia era garantir a Paulo Autuori a chance de virar diretor ou gerente na Botafogo S/A, a transformação do clube em empresa.

Paulo Autuori vai virar gerente ou diretor (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Montenegro então começou a conversar com Autuori. Afinal de contas foi ele o dirigente que abriu o caminho para o treinador no futebol do Brasil e não se arrependeu. Autuori retribuiu com a conquista do título brasileiro para o Botafogo.
Leia também:
Botafogo perto de anunciar volante colombiano
De saída, Luiz Fernando foi a última vez que Botafogo mexeu em top 10 de reforços mais caros
Logo nas primeiras conversas não foi preciso usar o trunfo de oferecer um cargo ao treinador.
– Tenho gratidão ao Botafogo, que foi quem abriu as portas para mim no futebol brasileiro. Jamais rejeitaria uma convite do Montenegro para ajudar o clube – disse Autuori ao assumir.
Autuori não confirma mudança de função

Autuori tem a confiança da diretoria (Fotoi: Vitor Silva/Botafogo)
Mas mesmo sem o oferecimento de cargo a diretoria internamente sempre tratou Paulo Autuori como futuro diretor ou gerente. Esta semana o assunto veio à tona quando o treinador revelou que não vai permanecer como treinador no Botafogo S/A. Mesmo sem confirmar que aceitará a função de dirigente quando o clube virar empresa isso já é um forte indício de que as coisas caminham dentro do esperado.
– Terminando esse momento, rapidamente o Botafogo vai escolher outro treinador e vou contribuir na escolha. Vou colocar à disposição do novo CEO, se quiserem que eu participe em outra função, vamos conversar – disse Autuori.
Com Autuori como treinador o Botafogo foi semifinalista do Campeonato Carioca e segue na Copa do Brasil. Além disso, no Campeonato Brasileiro o time está invicto após quatro rodadas, com três empates e uma vitória.
Você Também pode gostar
- Universidad de Chile x Botafogo: onde assistir com imagens ao jogo da Libertadores
- Veja as principais movimentações do mercado de transferências do futebol brasileiro (03/01)
- Botafogo tem “debandada” do elenco campeão – veja quem chega e quem sai
- Botafogo estuda o mercado para ter um novo treinador
- Alex Telles projeta Botafogo no Mundial de 2025: ‘Alto nível’
- Almada revela que pode deixar o Botafogo em breve