A diretoria do Botafogo não fala abertamente. Mas está bem chateada com a forma irônica que a imprensa brasileira tem tratado o clube nos últimos anos. Isso tem sido visível em algumas entrevistas e comentários de membros da diretoria.
O último caso que irritou os botafoguenses foi a ironia com que parte da mídia tratou o interesse do Botafogo em fazer o craque holandês Robben voltar a jogar. Alguns jornais brasileiros publicaram manchetes tratando o fato como piada. O ex-jogador Denilson, comentarista da “Rede Bandeirantes” chegou a provocar o clube dizendo que o próximo alvo seria o Batman. Além disso, colocou o ex-goleiro Jefferson em uma saia justa ao perguntar se ele não achava uma brincadeira da diretoria este interesse.
Leia também:
Botafogo confirma reforço para o ataque
Durou pouco! Relembre joias do Botafogo que brilharam em outros clubes
A postura de Denilson mereceu uma resposta do ex-presidente do Botafogo e membro do conselho gestor do clube, Carlos Augusto Montenegro.
– O Denilson nunca ganhou nada no futebol, não foi desses grandes jogadores, mas fez uma ironia. Quando o futebol voltar ele vai ver o Batman, que pode ter o apelido de Yayá – disse Montenegro em entrevista ao canal do jornalista “Fabiano Bandeira”.
A irritação botafoguense é agravada porque jornais internacionais deram grande valor ao interesse do Botafogo. Alguns jornais lembraram a grandeza do clube carioca o ligando a craques como Garrincha e Nilton Santos. Além disso, aplaudiram a iniciativa.
Histórico recente não justifica ironias
Se o interesse em Robben mereceu ironia por parte da imprensa brasileira, o histórico recente do Botafogo mostra que o clube tem tido sucesso quando vai ao mercado em busca de alvos internacionais conhecidos. Em 2012 o craque holandês Clarence Seedorf surpreendeu o mundo da bola ao anunciar que jogaria no Glorioso. Encerrou carreira em 2014 defendendo ainda o Botafogo. Na época alguns dirigentes brasileiros reclamaram que a imprensa brasileira vinha ironizando o Botafogo e valorizando o interesse do Corinthians em Seedorf. O Timão, porém, perdei a disputa.
Recentemente em entrevista ao canal do youtube “Desimpedidos”, o jornalista André Rizek, do “SporTV”, reconheceu a má vontade de parte da imprensa com o Botafogo.
– Quando o Botafogo tinha o melhor time do Rio, na época do Seedorf, não tinha o tratamento que o Flamengo tem hoje. Aí ganhou o Estadual e as manchetes falaram em “Estadual esvaziado”. Quando é o Flamengo, por exemplo, fala-se “Mengão, superestadual, campeão carioca”. Não acho esse tratamento correto – disse Rizek.
No começo do ano o Botafogo voltou as suas baterias para contratar o meia japonês Keisuke Honda, que fez carreira na Europa e é um dos poucos jogadores a marcar gols em três Copas do Mundo. A empreitada foi bem concluída e Honda foi anunciado pelo Botafogo. Mas por conta da pandemia do Coronavírus só jogou uma partida até agora.
Agora, Yaya Touré é um dos alvos e parte da imprensa ironizava o interesse até o próprio jogador se manifestar sobre as chances reais de jogar no Glorioso. Além disso, o interesse no nigeriano Obi Mikel também é visto com desconfiança. O tempo dirá se as ironias fazem sentido…
Você Também pode gostar
- Acabou o gás? Os memes do empate do Botafogo com o Grêmio
- Luiz Henrique precisou ir ao hospital após partida entre São Paulo x Botafogo
- John Textor provocou o Fluminense após vitória do Botafogo
- Botafogo aumenta tabu e não perde mais para o Fluminense – veja o retrospecto
- Botafogo tem mais de 50% de chances de ser campeão – veja as probabilidades do Brasileirão
- O que o Botafogo precisa fazer para ser campeão?
Comentar