Botafogo

Botafogo não vai abrir mão de performance nem com reforços de peso

O Botafogo busca de dois a três reforços de mais peso para melhorar a qualidade do elenco. A ideia é que esses nomes cheguem para o ataque e para a criação de jogadas. Mas nem mesmo para esses atletas de mais nome o clube vai abrir mão de contratos que levem em consideração a performance.

Botafogo: jogadores estão sendo sempre analisados (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

A chegada de Eduardo Freeland para a diretoria de futebol e com a profissionalização de vários setores do clube, o Botafogo trabalha no sentido de que os jogadores tenham que mostrar serviço em campo com performance e bom desempenho para serem reconhecidos. Valorização financeira apenas por minutagem em campo é coisa do passado no clube.

– De amadores no clube apenas eu e o Vinícius Assumpção (vice-presidente geral) – costuma dizer o presidente Durcésio Mello.

MAIS! Botafogo pode usar Gatito como moeda de troca

A frase do dirigente vale para as cobranças. O Botafogo quer virar empresa, mas já tem agido como uma. Alguns jogadores do atual plantel terão direito ao gatilho de renovação automática em caso de acesso para a Primeira Divisão. Mas isso vai depender do desempenho em campo.

Chamusca tem acesso a métricas

Marcelo Chamusca espera por reforços. Mas eles terão que render (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

O departamento de futebol criou métricas que avaliam isso com o setor de estatísticas e desempenho do clube. Assim a comissão técnica e a diretoria, por exemplo, analisam um lateral pelo número de cruzamentos certos e desarmes, falando em uma linguagem crua. Logicamente que a análise leva em consideração vários fatores. Mas deixa de ser apenas o tempo de permanência em campo, mas sim a forma como o atleta utiliza esse tempo em campo.

LEIA MAIS! Botafogo acerta primeiro contrato do jovem Marquinhos

Marcelo Chamusca, técnico do Glorioso, inclusive tem acesso a esses dados. Assim a sua capacidade de fazer escolhas corretas aumenta. Aos poucos o Botafogo vai tentando mudar a cara de seu departamento de futebol.

Você Também pode gostar