Botafogo

Autuori quer implementar estilo europeu no futebol do Botafogo

Autuori confia no conselho gestor do Botafogo (Foto: Divulgação Botafogo)

Jorge Jesus chegou ao Flamengo falando que todo os times, da base ao profissional, deveriam ter o mesmo estilo. Pep Guardiola não abre mão de ter o controle de todas as equipes no clube que dirige. Este tipo de modelo de trabalho é comum na Europa. A ideia é que os atletas das divisões inferiores não se sintam amedrontados quando cheguem ao estágio máximo da carreira. Profundo estudioso do futebol e tendo feito boa parte da carreira na Europa, Paulo Autuori quer implementar estilo europeu no futebol do Botafogo.

Autuori quer implementar estilo europeu no futebol do Botafogo (Divulgação CRVG)

O treinador despontou para o futebol brasileiro dirigindo justamente o Botafogo, campeão brasileiro de 1995. Mas o clube naquela época, sem estrutura nenhuma, tornava impraticável essa realização. Alguns anos antes ele tinha sido o primeiro treinador a levar o Marítimo de Portugal à Copa da Uefa. Agora, com o Botafogo perto de virar empresa e cada vez mais valorizando as categorias de base, Autuori quer implementar estilo europeu no futebol do Botafogo.

– O trabalho hoje tem como um dos focos a integração com o sub-20, mesmo com as limitações impostas pela pandemia. O objetivo é sim, a partir do momento que as coisas voltarem minimamente ao normal, ter uma integração diária, com muita comunicação. Todos os dirigentes sabem a minha visão – explicou Autuori.

Leia também:

Torcida se empolga? Botafogo evita fazer projeções
Rhuan mostra otimismo para sequência da temporada do Botafogo
Botafogo e Fluminense acertam amistosos para os próximos sábados

Autuori: sub-20 do Botafogo vai duelar com sub-23 do Flu

A valorização da base e exigir o máximo dos atletas. No próximo sábado, por exemplo, na véspera do amistoso com o Fluminense, no Estádio Nilton Santos, as duas diretorias acertaram que as equipes sub-23 se enfrentassem. Mas Autuori resolveu que quem vai duelar com o sub-23 do Tricolor será o sub-20 do Botafogo.

– Vamos fazer com nosso time sub-20 contra o sub-23 do Fluminense. Não estou falando de resultado ou vitória, mas de jogo coletivo, individualidades que vão aparecer e materializar as minhas palavras. São situações que me agradam muito e dão brilho nos olhos para continuar o trabalho – avisou Autuori.

Base vem crescendo com Autuori

Caio Alexandre cresceu com Paulo Autuori (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Coincidência ou não, foi justamente com Paulo Autuori que alguns jovens da base estão amadurecendo. Casos do volante Caio Alexandre e do atacante Luis Henrique. Além disso ele vem valorizando vários atletas formados no clube. O zagueiro Sousa foi promovido aos profissionais tão logo o clube rescindiu com Joel Carli. Assim vai ganhando a confiança do grupo.

– Não podemos fazer a política de contratar por contratar. Temos que valorizar os jovens. Além disso não adianta trazer um jogador apenas para dizer que contratou. Comigo isso acabou. Mas estamos evoluindo – disse Autuori.

Aos poucos Paulo Autuori vem dando sinais de que pode, inclusive, ocupar cargo de gestão no Botafogo. Algumas fontes ligadas ao clube dizem que ele só aceitou o desafio de ser treinador de olho em uma função de gestão quando o Botafogo S/A sair do papel. Personalidade para isso o treinador já mostrou que tem.

Você Também pode gostar