Vasco

Vasco busca inspiração nos dez anos da conquista da Copa do Brasil

Nesta terça-feira, o Vasco completa dez anos de sua última grande conquista no cenário nacional, a Copa do Brasil de 2011. Assim, a memória deste título vem à tona num momento difícil do time, que decide a vaga nas oitavas do mata-mata nesta quarta-feira, contra o Boavista.

Rebaixado à Série B, a equipe que tem como missão retornar à elite em 2022 começou muito mal a competição. Com uma derrota e um empate, ocupa a 18ª colocação na tabela. Além disso, e talvez o que mais preocupa, são as atuações muito ruins do time comandado por Marcelo Cabo.

(Foto: Divulgação/CRVG)

O título de dez anos atrás coroou o trabalho do então presidente e maior ídolo do clube, Roberto Dinamite. O Vasco sofreu o rebaixamento em 2008, foi campeão da Série B em 2009 e voltou à Série A em 2010. Em 2011, além da Copa do Brasil, foi vice-campeão brasileiro.

O grupo vascaíno contava com nomes como o goleiro Fernando Prass, o zagueiro Dedé, o volante Rômulo, que hoje está de volta ao clube, o meia Felipe e os atacantes Diego Souza, Éder Luís e Alecsandro.

Na grande final, o Vasco encarou o Coritiba num duelo dramático no Couto Pereira. O Cruzmaltino venceu o jogo de ida por 1 a 0, em São Januário, mas perdeu no Paraná por 3 a 2. O título veio pela regra do gol fora de casa.

– Nós sabíamos que seria um jogo difícil, sabíamos que ia ter uma pressão, mas nós tínhamos jogadores que poderiam a qualquer momento ajudar e definir. Como foi o caso do Éder Luís. O final de tudo isso foi o trabalho que foi realizado, a relação de troca e de respeito institucional do clube com os seus atletas – relembrou Roberto Dinamite em participação em live no Canal Atenção Vascaínos.

Na chegada de volta ao Rio de Janeiro, o time campeão foi recebido por uma multidão no Aeroporto Santos Dumont, uma cena que não se repetiu desde então.

Relacionadas

Atuações irritam mais que resultados: Cabo vai mudar o Vasco
MT pode retornar no Vasco contra o Boavista

Avançando ao presente, no confronto de ida em Bacaxá, na semana passada, o Vasco venceu o Boavista pelo placar mínimo. Para se classificar às oitavas, basta um empate em São Januário, mas o momento pede muito mais do que isso.

O Cruzmaltino precisa recuperar a confiança com uma atuação convincente e que devolva a tranquilidade necessária para a sequência da temporada. No próximo sábado, o Vasco vai encarar o Brasil de Pelotas fora de casa pela Série B e precisa da vitória.

Você Também pode gostar