O sucesso de Jorge Jesus no comando do Flamengo em 2019 tornou os técnicos portugueses cobiçados no Brasil. O próprio Rubro-Negro conversou com muitos deles antes de contratar o espanhol Domènec Torrent. Agora é a vez do Vasco ir atrás de um treinador no futebol luso, e Ricardo Sá Pinto surge como favorito.
Seu nome já havia sido ventilado quando Abel Braga foi demitido em março, mas o clube optou por Ramon Menezes. Com o fracasso da aposta no inexperiente ex-jogador, desta vez o Vasco tenta trazer Sá Pinto.
Nesta segunda-feira, de acordo com a imprensa portuguesa, o treinador de de 48 anos estaria negociando com os cariocas. Já segundo o portal ge, que ouviu o empresário do treinador, as conversas estão adiantadas.
Mas quem é Ricardo Sá Pinto? Nascido no Porto em 10 de outubro de 1972, foi dos jogadores mais carismáticos do Sporting de Lisboa, clube que mais atuou na carreira. Atacante, ficou conhecido pelos gol, pela garra em campo e pelo espírito de equipe.
Teve passagens pela seleção portuguesa nas Eurocopas de 1996 e 2000, e só não foi à Copa de 2002 devido à uma lesão no joelho.
Leia também:
‘Sentimento é de vergonha’ diz Leandro Castán
Contra o tempo! Escolha do treinador vira drama no Vasco
Ricardo Sá Pinto treinador
Após se aposentar em 2007, Sá Pinto passou a atuar como treinador em 2010. Foi campeão nacional à frente da equipe de juniores do Sporting na temporada 2011/2012 e ganhou uma chance na equipe profissional. Levou o Sporting à semifinal da Liga Europa e à final da Taça de Portugal.
Seu melhor momento na carreira foi no Standard Liège, onde conquistou a Copa da Bélgica na temporada 2017/2018. Tem passagens de destaque no Belenenses e Braga, seu último trabalho, em Portugal.
No Braga, ficou quase seis meses e comandou a equipe em 30 partidas, com 18 vitórias, 5 empates e 7 derrotas.
É conhecido como um treinador exigente e que gosta de jogar ofensivamente. Seu temperamento forte, entretanto, já motivou algumas polêmicas. Ainda como jogador, em 1997, agrediu o técnico Artur Jorge, da seleção portuguesa, após ser preterido em uma convocação. O ato lhe rendeu uma suspensão de um ano imposta pela Federação Portuguesa e confirmada pela Fifa.
No ano passado, Sá Pinto foi expulso de um voo em Portugal antes da decolagem após um desentendimento com a tripulação.
Você Também pode gostar
- De volta para a minha terra! Fernando na mira de gigante brasileiro
- Philippe Coutinho desabafa: ”Estou aqui para esclarecer algumas mentiras”
- Lille coloca preço por Leo Jardim
- Chelsea perto de contratar Andrey
- Benfica recebe proposta de Atlético-MG por Gilberto
- Andrey Santos é alvo do Manchester City