Já se vão quase 105 anos desde que o Club de Regatas Vasco da Gama criou sua “secção de football”, em 1915. Ao longo desses anos construiu uma história de muitos títulos e despertou a paixão de milhões de torcedores. Muitos estrangeiros fizeram parte dessa trajetória. Alguns deles com passagens marcantes pelo clube e que ficaram para sempre na memória do Cruzmaltino.
O MQJ relembra aqui dez desses personagens, de goleiros a pontas. Sem a pretensão de classificá-los em qualquer ordem, apresentamos alguns dos que mais se destacaram nesses anos.
Confira abaixo:
Adão Antônio Brandão
Portugal
Portugal
No dia 3 de maio de 1916, o português Adão Antônio marcou o primeiro gol do time de futebol do Vasco da Gama. O jogador, que se destacou dentro do clube por também atuar em esportes como natação, remo e atletismo, esteve nos gramados até 1933, ano em que o esporte se profissionalizou.
Ramón Rafagnelli
Argentina/Zagueiro
Ramón Rafagnelli
Argentina/Zagueiro
O zagueiro argentino chegou ao Vasco aos 22 anos, jogando no clube entre 1943 e 1948 conquistou vários títulos. Fez parte do esquadrão vascaíno conhecido como “Expresso da Vitória”, conquistando os cariocas de 45 e 47 e o Campeonato Sul-americano de clubes de 1948.
Edgardo Andrada
Argentina/Goleiro
Edgardo Andrada
Argentina/Goleiro
De 1969 até 1975, Edgard Norberto Andrada defendeu a baliza vascaína, e se destacou nas conquistas do campeonato carioca de 1970 e no Brasileirão de 74. Fez história no Vasco por suas defesas milagrosas e teve seu nome eternizado na história do futebol por ter levado o milésimo gol de Pelé, no Maracanã.
Daniel Ángel González Puga
Uruguai/Zagueiro
Uruguai/Zagueiro
Daniel González chegou ao Vasco em 1983 e atuou pelo clube de São Januário por dois anos. , conquistando o vice-campeonato brasileiro em 1984. Um zagueiro com a característica raça uruguaia, faleceu no início de 1985 em um acidente automobilístico.
Silvio Parodi
Paraguai/Meia
Paraguai/Meia
O paraguaio Silvio Parodi é um dos jogadores estrangeiros de mais sucesso da história do Vasco e ídolo da torcida cruzmaltina. Com duas passagens pelo clube, entre os anos de 1954-1955 e 1957-1958, conquistou um Rio-São Paulo e um Carioca.
Martín Silva
Uruguai/Goleiro
Martín Silva
Uruguai/Goleiro
Martín Silva é um dos grandes ídolos da história recente do Vasco. Atuou no gol cruzmaltino por cinco temporadas, entre os anos de 2013 e 2018. Era o símbolo da segurança do time vascaíno. Conquistou pelo Gigante da Colina os Cariocas de 2015 e 2016.
Darío Conca
Argentina/Meia
Argentina/Meia
A história de sucesso de Conca no futebol brasileiro começou pelo Vasco em 2007. No Cruzmaltino, atuou por apenas um ano, mas deixou boas lembranças. Foram 50 jogos e oito gols com a camisa vascaína.
Pablo Horacio Guiñazú
Argentina/Volante
Pablo Horacio Guiñazú
Argentina/Volante
Volante de muita raça e entrega em campo, Guiñazú chegou ao Vasco já quase aos 35 anos, em 2013. Mesmo com a idade avançada, se destacou nos anos seguintes até deixar o clube em dezembro de 2015.
Maxi López
Argentina/Atacante
Maxi López
Argentina/Atacante
Maxi López foi mais um veterano argentino a passar pelo Vasco. Foi apresentado em julho de 2018, aos 34 anos. Jogador diferenciado, tinha dificuldades de entrar em forma, mas fez gol importantes. Em 2019, teve rendimento mais fraco e perdeu espaço no time e deixou o clube após 38 jogos e 11 gols.
Duvivier Riascos
Colômbia/Atacante
Duvivier Riascos
Colômbia/Atacante
Duvivier Riascos teve dias passagens pelo Vasco. Na primeira, em 2015/2016 alternou bons e maus momentos, mas ficou marcado pelos gols em clássicos importantes. Carismático, era querido pela torcida, mas nunca conseguiu uma sequência no time titular. Retornou em 2018 e também não conseguiu se firmar.
Dejan Petkovic
Sérvia – Meia/Atacante
Dejan Petkovic
Sérvia – Meia/Atacante
Maior jogador europeu no futebol brasileiro neste século, Petkovic foi um grande ídolo nos rivais Flamengo e Fluminense. Entre as passagens nesses dois clubes, o sérvio atuou pelo Cruzmaltino em 2002, no início de 2003 e depois em 2004. Foram 77 jogos com 36 gols e muitas atuações de destaque que deixaram saudades.
Leia também:
Vasco só deve discutir redução de salário após retorno dos jogadores
Para Moreira, Vasco tem carências que precisam ser preenchidas
Você Também pode gostar
- Torcida se desespera! Os memes da derrota do Vasco para o Fortaleza
- Relembre a última vez que seu time teve um jogador convocado para a Seleção Brasileira
- Vasco se “mete” na briga para a próxima Libertadores – veja as chances
- Contrato da SAF do Vasco vira público – veja quem vem “bem” ou “mal” no modelo clube empresa no Brasil
- Vegetti ídolo e frustração: confira os memes do empate do Vasco com o Cruzeiro
- Vasco e Corinthians abrem “guerra” contra CBF por decisão em relação a Copa do Brasil