MQJ Memória

Vavá, Romário, Bebeto, Ronaldo, Neymar… os craques brasileiros em Olimpíadas

A bola começou a rolar na Olimpíada de Paris. Embora atual bicampeão olímpico no futebol masculino, o Brasil não se classificou para os Jogos na França. Contudo, no clima olímpico, o MQJ MEMÓRIA entra em campo para relembrar craques brasileiros que disputaram Olimpíadas.

A lista é recheada de nomes de relevo do futebol brasileiro e, por tabela, mundial. Vavá, por exemplo, defendeu o Brasil em Olimpíada. Dupla do tetracampeonato na Copa do Mundo, Romário e Bebeto também formaram parceria olímpica.

Por falar em Bebeto, ele teve a honra de disputar mais de uma Olimpíada, assim como Ronaldinho Gaúcho e Neymar.

Ronaldinho craque brasileiro em Olimpíadas

Ronaldinho disputa lance com Messi: craque argentino levou a melhor | Foto: HOANG DINH NAM/AFP via Getty Images

Os craques brasileiros em Olimpíadas

A primeira participação brasileira no futebol em Olimpíadas foi em 1952, em Helsinque, na Finlândia. Vavá, que se tornou bicampeão mundial, participou daquela edição. O Brasil caiu na segunda rodada para a Alemanha – perdeu por 4 a 2.

Em 1972, o time brasileiro contou com Falcão e Roberto Dinamite. Contudo, ficou em último lugar do grupo e se despediu sem vencer. Quatro anos depois, Edinho e Júnior participaram do quarto lugar no Canadá.

É tetra, é tetra! O título mundial do Brasil em 1994

A primeira medalha olímpica saiu em 1984, nos Estados Unidos. Com Mauro Galvão e Dunga, entre outros, o Brasil perdeu para a França na final e ficou com a medalha de prata.

O Brasil também bateu na trave na Olimpíada de Seul. Com Taffarel, Jorginho, Neto, Romário e Bebeto, a Seleção perdeu para a então União Soviética, por 2 a 1, na decisão.

Em 1996, com Roberto Carlos, Rivaldo, Ronaldo Fenômeno e Bebeto, o Brasil ficou com a medalha de bronze. Depois de perder para a Nigéria por 4 a 3, na prorrogação, na semifinal, a Seleção goleou Portugal por 5 a 0 e subiu ao pódio.

Ronaldinho Gaúcho foi o principal nome do Brasil em 2000. Contudo, a Seleção perdeu para Camarões por 2 a 1, na prorrogação, e parou nas quartas de final na Austrália.

Decepções até chegar ao Olimpo

Oito anos depois, Ronaldinho, já como jogador acima de 23 anos, ajudou o Brasil a ganhar medalha de bronze na China. Thiago Silva, Marcelo e Diego foram outros nomes de peso. A Seleção perdeu a semifinal para a Argentina de Messi, mas bateu a Bélgica e faturou o bronze.

Zebra histórica! Once Caldas surpreendeu o mundo na Libertadores de 2004

Em Londres, com Neymar como astro, o Brasil perdeu a final olímpica para o México, por 2 a 1. Thiago Silva, Juan, Marcelo, Oscar, Ganso e Hulk eram outros nomes de peso do time comandado por Mano Menezes.

A glória olímpica aconteceu em casa, em pleno Maracanã, em 2016. Nos pênaltis, o Brasil venceu a Alemanha e faturou, assim, a sonhada e demorada medalha de ouro. Marquinhos, Gabigol, Gabriel Jesus e Neymar foram expoentes da conquista.

O Brasil faturou o ouro novamente no Japão, em 2021 (a pandemia fez a Olimpíada passar para 2021). A Seleção bateu a Espanha por 2 a 1, na prorrogação. Richarlison, Malcom e Matheus Cunha foram nomes de destaque.

Richarlison Olimpíada 2021

A mordida na medalha é de lei! Richarlison e o ouro no Japão | Foto: TIZIANA FABI/AFP via Getty Images

Você Também pode gostar