O palco não poderia ser melhor: o Maracanã. Foi no histórico estádio que o Brasil conseguiu a sonhada primeira medalha de ouro olímpica. No dia 20 de agosto de 2016, a Seleção Brasileira chegou ao olimpo. O MQJ Memória aproveita o aniversário de seis anos e relembra a campanha.
O técnico Rogério Micale contou com uma geração especial, reforçada por Weverton, Renato Augusto e Neymar como os três jogadores acima de 23 anos. Rodrigo Caio, Marquinhos, Rafinha Alcântara, Luan, Gabriel Barbosa e Gabriel Jesus foram alguns dos nomes daquele elenco.
MQJ Memória relembra primeiro ouro olímpico
Contudo, a caminhada olímpica em 2016 não começou muito bem. No Mané Garrincha, a Seleção Brasileira ficou no zero a zero com a África do Sul.
Relacionadas
Na sequência, um novo empate sem gols, com o Iraque, novamente no Mané Garrincha, deixou a Seleção Brasileira pressionada e sob críticas na Olímpiada.

Gabigol no chão contra o Iraque | Foto: EVARISTO SA/AFP via Getty Images
A Seleção deu a resposta contra a Dinamarca, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O Brasil fez 4 a 0, com dois gols de Gabriel Barbosa, um de Luan e outro de Gabriel Jesus.
MQJ Memória: quando Guardiola ‘apelou’ no mercado da bola com City
Contra a Dinamarca, Micale colocou Walace e Luan, que recebeu muitos elogios, como titulares e achou o time.
Brasil deslancha rumo ao ouro
No mata-mata, o Brasil eliminou a Colômbia nas quartas de final. Vitória por 2 a 0, na Arena do Corinthians, gols de Neymar e Luan.
MQJ Memória! De Evaristo de Macedo a Neymar: relembre os brasileiros que brilharam pelo Barcelona
A Seleção Brasileira passeou na semifinal, disputada também na Arena do Corinthians. O Brasil fez 6 a 0 sobre Honduras, com dois gols de Neymar, dois de Gabriel Jesus, um de Marquinhos e um de Luan.
O Brasil teve a Alemanha pela frente na final, no Maracanã. Niklas Süle, Julian Brandt e Sèrge Gnabry eram os destaques do time. Neymar, de falta, fez 1 a 0. Contudo, Max Meyer empatou. A igualdade persistiu. Assim, a decisão pelo ouro olímpico foi para os pênaltis. Weverton pegou uma cobrança e coube a Neymar fechar a vitória brasileira por 5 a 4.

Neymar se emociona ao decidir o título | Foto: ODD ANDERSEN/AFP via Getty Images
Depois de amargar algumas frustrações ao longo da história olímpica, o Brasil finalmente conquistou o sonhado ouro, em 2016. E já repetiu a dose na Olimpíada de Tóquio.
Você Também pode gostar
- Há 10 anos! Quais as maiores transações da janela de janeiro de 2015 no Brasil
- Relembre os campeões de 2024
- Guardiola x Mourinho: rivalidade, ‘tretas’ e histórico
- PSG sob risco na Champions League: relembre a última fez que o time francês deu vexame na fase inicial
- Bayern de Munique estragou sonho do PSG na Champions League e fez Neymar chorar
- Relembre craques que brilharam pelo Brasil em jogos históricos com a Venezuela